sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

UM 2018 PLENO DE TUDO O QUE É BOM


 As redes sociais às vezes nos surpreendem com algo que nos tocam. Mensagens simples podem nos interpelar de forma significativa. Como essa, abaixo, por exemplo, enviada pelo amigo, Paulinho Bizzaria que partilho com os frequentadores do MINASEGERAIS.

Resultado de imagem para saca rolhas


*“Mete o saca rolha”* 

Outro dia estava com meu amigo Omar, num restaurante e vimos um vinho daqueles bons e caros. O garçom logo perguntou se queríamos aquela safra pra acompanhar o pedido e o meu amigo, sem pensar duas vezes, disse *“Mete o saca rolha”*.
Depois de dar boas risadas com aquela expressão, ele me contou que aquela frase servia pra vida. Que tempos atrás tinha perdido um grande amigo que tinha uma grande adega com vinhos caríssimos, e deixava os vinhos lá, sem abrir. Certo dia, morreu num acidente, e a esposa do cara acabou se casando com um outro, mais jovem, que consumiu toda a adega em tempo recorde. Depois disso, ele começou a perceber quantas vezes na vida desperdiçava oportunidades, deixando pra depois. Sendo que o depois pode nem existir. Eu fiquei refletindo sobre isso e hoje quero te perguntar: - *“Quantas oportunidades você desperdiça, se preparando, sem entrar em campo? Quantas roupas deixou de usar esperando a ocasião especial? Quantas atitudes deixou de tomar, acreditando que sempre existiria ‘a semana que vem’, adiando seus sonhos?”
Por isso, a dica é *‘mete o saca rolha’*. Abra a garrafa de sonhos, tome as atitudes que precisa tomar, pare de procrastinar achando que a vida é eterna e que vai ter todo o tempo do mundo pra tentar, cair, errar e seguir em frente.
“Mete o saca rolha” pode ser uma filosofia de vida. Pra ele, que diz que nunca viu carro forte seguindo carro funerário, é uma frase inspiradora.
Não deixe os bons vinhos pra amanhã. Não espere pra agir se a hora é agora e não desperdice seu tempo acreditando que amanhã dá pra fazer diferente. O que a gente tem é hoje. Então, *”mete o saca rolha”* e segue em frente!!!!
Desejo a você um *excelente vinho* para 2018!!!
(Autoria não identificada)

domingo, 24 de dezembro de 2017

OPORTUNISMOS


Milagres & Mazelas


Eugênio Magno
Comunicólogo e Educador


Esse artigo também poderia ter como títulos: Exposição excessiva, ou O que já não era bom, pode ficar pior, entre outros. Optei por Milagres & mazelas, por ser menos deletério, mais respeitoso, e porque não dizer, mais justo. Afinal, os tratamentos dados aos dois temas abordados, podem ser entendidos como contraditórios ou paradoxais, a gosto do freguês.
O botox e a propaganda encaixam perfeitamente nesse paradigma. Tanto uma como a outra ferramenta, mesmo que manipulem a realidade de forma deliberada, podem criar o belo. Ainda que um belo fugaz e, consciente ou inconscientemente, enganoso. Mas como a diferença entre remédio e veneno está na dose, o excesso, prática recorrente dos tempos atuais, em que tudo se encontra ao alcance de nossas mãos tem contribuído enormemente para o desproporcional, o exagerado, o feio, o fake e as aberrações.
A despeito de belezas que realçam seu frescor e graciosidade, com pequenas intervenções, é grande o número de atores e atrizes talentosos que anularam totalmente sua capacidade de nos convencer de verdades cênicas por conta de preenchimentos e “esticamentos” que impedem o desenhar da expressão facial de suas emoções. Sem um close ou contatos presenciais, apresentadores de TV e outras celebridades poderiam muito bem nos convencer de que encontraram o elixir da eterna juventude. Mas suas plásticas, maquiagens e “botocagens” não são capazes de os igualarem aos seres virtuais que habitam o mundo audiovisual. Há pouco tempo, em um velório, não reconheci uma senhora, amiga da família que, delicadamente me chamava pelo nome. Seus lábios e sua boca ficaram irreconhecíveis, cresceram e não combinavam com olhos, bochechas, orelhas e pescoço. Recentemente, andando por um shopping da zona sul de BH me deparei com grande quantidade dessa espécie que exagera na dose, vítima do efeito contrário e das constantes “reparações” que causam ainda mais deformações.
E de deformação em deformação, as pessoas, as instituições e esse modelo agonizante de organização econômica e social que, desesperadamente, busca se reinventar é vilipendiado pelos oportunistas que, em busca da piada fácil e do trocadilho barato, expõem organizações ao ridículo. As Lojas Marisa erraram feio se aproveitando da morte de Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula, para divulgar a sua marca. E agora a agência Binder coloca as Óticas do Povo numa situação no mínimo, discutível, ao homenagear(?) o juiz federal Sérgio Moro, num comercial de TV que repete “Moro”, “Moro” com exclamações, interrogações, reticências e circunflexos no último o, brincando com a antiga gíria “Morou!?” que, por acaso tem u no final, dando ao juiz ainda mais exposição.

