sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

EM TEMPO DE NATAL...


Natal: um mito cristão verdadeiro

Leonardo Boff
Teólogo, filósofo e escritor

"Há poucas semanas, com pompa e circunstância, o atual Papa mostrou-se novamente teólogo ao lançar um livro sobre a Infância de Jesus. Apresentou a versão clássica e tradicional que vê naqueles relatos idílicos uma narrativa histórica. O livro deixou os teólogos perplexos, pois a exegese bíblica sobre estes textos, já há pelos menos 50 anos, mostrou que não se trata de um relato histórico, mas de alta e refinada teologia elaborada pelos evangelistas Mateus e Lucas (Marcos e João nada falam da infância de Jesus) para provar que Jesus era de fato o Messias, o filho de Davi e o Filho de Deus. Para esse fim, recorrem a gêneros literários que se apresentam como histórias mas que de fato são recursos literários, como, por exemplo, os magos do Oriente (representando os pagãos), os pastores (os mais pobres e considerados pecadores por estarem às voltas com animais), a Estrela e o anjos (mostrando o caráter divino de Jesus), Belém que não seria uma referência geográfica mas um significado teológico, lugar de onde viria o Messias, diferente de Nazaré, totalmente desconhecida, onde Jesus provavelmente teria nascido de fato. E assim outros tópicos como detalhadamente analiso em meu Jesus Cristo Libertador (capitulo VIII).
Podemos dizer que face aos relatos tão comovedores do Natal estamos diante de um grandioso mito, entendido positivamente como os antropólogos o fazem: o mito como a transmissão de uma verdade tão profunda que somente a linguagem mítica, figurada e simbólica é adequada para expressá-la. É o que o mito faz. O mito é verdadeiro quando o sentido que quer transmitir é verdadeiro e ilumina toda a comunidade. Assim o Natal é um mito cristão cheio de verdade.
Nós hoje usamos outros mitos para mostrar a relevância de Jesus. Para mim é de grande significação um mito antigo, que a Igreja aproveitou na liturgia do Natal para revelar a comoção cósmica face ao nascimento de Cristo. Ai se diz: Quando a noite estava no meio de seu curso e fazia-se profundo silêncio: então as folhas que farfalhavam pararam como mortas; então o vento que sussurrava, ficou parado no ar; então o galo que cantava parou no meio de seu canto; então as águas do riacho que corriam, se paralisaram; então as ovelhas que pastavam, ficaram imóveis; então o pastor que erguia o cajado para golpeá-las, ficou petrificado; então nesse momento tudo parou, tudo silenciou, tudo se suspendeu porque nasceu Jesus, o salvador da humanidade e do universo.
O Natal nos quer comunicar que Deus não é aquela figura severa e de olhos penetrantes para perscrutar nossas vidas. Não. Ele surge como uma criança. Ela não julga; só quer receber carinho e brincar.
Eis que do presépio me veio uma voz que me sussurou: Oh, criatura humana, por que tens medo de Deus? Não vês que sua mãe enfaixou seu corpinho frágil? Não percebes que ela não ameaça ninguém? Nem condena ninguém? Não escuta o seu chorinho doce? Mais que ajudar, ela precisa ser ajudada e coberta de carinho; não sabes que ele é o Deus-conosco-como nós? E ai já não pensamos mais mas damos lugar ao coração que sente, se compadece e ama. Poderíamos fazer outra coisa diante de uma Criança, sabendo que é o Deus humanado?
Talvez ninguém escreveu melhor sobre o Natal que o poeta português Fernando Pessoa: Ele é a eterna criança, o Deus que faltava. Ele é o divino que sorri e que brinca. É a criança tão humana que é divina.
Mais tarde transformaram o Menino Jesus no São Nicolau, no Santa Claus e, por fim, no Papai Noel. Pouco importa, porque no fundo, o espírito da bondade, da proximidade e do Presente divino está lá. Acertado foi o editorialista Francis Church do jornal The New York Sun de 1897 respondendo a uma menina de 8 anos, Virgínia, que lhe escreveu: Prezado Editor: me diga de verdade, o Papai Noel existe? E ele sabiamente respondeu:
Sim, Virgínia, Papai Noel existe. Isto é tão certo quanto a existência do amor, da generosidade e da devoção. E você sabe que tudo isto existe de verdade, trazendo mais beleza e alegria à nossa vida. Como seria triste o mundo se não houvesse o Papai Noel! Seria tão triste quanto não existir Virgínias como você. Não haveria fé das crianças, nem a poesia e a fantasia que tornam nossa existência leve e bonita. Mas para isso temos que aprender a ver com os olhos do coração e do amor. Então percebemos que não há nenhum sinal de que o Papai Noel não exista. Se existe o Papai Noel? Graças a Deus ele vive e viverá sempre que houver crianças grandes e pequenas que aprenderam a ver com os olhos do coração.
Nesta festa, tentemos a olhar com os olhos do coração, pois todos fomos educados a olhar com os olhos da razão. Por isso somos frios. Hoje vamos resgatar os direitos do coração: deixar-nos comover com nossas crianças, permitir que sonhem e nos encher de estremecimento diante da Divina Criança que sentiu prazer e alegria ao decidir ser um de nós.
(Fonte: Site do Instituto Humanitas Unisinos - IHU)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!