Será que tudo é apenas uma infame brincadeira, ou os marqueteiros de Sérgio Moro já estão em ação e dispararam a campanha presidencial antecipada do juiz, por meio de uma aliança com a Binder e as Óticas do Povo?
Este artigo também foi publicado no jornal O Tempo, de 21/12/2017, pág. 19

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

DESMONTE DO ESTADO SOCIAL DE DIREITO NA AMÉRICA LATINA


Chega de autoflagelação, 
lute como um cidadão do mundo!



Na manhã desta terça-feira (19/12) os deputados da Argentina aprovaram a reforma da Previdência por 128 votos a favor e 116 contrários.
Para obter maioria o presidente Mauricio Macri contou inclusive com votos de peronistas, cujo Partido Justicialista não possui um claro direcionamento político, congregando desde setores de esquerda a setores de direita dentro do mesmo movimento.
Esta aprovação ocorreu mesmo sob forte resistência dos sindicatos e da classe trabalhadora argentina, que promoveram manifestações massivas nos últimos dias e uma greve geral.
A brutal repressão policial resultou em pelo menos 162 feridos, entre manifestantes e policiais.
Nos últimos dias vimos no Brasil uma falsa polêmica a respeito disto. Segundo a Revista Fórum e outros veículos, supostamente um dos gritos que estaria sendo dito pelos argentinos ao afirmarem que barrariam a reforma seria “isso aqui não é o Brasil”.
A informação é questionada por muitos militantes que estiveram presentes aos atos.
O fato é que, sendo verdadeira ou não, a informação se espalhou rapidamente pelas redes sociais brasileiras.
A repercussão não poderia ter sido pior.
Boa parte da esquerda brasileira se lançou em uma catarse de autoflagelação cuja mensagem equivocada era que os argentinos sim sabem resistir, enquanto o povo brasileiro, como sempre, estaria passivo e inerte.
Esta visão depreciativa do povo brasileiro nada mais é do que o velho complexo de vira-latas, que sempre serviu às elites nacionais que se identificam muito mais com tudo o que não é brasileiro.
Tentam apagar nossas lutas ao longo dos séculos, apresentam nossas vitórias como meras benesses gentilmente cedidas pelos governos ao mesmo tempo em que difamam as nossas mobilizações e organizações.
O objetivo é claro: oprimir subjetivamente a mentalidade popular, para que o brasileiro acredite que é realmente um povo inferior, incapaz de lutar, de se organizar, de se construir enquanto alternativa de poder e de sociedade.
Atacam nossa cultura, nossa estética, nossas origens e nossa história.
Melhor seria termos nascido em qualquer outro lugar, mas infelizmente fomos amaldiçoados ao nascer nestes tristes trópicos não é mesmo?
A esta mensagem devemos dar um sonoro NÃO!
Lute como um argentino e lute como um brasileiro, como um uruguaio, como um boliviano, como um venezuelano e como um cubano!
Para ler a matéria completa de Yuri soares, clique aqui.
(Fonte: Site Vi o Mundo)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PAULO FREIRE É PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E PONTO (.)


Vitória contra o obscurantismo: Paulo Freire permanece Patrono da Educação brasileira



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou, nesta quinta-feira (14), o relatório apresentado pela senadora Fátima Bezerra para manutenção do título de “Patrono da Educação Brasileira” de Paulo Freire, rejeitando, assim, a Sugestão Legislativa 47/2017, apresentada por uma cidadã na página do E-Cidadania no portal do Senado.
Em sua justificativa, Fátima afirmou que a sugestão é derivada do processo de fascistização de setores da sociedade brasileira, marcado pela intolerância, pela falta de alteridade e por variadas formas de preconceito, discriminação e opressão.
“A proposta integra um movimento que, sob o pretexto de combater a doutrinação ideológica dos estudantes, busca abolir o pensamento crítico, a problematização da realidade. A sugestão é derivada, sobretudo, da ausência de conhecimento sobre o imenso legado de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo. Estamos falando de homem que, pela sua obra, sua trajetória, é considerado um dos maiores filósofos, pensadores e educadores do século 20”, descreve.
Para ler na íntegra a matéria publicada no Vi o mundo, clique aqui.