Simples assim



Cada novo instante oferece-nos uma nova oportunidade de renascer novamente e fazer diferente.
Deixemos que as luzes do Natal nos inspire para novos nascimentos, principalmente o de Cristo em nós.

Boas Festas!

Abraços fraternos,
Eugênio Magno

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SOBREVIVE(RE)MOS ?


21.12.2012

A data que era tida como o fim do mundo seria apenas o fim de um ciclo do Calendário Maia (???).
Existem informações e afirmações para todos os gostos e crenças.


Um grupo de cientistas afirma que o fim do mundo já começou, mas que a agonia será lenta: Guerra nuclear, pandemia viral, mudança climática: a suposta profecia maia do fim do mundo não será cumprida, mas o Apocalipse já começou e a agonia será lenta, alertam os cientistas. "A ideia de que o mundo acabará subitamente, por uma causa qualquer, é absurda", declarou David Morrison, cientista da Nasa e especialista da vida no espaço. Leia a matéria completa clicando aqui.

Caso, contrariando as análises científicas, o mundo seja atingido por uma catástrofe, conforme acreditam algumas pessoas, baseadas numa profecia ligada ao calendário maia, pode ser possível repovoar o planeta com espécies que o habitam atualmente. Bancos de sementes e de genes de animais foram criados por cientistas e depositadas em "Arcas de Noé". O objetivo é evitar a extinção de espécies e a insegurança alimentar no planeta.
Clique aqui e leia a  reportagem de Eduardo Carvalho, publicada no site Globo Natureza.
(Fonte: Site do Instituto Humanitas Unisinos - IHU)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DOR AFEGÃ


Numerosos afegãos se reuniram em torno das covas onde foram enterradas dez meninas mortas numa explosão de uma mina que elas acionaram acidentalmente ao recolherem lenha para as suas casas. Tratava-se de uma mina da época da Jihad contra os soviéticos. Apesar dos esforços feitos em desativá-las, mais de três décadas depois da guerra fizeram do Afeganistão um dos lugares mais 'minados' do mundo.


(Foto: Parwiz / REUTERS)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CÁLICE AMARGO


A. I. Nº 5



Eugênio Magno

Comportamento, ação

vida, “contravenção”

Atitude, gesto

humanização

Detrimento

passa-tempo

Sistemática, tática

corrupção

Medo, desespero, perseguição

Solidão

sofrimento, clausura

cana

tortura


(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TRABALHADOR BRASILEIRO TERÁ VALE CULTURA


CCJ aprova vale cultura de R$ 50 para trabalhador

A concessão de um vale-cultura de R$ 50 mensais para o trabalhador regido pela CLT e que ganha até cinco salários mínimos deu mais um passo para se tornar lei. De iniciativa da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), o projeto que assegura o benefício foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Segue agora para o exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa (CE).
Relatado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da CCJ, o projeto (PLC 114/2012) institui o Programa de Cultura do Trabalhador, com a finalidade de garantir e ampliar o acesso dos cidadãos brasileiros aos bens e serviços culturais. O objetivo é estimular o trabalhador a conhecer equipamentos e eventos artísticos e culturais, de forma que ele exerça seu direito social à cultura.  
(Fonte: Agência Senado)

sábado, 8 de dezembro de 2012

PARA COMPREENDER MELHOR AS POLÍTICAS PÚBLICAS


Faculdade da UEMG lança "Dicionário de Políticas Públicas"

A Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG), lançará no próximo dia 13 de dezembro, às 19:30 horas, na Galeria de Artes da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, um Dicionário de Políticas Públicas, organizado pelos professores Carmem Lúcia Freitas de Castro, Cynthia Rúbia Braga Gontijo e Antônio Eduardo de Noronha Amabile. A obra figura como inédita na produção intelectual e política da área, disponibilizando conceitos relacionados à teoria e à prática das políticas públicas contemporâneas e é destinada a estudantes, pesquisadores, gestores públicos e cidadãos interessados na compreensão da matéria.
Participam como co-autores do Dicionário, profissionais de diversos setores, tais como Aluísio Pimenta, Bonifácio José Tamm de Andrada, Carlos Roberto Jamil Cury, Fernanda Siqueira Neves, José Geraldo de Freitas Drumond, Maria Coeli Simões Pires, Marilena Chaves e Patrus Ananias, dentre outros. Os autores apresentam reflexões significativas e contributivas nas áreas em que atuam, sejam elas sociais, políticas ou econômicas. O Dicionário agrega, ainda, a participação do professor Luiz Aureliano Gama Andrade, responsável pela apresentação do trabalho.
O evento contará com a participação de diversas autoridades do mundo político e científico mineiro.
A Galeria de Artes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais fica na rua Rodrigues Caldas, nº 30, bairro Santo Agostinho.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CONFLITOS NO CONGO


Um miliciano Mai Mai da guarda de defesa do seu comandante, num campo
próximo da cidade de Minova, cerca de 45 km de Goma, na República Democrática do Congo.



(Foto: Dai Kurokawa - EP)

sábado, 1 de dezembro de 2012

23 MILHÕES DE REAIS PARA INCREMENTAR A CIDADANIA


Ministério das Comunicações assina acordo com 11 estados
para iniciar Programa Redes Digitais da Cidadania

O Ministério das Comunicações assinou acordos de cooperação técnica com secretarias de Ciência e Tecnologia e fundações de Apoio à Pesquisa de 11 estados para iniciar a implementação do Programa Redes Digitais da Cidadania. O governo federal vai investir cerca de R$ 23,7 milhões no programa, que ainda terá contrapartida de R$ 5 milhões das fundações de apoio.
O programa vai apoiar projetos de inclusão digital com a participação dos departamentos de extensão das universidades federais e estaduais. Na primeira etapa foram selecionados os estados do Acre, do Amazonas, da Bahia, de Goiás, de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e de Sergipe. As entidades têm até 24 meses para executar os projetos. (Fonte: Agência Brasil)

REGULAÇÃO DA PROPAGANDA


Relator propõe fim da propaganda de bebidas alcoólicas

Propagandas de bebidas alcoólicas podem passar a ser definitivamente proibidas no Brasil. Além disso, os rótulos dessas bebidas, tanto nacionais como importadas, deverão conter informações e imagens sobre os malefícios causados pelo consumo do álcool, a exemplo do que já ocorre nas embalagens de cigarro.
Essas medidas estão previstas no texto que o relator da Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), apresentou na última quarta-feira, dia 28, aos integrantes da comissão. Ele justificou sua decisão de banir a propaganda de bebidas alcoólicas, alegando que elas são a porta de entrada para o consumo de outras drogas mais pesadas.
(Fonte: Agência Câmara)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PROGRAMA POÉTICO PARA SÁBADO


zuns zum zoom


Um bom programa para sábado, dia 1º de dezembro é prestigiar o lançamento do novo livro de poemas, de Luiz Emundo Alves.
O poeta estará autografando "zuns zum zoom", a partir de 11:30 horas, na Galeria de Arte Palácio dos Leilões, que fica na rua Gonçalves Dias, nº 1866, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RAZÃO OU PROVAS

Carta aberta de um jornalista ao Supremo Tribunal Federal

Quero propor a Vossas Excelências que não atropelem a linha que os separa dos demais poderes. O ódio por alianças partidárias nasce de um vício idealista de quem chega ao poder sem ter que passar pelo voto da cidadania. É essencial para a ordem pública confiar na Justiça, mas para que isso aconteça não basta condenar os grandes: é preciso simplesmente condenar os culpados, segundo as provas. Para ler na íntegra o artigo de J. Carlos de Assis, clique aqui.

O autor do texto é economista, professor de Economia Internacional e chefe do Departamento de Relações Internacionais da UEPB, autor do recém-lançado “A Razão de Deus” e jornalista. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RÁDIOS COMUNITÁRIAS

 
Aberta nova seleção
para rádios comunitárias em 16 estados
 
O Ministério das Comunicações (MiniCom ) publicou no Diário Oficial da União, um novo aviso de habilitação para rádios comunitárias em 16 estados. A seleção contempla 54 municípios que já contam com o serviço, mas que demonstraram interesse por novas emissoras comunitárias junto ao ministério. O prazo para se inscrever é de 60 dias.
O aviso de habilitação é o último lançado neste ano dentro do Plano Nacional de Outorgas 2012-2013. Ao todo, foram 13 avisos em 2012, contemplando 719 municípios. No ano que vem, serão abertas outras 13 seleções, que vão abarcar 706 cidades. O objetivo do MiniCom é dar condições para que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma rádio comunitária funcionando até o fim de 2013.
(Fonte: secom.gov)
 

OS SEGREDOS DA BOA VOZ

 
Fumo, bebida e grito são os principais inimigos da voz
 
 
Reportagem de
Rosana Faria de Freitas
(Foto:Mario Anzuoni/Reuters) 
 