domingo, 10 de dezembro de 2017

BARRACO NA CONVENÇÃO NACIONAL DO PSDB



PSDB chuta Aécio, que nem saiu na foto e fugiu pela porta dos fundos; Alckmin assume partido e militantes brigam, 
teve até cadeiradas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi eleito presidente do PSDB neste sábado (9) em convenção do partido em Brasília. Ele ocupará o cargo pelos próximos dois anos. 
O primeiro vice-presidente presidente será Marconi Perillo e o segundo, Ricardo Tripoli, aliado de Tasso.
Com a chegada à presidência da sigla, Alckmin começa a erguer sua candidatura presidencial.
Em seu primeiro discurso no posto, como antecipou a Folha, o paulista fez críticas pesadas ao PT e afirmou que Lula, seu possível adversário nas urnas em 2018, quer “voltar à cena do crime”.
Para ler e ver mais baixarias da convenção tucana, clique aqui.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ELEIÇÕES 2018


Datafolha mostra Brasil fazendo as pazes com o PT


Como o Blog da Cidadania previu no post IBOPE sugere que LULA é favorito para 2018 (de 1/12), Jair Bolsonaro estancou. Ele continua no patamar de 17 ou 18 por cento no primeiro turno e empacou contra Lula em 33% no segundo turno, enquanto o petista cresceu 4 pontos percentuais e chega à metade dos votos mais um.
O percentual de brasileiros que consideram o governo Dilma Rousseff melhor que o de Temer disparou. De acordo com o levantamento, agora 62% dos brasileiros consideram que o governo Dilma foi melhor do que o de Temer. Apenas 13% avaliam Temer melhor que a ex-presidente, e 23% dizem que não há diferença entre eles.
Esse dado é importantíssimo porque resgata a imagem do PT e a indicação da ex-presidente por Lula.
Os novos indicadores econômicos festejados pelo governo e pela grande imprensa como sinal de que a economia está melhorando não entusiasmam a população, conforme o Datafolha. Cresceu de 56% para 60% os que esperam que a economia vá piorar e também subiu de 26% para 31% o índice dos que consideram a ameaça de perder o emprego como a coisa que mais lhes dá medo.
Outra notícia estupenda é a de que 50% dos brasileiros votarão ou poderão votar em quem Lula indicar. Ou seja, o poder de transferência de voto de Lula só aumenta e deverá aumentar mais conforme as “reformas” terríveis de Temer forem empobrecendo os brasileiros, já que a tal “recuperação do emprego” de que falam é, na verdade, queda do emprego com carteira assinada e aumento do emprego informal, ou seja, precário.
Você pode acessar a matéria completa do Blog da Cidadania, clicando aqui.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

REFORMA DA PREVIDÊNCIA É UMA PUNHALADA NO PEITO DO TRABALHADOR BRASILEIRO


Reforma da Previdência: Presidenta da CUT/MG e economista do Dieese desmascaram ponto a ponto


Beatriz Cerqueira, Presidenta da CUT-MG e coordenadora geral do Sind-UTE/MG, e o economista Fred Melo, do Dieese, em Belo Horizonte. Para assistir o vídeo no qual a questão é discutida, clique aqui.


DICA DE CINEMA




O filme, On Yoga: arquitetura da paz, é o que estou recomendando para estes tempos onde a esperança, parece ter dobrado a esquina.
Em cartaz no Cine Belas Artes, às 14h10, o filme do diretor brasileiro Heitor Dhalia é um diálogo fotográfico com os clics de Michael O'Neill que oportuniza a possibilidade de conhecer grandes mestres e gurus da yoga e da meditação. O documentário, que tem menos de uma hora e meia de duração é uma produção Brasil/Índia/EUA/China.

PROPAGANDA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA FOI SUSPENSA


Justiça determina que governo Temer suspenda propaganda 

da reforma da Previdência



Uma decisão liminar da 14ª Vara da Justiça Federal pediu a suspensão imediata, nesta quinta-feira (30), da campanha publicitária "Combates aos privilégios" do governo federal sobre a Reforma da Previdência.
Em caso de descumprimento da medida, o governo terá que pagar multa diária de R$50 mil. A ação foi movida pela Associação Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).
Para o presidente da Anfip, Floriano Martins de Sá Neto, a honra dos servidores foi atingida pela propaganda do governo: "Nós nos sentimos na obrigação moral de fazer alguma coisa para reparar o dano que está acontecendo por conta da maneira como o governo está explorando a imagem dos servidores públicos visando facilitar o caminho para a aprovação da reforma da Previdência".
As peças do governo, veiculadas em mídias impressas, rádios e televisão, além de paineis de mídias instalados em aeroportos, por exemplo, afirma que a proposta do governo é cortar privilégios.
Para acessar a matéria completa de Rute Pina, para o Brasil de Fato, de 30/11/2017, clique aqui.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

QUAL É O LIMITE PARA A IMPUNIDADE E A MANIPULAÇÃO (???)


Vídeo da prisão: Globo e promotores do Rio se associaram para a prática de crime


por Joaquim de Carvalho
do DCM



Na semana passada, ao defender no Supremo Tribunal Federal, a anulação da sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro que tirou da cadeia três deputados estaduais, a procuradora-geral Raquel Dodge disse que o Estado se tornou uma terra sem lei.
Dodge não está totalmente errada. Como mostrou o Fantástico deste domingo, as leis estão sendo desrepeitadas em horário nobre, diante de grande audiência, no Estado do Rio de Janeiro.
É o que aconteceu no caso em que o Ministério Público do Estado gravou e divulgou as imagens de políticos e empresários presos, em situações que se justificam apenas pela vocação sensacionalista da emissora.
Qual a importância de mostrar que a ex-governadora Rosinha Matheus e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo dividem a mesma cela e não ficam perto uma da outra porque seriam inimigas?
Qual o sentido de mostrar que o milionário Jacob Barata Filho come queijos importados ou que Sérgio Cabral incorporou à refeição camarões que mandou trazer de casa?
O preso pode se alimentar de comida de fora do presídio, desde que passe por inspeção. É o chamado jumbo, que toda família leva para parente preso, seja rico ou pobre. Se rico, como Barata, natural que leve algo acima da média.
A comida dos presos é rejeitada por todos que podem comer algo melhor.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

FALTA INFRAESTRUTURA


Apagões do Estado*


Eugênio Magno
Comunicólogo e Educador


      Antes do anúncio do leilão das quatro hidrelétricas que eram operadas pela Cemig, o fornecimento de energia em várias cidades mineiras já dava sinais de comprometimento. O que não se sabe é se o comprometimento é real ou fake provocado por estrategistas para justificar privatizações e reajustes futuros.
           Não são poucos os piques de energia, apagões e interrupções, desculpados como programados, mas sem aviso prévio. Isso e mais o recebimento de carga e voltagem abaixo do contratado, perda de alimentos em nossas geladeiras e freezers, prejuízos por ficarmos impedidos de trabalhar quando nossos equipamentos de produção são alimentados por energia elétrica e descumprimento de prazos por falta de telefonia e internet. Sem contar os riscos que corremos ao andar por ruas com lâmpadas queimadas. Enquanto isso, a empresa gasta milhões em propaganda para solicitar aos usuários de seus serviços que se cadastrem para receber o comunicado que ficarão sem energia em determinados períodos. Pra que isso, se todos os clientes já são cadastrados para a cobrança das altas tarifas, acrescidas de reajustes, bandeiras vermelhas e mais um monte de penduricalhos que só oneram o consumidor doméstico?
O slogan da Companhia Energética de Minas Gerais que já foi A melhor energia do Brasil, por muitos anos, mudou para Nossa energia, sua força, mas há tempos que a contrapropaganda afirma que a Cemig tem a Energia mais cara do Brasil. Sua qualidade não justifica seu custo e nós, mineiros, não podemos mais nos ufanar de ter a Cemig como patrimônio de nosso Estado, como não temos mais a Telemig, dentre outras empresas.
As especulações em torno de uma possível privatização da Cemig e também da Copasa, orquestrada pela mídia privatista, alardeia a valorização das ações das empresas no mercado financeiro, esse não-lugar improdutivo e volátil que vive de rumores e humores fabricados pela indústria da comunicação. Para justificar a inexistência de investimentos em infraestrutura e a negligência com nossos mananciais, rios e reservatórios, Cemig e Copasa estão sempre às voltas com números de pesquisas inacessíveis, atribuindo culpa à estiagem, para encobrir má gestão e achacar o consumidor residencial com altas tarifas e ainda exercer pressão para que se reduza o consumo, enquanto fornecem serviços essenciais à vida humana de forma descuidada e desrespeitosa.
No caso do Brasil e de Minas, em particular, em que o maior percentual de geração de energia vem da água, essa dobradinha Cemig e Copasa deveria nos favorecer. Temos potencial para ser um dos maiores fornecedores de água do planeta. Poderíamos sim ter a melhor energia elétrica do Brasil e, claro, a água e a energia mais baratas do mundo e não falta de água que gera falta de energia o que também impede que a água captada seja bombeada dos reservatórios até nossas caixas d’água.

E a culpa, definitivamente, não é de São Pedro.

(* Este artigo  também foi publicado na página de Opinião do jornal O Tempo, de 15/11/2017)

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

PARTIDOS E PARLAMENTARES À VENDA: QUEM DÁ MAIS!?