Vozes treinadas, como as de cantores, tendem a manter o padrão mesmo com o decorrer dos anos
 
Fale e ouça, com atenção, o som da sua voz. Parece calma, modulada, agradável e no tom certo? Ótimo, mas provavelmente nem sempre é assim. A voz, além de revelar muito sobre a nossa maneira de ser, também denuncia bastante sobre nosso estado de espírito. Duvida? É só se lembrar das situações em que você sentiu sua voz tremer.
“Isso acontece porque ela é uma forte expressão da personalidade e das circunstâncias emocionais por que passamos. Nesse sentido, quando estamos em um momento que nos causa desconforto, estresse ou ansiedade, ela pode, sim, soar trêmula”, diz a fonoaudióloga Anna Alice Almeida, vice-coordenadora do departamento de voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 
Se você quer dispor de uma boa condição vocal por muito, muito tempo, é bom começar a se preocupar com o assunto desde cedo.
Fumar, por exemplo, nem pensar. “O vício não faz mal apenas para a voz, mas para o corpo todo. A nicotina se fixa às cordas vocais e as deixa rígidas, enquanto a fumaça quente do cigarro irrita o trato respiratório. Tudo isso gera dificuldade de mobilização das cordas vocais, que repercutirá na qualidade do som. Sem falar que pessoas que fumam têm maior chance de desenvolver câncer de laringe e de pulmões”, adverte a fonoaudióloga Maria Lúcia Dragone.
(Fonte: site Uol)
 

domingo, 18 de novembro de 2012

ESTRADA REAL



As cidades que fazem parte do circuito Estrada Real merecem toda a nossa atenção e cuidado. É preciso estar alerta para que as mineradoras não devastem tudo, para que os órgãos públicos cuidem melhor desse rico patrimônio. E, uma atenção especial por parte do turista no sentido da preservação: nada de pontas de cigarros nas matas e, por gentileza, volte com o seu lixo inorgânico para a cidade e deixe que a companhia de limpeza urbana dê a ele o seu devido destino.






(Fotos: Eugênio Magno)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

VÕO TRÁGICO


Céu de vidro



                                            Eugênio Magno


No silêncio cálido da hora morta

um pombo estilhaça as nuvens na vidraça


Verticalmente como pedra cai agonizante à sombra da marquiz

{na calçada}



(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

domingo, 11 de novembro de 2012

A POBRE VIÚVA


O melhor da Igreja
(Evangelho de Jesus Cristo / Domingo, 11.11.12 / Marcos: 12, 38-44)

José Antonio Pagola
Teólogo 


"O contraste entre as duas cenas não pode ser mais intenso. Na primeira, Jesus coloca as pessoas em guarda face aos dirigentes religiosos: Cuidado com os letrados!, o seu comportamento pode fazer muito mal. Na segunda, chama os seus discípulos para que tomem nota do gesto de uma viúva pobre: as pessoas simples podem ensinar-lhes a viver o Evangelho.
É surpreendente a linguagem dura e certeira que Jesus emprega para desmascarar a falsa religiosidade dos escribas. Não pode suportar a sua vaidade e o seu afã de ostentação. Procuram se vestir de modo especial e ser saudados com reverência para se sobressair em relação aos outros, impor-se e dominar.
A religião serve-lhes para alimentar a fatuidade. Fazem longas orações para impressionar. Não criam comunidades, pois se colocam acima de todos. No fundo, só pensam em si mesmos. Vivem aproveitando-se das pessoas débeis a quem deveriam servir.
Marcos não recolhe as palavras de Jesus para condenar os escribas que havia no Templo de Jerusalém antes da sua destruição, mas colocar em guarda as comunidades cristãs para quem escreve. Os dirigentes religiosos devem ser servidores da comunidade. Nada mais. Se o esquecem, são um perigo para todos. Há que reagir para que não façam mal.
Na segunda cena, Jesus está sentado frente à arca das oferendas. Muitos ricos vão lançando quantias importantes: são os que sustentam o Templo. De repente aproxima-se uma mulher. Jesus observa que lança duas pequenas moedas de cobre. É uma viúva pobre, maltratada pela vida, só e sem recursos. Provavelmente vive mendigando junto ao Templo.
Comovido, Jesus chama rapidamente os Seus discípulos. Não devem esquecer o gesto desta mulher, pois, mesmo estando a passar necessidades, depositou tudo o que tinha para viver. Enquanto os letrados vivem aproveitando-se da religião, esta mulher desprende-se de tudo pelos outros, confiando totalmente em Deus.
O seu gesto mostra-nos o coração da verdadeira religião: confiança grande em Deus, gratidão surpreendente, generosidade e amor solidário, simplicidade e verdade. Não conhecemos o nome desta mulher nem o seu rosto. Só sabemos que Jesus viu nela um modelo para os futuros dirigentes da sua Igreja.
Também hoje, tantas mulheres e homens de fé simples e coração generoso são o melhor que temos na Igreja. Não escrevem livros nem pronunciam sermões, mas são os que mantêm vivo entre nós o Evangelho de Jesus. Deles, têm de aprender os presbíteros e os bispos."