Temer condiciona troca ministerial 
à votação da Reforma da Previdência


O presidente Michel Temer decidiu condicionar a nova distribuição de cadeiras nos ministérios aos votos dados pelos partidos aliados para a reforma da Previdência. Empenhado em aprovar na Câmara mudanças no regime de aposentadoria até meados de dezembro, Temer quer deixar as trocas na equipe acertadas, mas só entregar efetivamente cargos para o Centrão ou outras siglas após conferir o painel de votação.
O governo aposta suas fichas na aprovação da proposta, mesmo que seja modificada. Considerada por setores econômicos a mudança estrutural mais importante, a reforma da Previdência enfrenta forte resistência no Congresso. O texto inicial, mais ambicioso, precisou ser desidratado. Atualmente, a negociação se concentra em fixar idade mínima para a aposentadoria e unificar as regras do funcionalismo público com as da iniciativa privada.
A saída do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), abriu caminho para o presidente acelerar a reforma ministerial. Araújo pediu demissão anteontem em meio ao racha do PSDB, que tende a desembarcar do governo. Os tucanos controlam outras três pastas (Secretaria de Governo, Relações Exteriores e Direitos Humanos), mas todos os ministros deverão deixar a equipe. 
Para continuar lendo a matéria, publicada hoje, quarta, dia 15.11.17, no jornal O Tempo, clique aqui.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O POVO BRASILEIRO VAI ÀS RUAS CONTRA A REFORMA TRABALHISTA


Centrais sindicais convocam atos em todo país 
contra reforma trabalhista

(Foto: Mídia Ninja)

Às vésperas da data em que as novas regras trabalhistas entram em vigor, as centrais sindicais convocam manifestações contra as reformas da Previdência e trabalhista. Protestos vão ocorrer nesta sexta-feira (10) em pelo menos 24 capitais e no Distrito Federal.
No próximo sábado (11), a reforma trabalhista, sancionada em julho pelo presidente golpista, Michel Temer (PMDB) passa a valer.
A medida altera mais de cem pontos da CLT, lei que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil.
Um levantamento feito pela CUT/Vox Populi, em junho, aponta que as reformas trabalhista e da Previdência são vistas de forma negativa por 70% dos trabalhadores brasileiros.
O objetivo das entidades também é mobilizar os trabalhadores em torno da reforma da Previdência, que ainda está em tramitação no Congresso Nacional.
Além das marchas, estão previstas assembleias e interrupção de atividades das empresas por períodos curtos, de até uma hora.
Em Belo Horizonte o ato acontece a partir das nove da manhã, na Praça da Estação.
Para ter acesso a agenda dos atos completinha, por estado, clique aqui.

sábado, 4 de novembro de 2017

ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO





O papel da comunicação na transfiguração de uma sociedade através da influência nos media, controlada e controlados sabe-se lá por quem! É um pouco longo mas vale a pena ler e tentar chegar a algumas conclusões!


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRACÇÃO.
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distracções e de informações insignificantes. A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir o povo de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área das ciências, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à quinta como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’)”.
2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado “problema-reacção-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reacção no público, a fim de que este tenha a percepção que participou nas medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público exija novas leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, durante anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários baixíssimos, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é aplicado imediatamente. Segundo, porque o público – a massa – tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá vir a ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o momento.
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO SE DE CRIANÇAS SE TRATASSEM.
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entoação particularmente infantis, muitas vezes próximos da debilidade mental, como se cada espectador fosse uma criança de idade reduzida ou um deficiente mental. Quanto mais se pretende enganar ao espectador, mais se tende a adoptar um tom infantilizante. Porquê? “Se você se dirigir a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a dar uma resposta ou reacção também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.
6- UTILIZAR MUITO MAIS O ASPECTO EMOCIONAL DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do discurso emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e pôr fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para incutir ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…
7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de eliminar (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’)”.
8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover no público a ideia de que é moda o facto de se ser estúpido, vulgar e inculto…
9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência da sua inteligência, de suas capacidades, ou do seu esforço. Assim, ao invés de revoltar-se contra o sistema económico, o indivíduo autocritica-se e culpabiliza-se, o que gera um estado depressivo, do qual um dos seus efeitos mais comuns, é a inibição da acção. E, sem acção, não há revolução!
10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.
No decorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado um crescente afastamento entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos sobre si próprios.
Citando o autor noutros documentos....
Quanto mais você pode aumentar o medo das drogas e do crime , imigrantes e estrangeiros , mais você controla todas as pessoas.
Noam Chomsky
Todo o mundo está preocupado em parar o terrorismo. Bem, há uma maneira muito fácil: parar de participar dele.
Noam Chomsky
Se você não gosta do que alguém tem a dizer , discuta com eles .
Noam Chomsky
Se as leis de Nuremberg fossem aplicadas , em seguida, todos os presidentes americanos do pós-guerra teriam sido enforcados.
Noam Chomsky
A Bíblia é um dos livros mais genocidas da história.
Noam Chomsky
Se escolhermos , podemos viver num mundo de ilusão reconfortante.
Noam Chomsky
Se houvesse um observador em Marte, eles provavelmente se surpreenderiam que tenhamos sobrevivido tanto tempo.
Noam Chomsky
Nesta fase , possivelmente terminal da existência humana , a democracia e a liberdade são mais do que ideais para ser valorizados, podem ser essenciais para a sobrevivência.
Noam Chomsky
Há propaganda maciça para que todos possam consumir. O consumo é bom para os lucros e o consumo é bom para o establishment político .
Noam Chomsky
Estados não são agentes morais , as pessoas são e podem impor padrões morais em instituições poderosas .
Noam Chomsky
Matança desenfreada de civis inocentes é terrorismo , não uma guerra contra o terrorismo.
Noam Chomsky
A educação deve proporcionar as oportunidades de auto-realização , fornecer um ambiente rico e desafiador para o indivíduo explorar , na sua própria maneira.
Noam Chomsky
Estabilidade foi quando o Reino Unido e os EUA invadiram um país e colocaram o regime de sua escolha.
Noam Chomsky
A internet pode ser um passo muito positivo para a educação , organização e participação em uma sociedade significativa.
Noam Chomsky
Ilimitado crescimento econômico tem a qualidade maravilhosa de acalmar o descontentamento , fato que não passou despercebido entre os economistas liberais.
Noam Chomsky
Em muitos aspectos, os Estados Unidos é um grande país. A liberdade de expressão é protegida mais do que em qualquer outro país e é também uma sociedade muito livre .
Noam Chomsky
A linguagem humana parece ser um fenômeno único , sem analógico significativo no mundo animal .
Noam Chomsky
Eu não quero seguidores.
Noam Chomsky
Eu não tenho nenhuma habilidade oratória . Mas eu não iria usá-la se eu tivesse.
Noam Chomsky
A opinião pública pode ser influente , a mídia pode ser influente.
Noam Chomsky
Os seres humanos têm certas propriedades e características que são intrínsecas a eles , assim como qualquer outro organismo faz. Essa é a natureza humana.
Noam Chomsky
Nos Estados Unidos, o professor fala com o mecânico . Eles estão na mesma categoria.
Noam Chomsky
O governo de Israel não gosta do tipo de coisas que eu digo , o que os coloca na mesma categoria que qualquer outro governo no mundo.
Noam Chomsky
O “movimento anti- globalização” é o mais importante defensor da globalização, mas no interesse do povo, não nas concentrações de poder de estado privado.
Noam Chomsky
Como ferramenta de pesquisa , a internet é inestimável.
Noam Chomsky
Os governos não controlam as pessoas como antigamente .
Noam Chomsky
Eu não gosto do rótulo de intelectual.
Noam Chomsky
Formação do Estado tem sido um projecto brutal , com muitas consequências horríveis . Mas os resultados existem e os seus aspectos perniciosos devem ser superados .
Noam Chomsky
Por 500 anos, desde que os exploradores europeus chegaram , os países latino-americanos foram separados um do outro . Eles tinham relações muito limitadas. A integração é um pré-requisito para a independência.
Noam Chomsky
(Fonte: http://emrc-vida.blogspot.com.br/2014/01/noam-chomsky-armas-silenciosas-para.html)



quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SALVE PAULO FREIRE!


Comissão da Câmara aprova moção de repúdio ao movimento anti-Paulo Freire



A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, moção de repúdio, contra a tentativa de retirar o título de “Patrono da Educação” de Paulo Freire.
“Uma campanha orquestrada, nada espontânea, e com muitas assinaturas falsificadas, conseguiu emplacar tal sugestão legislativa no portal E-Cidadania do Senado Federal e agora a proposta será analisada pelos senadores que integram a Comissão de Direitos Humanos”, escreveu Jean Wyllys em seu facebook.
“Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é considerado um dos maiores pensadores da história da pedagogia mundial, reconhecido e estudado em todo o mundo por ter proposto, mesmo em anos de chumbo, um modelo programático educacional que era, ao mesmo tempo, crítico sobre a realidade que nos cerca e libertador para a construção de novas realidades. Atacam-no sem sequer conhecerem suas teorias”, disse o deputado.
(Fonte: Site do DCM)


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A QUEM RECORRER QUANDO A JUSTIÇA JULGA CONFORME INTERESSES DE COMPADRIO?