(Fonte: Site do IHU: Instituto Humanitas Unisinos)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

OBAMA É REELEITO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS


Ao lado da esposa e das filhas, Obama comemora a vitória


Reeleito presidente dos Estados Unidos, numa vitória apertada: 51 contra 48 por cento dos votos, o democrata Barack Obama disse que vai procurar seu opositor republicano, Mitt Romney, e ver no que podem trabalhar juntos para fazer com que os Estados Unidos avancem. Obama prometeu à população que "o melhor ainda virá".

domingo, 4 de novembro de 2012

LIVRO SOBRE O MILITANTE POLÍTICO "BETO"


Dica de lançamento

Nesta segunda, dia 5 de novembro, será lançado em Belo Horizonte, o livro Seu amigo esteve aqui. De autoria de Cristina Chacel, o livro conta a história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, assassinado na casa da morte.
O lançamento acontece no Memorial Minas Gerais Valle, que fica na Praça da Liberdade, esquina com rua Gonçalves Dias, a partir das 19:00 horas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RESISTÊNCIA ATÉ A MORTE


Ava Taperendi, cacique guarani-kaiowá, pede socorro

(Foto: Igor Carvalho)

Recentemente, o povo indígena guarani-kaiowá, divulgou uma carta-protesto em função de uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, do Mato Grosso do Sul, que determinou a retirada dos índios que ocupam terras da fazenda Samburá, em Iguatemi. O documento repercutiu em todo o país e alertou para a precariedade em que vivem os guaranis. A saída por terra da região está bloqueada e, com isso, os ocupantes só podem sair e entrar pelo rio Iowa.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi obrigada a se manifestar sobre o assunto. O órgão reconhece a luta dos guaranis e kaiowás e considera que a decisão de “não sair do local que considera seu território ancestral é uma decisão legítima.” A vice-procuradora geral da República, Deborah Duprat, disse: “A reserva de Dourados é a maior tragédia conhecida na questão indígena em todo o mundo.”
São 43 mil guarani-kaiowá, divididos em 16 mil famílias, segundo Ava Taperendi, cacique dos Taquaras, uma das três aldeias ocupadas pelos índios na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
O líder indígena, em entrevista, manifestou sua revolta com o silêncio da mídia e do poder público, além de pedir apoio à resistência, que ele afirma que será “até a morte”.
Leia a entrevista clicando aqui.

MOMENTOS DE TERNURA


O chimpanzé africano Zuri, 18 anos, com o seu filhote, recém nascido,
no zoológico de Guadalajara, México. Os chimpanzés comuns são uma espécie em via de extinção.



(Foto: Ulisses Ruiz Basurto - EPA)

domingo, 28 de outubro de 2012

VIDA E OBRA DE UM DOS MAIORES ESCRITORES BRASILEIROS


O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos

Com argúcia de historiador e sensibilidade literária, Denis de Moraes traça a interligação entre as várias personas de Graciliano Ramos: o menino traumatizado pelas surras na infância; o jovem autodidata que lia Balzac, Zola e Marx em francês; o mítico comerciante da loja Sincera; o revolucionário prefeito de Palmeira dos Índios; o diretor da Imprensa Oficial e da Instrução Pública de Alagoas; o preso político no inferno da Ilha Grande; o escritor sufocado por apuros financeiros; o estilista da palavra na redação do Correio da Manhã; o militante comunista aos esbarrões com a burocracia partidária.
(Fonte: Site Carta Maior)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO E CINEMA


Segue a sugestão de um ótimo programa para a manhã do seu sábado, dia 27 de outubro de 2012:

(Fonte: KINO/MINAS: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

DIA INTERNACONAL DA ANIMAÇÃO


Exibição de filmes de animação na 
Casa de Cultura de Mateus Leme

No próximo dia 28, domingo, às 19h30, acontece em 200 cidades brasileiras o maior evento simultâneo de cinema do Brasil. Nesta data é comemorado o Dia Internacional da Animação com a exibição simultânea e gratuita de filmes curtos de animação brasileiros e estrangeiros em 30 países.
Desde 2004 ele se realiza também no Brasil, numa realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Neste ano acontece a nona edição. O patrocínio é da Petrobras, através da Lei Rouanet. Além dos filmes para adultos, são apresentados também programas para o público infantil e para pessoas com deficiência auditiva e visual, com síndome de Down e autismo.
O evento foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa). A data remete a 1892, quando o francês Émile Reynaud fez a primeira projeção de seu teatro ótico com desenhos animados no Museu Grevin, em Paris.
Pelo quarto ano consecutivo, a Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, de Mateus Leme, vai comemorar o Dia Internacional da Animação, fazendo duas apresentações da programação, às 16h, para
crianças, e às 19h30, para adultos. A Casa fica na rua Meyer, 105, Vila Suzana, telefone (31)3535-1721. A programação pode ser consultada no blog www.casadecassia.blogspot.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