O dia em que Barroso falou pelos brasileiros e esmagou Gilmar

O ministro Luís Roberto Barroso, como todos os seus colegas de STF, é uma decepção constante — mas, neste 26 de outubro de 2017, ele transcendeu a si mesmo.
A carraspana que aplicou em Gilmar Mendes é histórica.
Gilmar é o valentão daquele quintal, eternamente à vontade para barbarizar, com a conivência dos demais ministros.
Hoje ele encontrou um Barroso disposto a ir para a briga — e, num sentido mais amplo, defender a democracia.
A reação enérgica de Barroso deixou o amigo de Aécio sem ação. Estava certo de que, como de costume, faria mais um de seus monólogos que enlameiam a noção de Justiça.
Para ler na íntegra a matéria de Kiko Nogueira para o DCM, clique aqui.

domingo, 22 de outubro de 2017

DE COSTAS PARA O POVO POLÍTICOS PRATICAM TROCA DE FAVORES E ENTREGUISMO


Damous: Temer é Aécio e Aécio é Temer, irmãos siameses no golpe, entreguismo e caráter



Não causa nenhuma surpresa a informação de que Temer atuou freneticamente nos bastidores do Senado para livrar um de seus sócios mais proeminentes no empreendimento golpista, Aécio Neves, da guilhotina. Para ler na íntegra o texto de Wadih Damous, deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ, clique aqui.

VÁRIOS ESTUDOS SOBRE O NOSSO CONTINENTE ESTÃO SENDO REALIZADOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG


Imagem inline 1

Imagem inline 2

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A JUSTIÇA É CEGA: COMO, ONDE QUANDO, PORQUÊ, PARA QUEM?


Moro acumula no Brasil o que na Itália é tarefa para cinco juízes


O ex-magistrado italiano Gherardo Colombo, que atuou na Operação Mãos Limpas, diz em entrevista publicada ontem no jornal O Estado de S. Paulo que na Itália não seria possível para o juiz Sérgio Moro ao mesmo tempo conduzir a investigação e julgar sozinho o ex-presidente Lula.
“Notei que o juiz (Sérgio Moro) que fez a investigação contra Lula é o mesmo da sentença e isso me deixou um pouco surpreso porque aqui na Itália isso não poderia acontecer.”
Na Itália há o juiz que conduz a investigação e ele não pode ser o mesmo que julga o processo, existe uma separação. E mesmo esse juiz não pode emitir sozinho a sentença, que tem que ser feita por um colegiado de três pessoas. No Brasil, o juiz Sérgio Moro conduz, sozinho e de forma autocrática, um processo que na Itália envolveria cinco juízes diferentes.
O mesmo juiz não poderia conduzir a investigação e emitir a sentença. Muito menos uma investigação que conduziu e divulgou gravações ilegais. Gherardo Colombo também disse que pessoas não poderiam ser presas para forçar delações premiadas.
Para ler a entrevista, clique aqui.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

GESTO HERÓICO


Diário Oficial publica decreto que concede honraria a professora Heley


A publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (10) traz o decreto que concede a Ordem Nacional do Mérito à professora Heley de Abreu Batista. A honraria foi concedida pelo presidente Michel Temer em homenagem ao gesto de coragem e heroísmo da professora para salvar a vida de seus alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba, Minas Gerais.
Na manhã da última quinta-feira (5), o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, entrou na creche, onde trabalhava, e ateou fogo em crianças e nele mesmo. A professora Heley tentou impedi-lo fisicamente e também ajudou no resgate de crianças. Ela morreu com 90% do corpo queimado.
Além de Heley, que tinha 43 anos, o autor do ataque e nove crianças também morreram. Dezenas de pessoas ficaram feridas e estão em tratamento em hospitais de Janaúba, Montes Claros e Belo Horizonte.
(Fonte: Jornal O Tempo, de 10.10.2017)

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A HEGEMONIA DOS GRANDES PARTIDOS