COMENDA DOM HÉLDER CÂMARA


Senado divulga lista de agraciados com a
Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

O presidente do Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), leu em Plenário, na última quarta-feira, dia 17, a lista dos cinco agraciados com o prêmio este ano.
Receberão a comenda em virtude de sua história de luta em defesa dos direitos humanos o bispo Dom José Maria Pires, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, o procurador da República Felício Pontes Júnior, o advogado e professor João Baptista Herkenhoff e o líder camponês Manuel da Conceição Santos. Foram analisados 21 indicados para a escolha dos cinco premiados.
A cerimônia de premiação ocorrerá em sessão do Senado no mês de dezembro, em data a ser marcada. Esta é a terceira edição da comenda, criada em 2010.
(Fonte: Agência Senado)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

MISSÃO CUMPRIDA (???)


Asilo

Eugênio Magno

 
o olhar fixo no nada

pensamento no além

corpo frágil

vida sedentária

ilusões perdidas

sonhos inacabados

perdidos na lembrança

solitária paranóia latente

enfática batalha

errante combatente

sol desponta

noite vem

e alí eles estão

esperando que o seu dia chegue

e que rapidamente daqui se vão

(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CHOMSKY AVALIA A CAMPANHA ELEITORAL NORTE AMERICANA


Os temas que Romney e Obama evitam:
desastre ambiental e guerra nuclear


Agora que o espetáculo da eleição presidencial nos EUA está chegando ao ápice, é útil perguntar como as campanhas políticas estão abordando os temas mais cruciais que enfrentamos. A resposta é singela: estão abordando mal ou não estão, simplesmente. Esses são dois temas de suma importância, porque o destino das espécies está em jogo: desastre ambiental e guerra nuclear. O que podemos fazer a respeito? O artigo é de Noam Chomsky e pode ser lido na íntegra, clicando aqui.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ESTÁ TUDO COMO DANTES NO QUARTEL D' ABRANTES


Eleições sem novidades em Belo Horizonte

As pesquisas acertaram: os eleitores belohorizontinos votaram com a pesquisa, ou o buraco é mais em cima?
Quem ganhou e quem perdeu as eleições? O que esteve em jogo afinal, os projetos para BH, de Lacerda e Patrus, ou o capital político de Lula e Dilma contra Aécio e Anastasia?
O julgamento do mensalão durante a campanha eleitoral foi intencional ou não? Por quê vários veículos de comunicação ao noticiarem a condenação de José Dirceu como mandante do mensalão, escolheram justo uma imagem na qual o ex-ministro, Patrus Ananias, estava ao seu lado?
Qual é o futuro do PT?
Os eleitores escolheram bem ou estão potencializando ainda mais a força de um grupo político que perpetua no poder em Minas, há décadas?
Essas e outras perguntas só começarão a ser respondidas ao longo dos anos de 2013 e 2014, quando as articulações para as eleições de Presidente da República e Governadores de Estado saírem da penumbra.
E por falar em penumbra, aconteceu um fato curioso nessas eleições. As abstenções atingiram 351.242 votos. Isso, somado aos 138.065 votos nulos e aos 87.366 brancos, dá um total de (pasmem) 576.683 votos.
Com tudo isso, o candidato criado por Aécio Neves e Fernando Pimentel, Márcio Lacerda, do PSB, foi mais uma vez vitorioso. Reeleito no primeiro turno, com 52,69 % dos votos, vai governar Belo Horizonte por mais 4 anos e está tudo como dantes no quartel d’ Abrantes. Mas os eleitores que o apóiam devem também fiscalizar o seu mandato e, seus opositores, apontar os equívocos e cobrar promessas e avanços, especialmente na área social.
A Câmara Municipal, embora tenha tido uma considerável renovação nos nomes dos novos ocupantes de suas cadeiras (22 novos vereadores), terá maioria absoluta da coligação que elegeu Lacerda. Dos 41 vereadores apenas 9 são de oposição.
Daniel Nepomuceno, Alexandre Gomes, Leo Buguês, Pablito, Pastor Henrique, Sérgio Fernando, Leonardo Mattos, Ronaldo Gontijo, Joel Moreira, Bruno Miranda, Autair Gomes, Elaine Matozinhos, Gunda, Preto, Arnaldo Godoy, Tarcísio Caixeta, Adriano Ventura, Silvinho Resende, Iran Barbosa e Wellington Magalhães, cassado em 2010, acusado de compra de votos, foram reeleitos. Resta saber se o legislativo municipal continuará funcionando como quintal do poder executivo ou ajudará o povo a fiscalizar os atos do prefeito.
Além de Lacerda, a grande vencedora dessas eleições foi Maria da Consolação, do PSOL que, com 4,25% (54 mil 530) dos votos válidos, ganha fácil uma cadeira na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e tem grandes chances de se eleger como deputada federal nas próximas eleições.
Quanto a nós, eleitores, só ganharemos alguma coisa, se os ocupantes dos poderes públicos cumprirem suas promessas. Todavia, para que isso realmente ocorra, temos que levantar do berço esplêndido, fiscalizar, cobrar e, exigir que não sejamos reprimidos quando estivermos exercendo nossos direitos de cidadãos, reivindicando uma política ética, justa e humanitária.

(O artigo também pode ser lido na edição de 11.10.12, do jornal "O Tempo", Editoria de Opinião, com o título "Sem novidades". Acesse-o pelo link http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=213584,OTE&IdCanal=2).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DOMINGO, DIA 7, ACONTECEM AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS


Quem reúne as melhores condições para ocupar o cargo de
Prefeito Municipal de Belo Horizonte?

Voto é coisa séria e domingo, dia 7 é dia do belohorizontino, escolher vereador e prefeito para a capital. Abaixo, por ordem alfabética (de nomes), os candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Reflita antes de votar. Eu quero uma cidade melhor para todos, e você? Pesquise, se informe, pense... depois vote.

Alfredo Flister - PHS

Maria da Consolação - PSOL

Márcio Lacerda - PSB

Patrus Ananias - PT

Pedro Paulo (Pepê) - PCO

Tadeu Martins - PPL

Vanessa Portugal - PSTU

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MORRE O AUTOR DE "A ERA DOS EXTREMOS"


Morreu, em Londres, aos 95 anos, Eric Hobsbawm


Um dos maiores historiadores do século XX e famoso marxista, Eric Hobsbawm morreu nesta segunda-feira em Londres, aos 95 anos, segundo um comunicado da família divulgado pelo jornal britânico The Guardian. Hobsbawm morreu no começo da manhã nesta segunda-feira no hospital Royal Free de Londres, onde estava internado.
Hobsbawm é autor de quatro volumes considerados definitivos sobre a história dos séculos XIX e XX, abordando a trajetória europeia da Revolução Francesa à queda da União Soviética, entre outras obras.
Sua análise começa com a publicação de Era das Revoluções, que abrange o período de 1789 a 1848. Na sequência vêm A Era do Capital (1848-1875) e A Era dos Impérios (1875-1914). As três obras abrangem o que ele denominou "o longo século XIX".
Em 1994 ele publicou A Era dos Extremos, obra que abrange o período subsequente à Revolução Russa de 1917 e que vai até queda do regime soviético, em 1991. O livro sobre o "breve século XX" foi classificado pelo historiador Niall Ferguson, colega de Hobsbawm, como "o melhor ponto para qualquer um que queira começar a estudar história moderna.
Em suas obras, Hobsbawm defendeu o poder das ideias de Karl Marx para analisar o mundo comtemporâneo. Seu compromisso com os princípios comunistas o converteram em uma figura controversa, especialmente por sua filiação ao Partido Comunista britânico - que continuou mesmo depois da invasão soviética na Hungria, em 1956.
Anos depois, ele disse que "nunca tentou diminuir o que aconteceu na Rússia", mas que acreditou, durante os primeiros anos de comunismo, que "um novo mundo estava nascendo em meio a sangue, lágrimas e horror: revolução, guerra civil fome. Obrigado ao Ocidente, nós tínhamos a ilusão de que mesmo este brutal sistema iria funcionar melhor do que o Ocidente. Era isso ou nada".
O historiador nasceu em uma família judia em Alexandria, no Egito, em 1917, e cresceu em Viena e Berlim antes de se mudar para Londres em 1933, ano em que Hitler subiu ao poder na Alemanha. Sua trajetória acadêmica começou em Marylebone, passando por Kings College, Cambridge até se tornar professor na Universidade de Birkbeck em 1947, o começo de uma parceria que culminou na reitoria da instituição.
Hobsbawm deixa sua mulher, Marlene, sua filha, Julia, seus filhos Andy e Joseph, sete netos e um bisneto.
(Fonte: Site Terra - notícias)