A cláusula de barreira*


Eugênio Magno
Comunicólogo e Educador


            O pior congresso dos últimos tempos é quase unânime ao defender a cláusula de barreira com o aval da grande mídia e ninguém esperneia. Desfaçatez, hipocrisia, desilusão ou orquestração?      
A cláusula de barreira tem seu lado positivo: conter a proliferação dos partidos nanicos – que se prestam ao ganho fácil que engorda a conta bancária pessoal de seus dirigentes, às expensas do contribuinte, por meio do fundo partidário – e impedir o fisiologismo das coligações espúrias. Todavia, a falta de uma discussão aprofundada sobre a questão fará perpetuar velhas distorções e assimetrias entre os partidos, além de inibir as possibilidades de funcionamento, crescimento e do surgimento de novos partidos que, investidos de programas, projetos e propostas políticas que respeitem o eleitor, venham a apresentar alternativas ao caótico quadro político-partidário da atualidade.
Muitos dos políticos que defendem o financiamento público de campanha e o fim das coligações, com o argumento de que tais medidas darão oportunidades iguais aos partidos e candidatos e diminuirão a influência das empresas nos mandatos, ao mesmo tempo em que dificultará a sobreposição dos grandes partidos e dos políticos poderosos nas eleições, são a favor da cláusula de barreira. Ora, no atual momento histórico que vivemos em que o povo clama por mudanças significativas em todas as instâncias de poder e que os políticos em geral estão desacreditados, toda e qualquer medida que restrinja a possibilidade de renovação deve ser vista com desconfiança, se não, considerada fisiológica.
O fato é que quando se trata de preservar a hegemonia, acabam-se as polarizações. A cláusula de barreira interessa tanto ao PMDB, como ao PT e ao PSDB, assim como ao DEM, ao PSB, ao PDT e ao PTB. E não faz a menor diferença para alguns pequenos partidos que, ao longo de nossa história recente, vem se prestando a funcionar como barrigas de aluguel das grandes siglas.
O brasileiro não agüenta mais tanto faz de conta e dissimulações. A política é importante demais para que seja tratada somente pelos políticos com mandatos, especialmente no caso de uma reforma em tempos como os que vivemos. Os temas desse arremedo de reforma política necessitavam ser exaustivamente debatidos com a população para que pudessem ser aprovados com legitimidade.
Para concluir, vale a ressalva de que não abordei as demais emendas da Reforma, que também reputo como importantes, e me ative apenas a esta da cláusula de barreira porque políticos e imprensa não deram a ela a devida atenção. Até porque a reforma política está sendo feita a toque de caixa e sete de outubro é o prazo máximo para que as novas regras aprovadas sejam válidas para as eleições de 2018. E, como o Congresso que aí está já deu demonstrações de sobra para provar a que veio, certamente, deixará quase tudo como dantes no quartel de Abrantes, mais do mesmo com novas denominações.
(* Este artigo  também foi publicado na página de Opinião do jornal O Tempo, de 03/10/2017)


domingo, 1 de outubro de 2017

LULA CONTINUA CRESCENDO NAS PESQUISAS


Mesmo delatado por Palocci, Lula vira sobre Marina e Moro, o juiz que o condenou; como explicar?


Os números da pesquisa Datafolha de setembro mostram que a curva do ex-presidente Lula continua a crescer. Bate, agora, em 35%.
Em abril deste ano, em projeção do segundo turno, a ex-ministra Marina Silva, intocada pela Lava Jato, batia Lula por 41% a 38%. Agora, Lula vence fora da margem de erro de 2 pontos percentuais: 44% a 36%.
Lula virou sobre Marina Silva! Como explicar este fenômeno?
Para continuar lendo, clique aqui.
(Fonte: Blog Vi o mundo)

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SATISFAZER OS CONSUMIDORES É O PESADELO DO MERCADO


A Felicidade segundo Bauman

Em uma de suas últimas entrevistas, o filósofo Zygmunt Bauman, morto em janeiro deste ano aos 91 anos de idade, falou com Valeria Aranaldi, do jornal italiano Il Messaggero, sobre o tema felicidade. Para ler, na íntegra, a entrevista, clique aqui.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ÁGUA, TERRA, FOGO E AR...


Orlando Senna volta à direção com o ensaio-documental 
"A idade da água"

O cineasta Orlando Senna, codiretor e roteirista do clássico do cinema brasileiro “Iracema, uma Transa Amazônica” (1974), retorna à direção com o longa-metragem documental “A Idade da Água” – uma referencia à “Idade da Terra”, de Glauber Rocha –, produzido pela HL Filmes, de Hermes Leal. O filme trata da cobiça internacional pela Amazônia, por tentativas de ocupação de outros países ou para torná-la independente do Brasil. Um alerta global sobre a escassez de água doce no planeta e as raízes de uma possível “guerra da água”.
A linguagem do filme contará com depoimentos de populações ribeirinhas da Amazônia, lideranças indígenas e representantes de países latino-americanos que compõem a Amazônia, com filmagens no Pará, Amazonas e Tocantins, que serão intercalados por reconstituições de alguns fatos históricos. Um documentário que se mistura a uma linguagem de constituição teatral para fazer sentido às consequências da destruição ou perda da Amazônia sobre a vida na terra.
As filmagens se iniciam em outubro próximo, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e em Belém, no Pará.
“A Idade da Água” teve investimento do Fundo Setorial do Audiovisual, através do PRODAV 01/2013, para o canal CINEBRASiLTV, e tem estreia prevista no canal para o 2º semestre de 2018.
Em parceria com Hermes Leal e a HL Filmes, Orlando Senna dirigirá ainda, em 2018, o longa documental “Sol da Bahia”, sobre a independência da Bahia, e a ficção “A Curva do Vento”, protagonizada por Antônio Pitanga.

(Fonte: Revista de Cinema)