sábado, 29 de setembro de 2012

MILÍCIAS E ORGANIZAÇÕES PARAMILITARES SERÃO PUNIDAS POR LEI


Nova lei estabelece pena
para envolvidos em milícias e grupos de extermínio

A punição para crimes relativos a grupos de extermínio, milícias, organizações paramilitares e esquadrões pode chegar a oito anos de detenção. A lei tipificando o crime e estabelecendo a pena foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e está na edição do dia 28 de setembro do Diário Oficial da União.
O Artigo 2º do texto determina que a pena será aumentada em um terço até a metade, se o crime de homicídio for praticado por milícia privada, sob “o pretexto de prestação de serviço de segurança ou por grupo de extermínio”. A pena mínima é quatro anos e a máxima, oito. Pelo Código Penal, de 1940, a associação de mais de três pessoas para cometer crimes é denominada quadrilha, cuja pena vai de um a três anos.
(Agência Brasil)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CONCERTO DE PRIMAVERA EM MATEUS LEME



Concerto da Banda Amora de Pé na
Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida

A banda Amora de Pé, formada por uma trupe de amigos alunos da UFMG, vai fazer um concerto de primavera na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, de Mateus Leme, no próximo domingo, dia 30, às 18 horas. Na ocasião, a banda, que está se preparando para gravar seu primeiro CD, vai apresentar músicas próprias e de grandes compositores e intérpretes brasileiros e internacionais.
A Amora de Pé é formada por Ana F., Gabriel Zocrato, Nathalia Fagundes, Leandro Botrel, Luciano Flute Balonax, Jenifer Batista e Paulo Gouveia.
Os ingressos custarão R$ 3 e serão vendidos uma hora antes do concerto, na própria Casa de Cultura, à rua Meyer, 105, Vila Suzana (Reta), Mateus Leme, MG, telefone (31)3535-1721ou antecipadamente pelos telefones (31)9622-1090 e 9247-6574.
Mais informações pelo blog casadecassia.blogspot.com ou pelo facebook.com/amoradepe.
A Casa de Cultura de Mateus Leme é um projeto do Instituto Humberto Mauro.

RIO DAS VELHAS


Manifestação pró Comitê da
Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas


A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) publicou na última sexta-feira (21), a Carta Aberta "Manifestação referente ao fechamento da Sede e encerramento do trabalho da Equipe de Mobilização do Comitê do Rio das Velhas" (para ler a carta, clique aqui).
A carta relata o estranhamento à decisão do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) de determinar o fechamento da Sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o encerramento das atividades da Equipe de Mobilização, que trabalha em apoio ao Subcomitês e ao Comitê do Rio das Velhas.
As discussões sobre esse tema devem ser ampliadas e envolver outros atores, por isso o CBH Rio das Velhas e seus apoiadores estão organizando uma Manifestação Pública "Movimento Rios Vivos" que será realizada na próxima quinta-feira, 27 de setembro, às 9h00 na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).
O objetivo é apresentar à ALMG uma pauta de temas relevantes a serem discutidos, dentre eles a mobilização social na gestão das águas e a integração dos sistemas de recursos hídricos e de meio ambiente, ferramentas fundamentais à uma gestão equilibrada do meio ambiente e à recuperação e manutenção de nossos rios.
Todos estão convidados a participar!
Movimento Rios Vivos
Data: 27 de setembro de 2012 (quinta-feira)
Horário: 9h00
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/ MG.
Concentração e saída do transporte na Sede do CBH Rio das Velhas às 8h - Rua Marechal Deodoro, 308, B. Floresta.
Para maiores informações, ligue (31) 3222 8350, ou visite o site cbhvelhas@cbhvelhas.org.br.

domingo, 23 de setembro de 2012

MARKETING 3.0


O marketing centrado no ser humano

A tendência da nova realidade é mesmo se voltar cada vez mais para a essência humana.
Até o Marketing, que sempre atendeu o mercado pela pura lógica consumista, agora está centrando novas ações no Ser Humano.
Desde que foi lançado em 2010, o livro "Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano", de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan; um novo conceito de marketing surgiu no universo mercadológico.
Mas qual é o conceito do Marketing 3.0? Segundo o pai do Marketing Moderno, Philip Kotler, é o marketing da gestão de valores. Ele resulta da evolução do pensamento gerencial, que iniciou com a gestão de produtos, passou pela gestão de clientes e foi seguida pela gestão de marcas.
O marketing de valores é quando, além de vender seus produtos, satisfazer e reter o cliente em sua empresa também quer tornar o mundo melhor. Isso porque a empresa passa a ver o consumidor não apenas como comprador com necessidades que seu produto/serviço pode satisfazer, mas, também, como um ser humano pleno, com coração, mente e espírito. Isso se traduz na mudança dos valores, além de ser a melhor e se diferenciar, a empresa busca fazer a diferença na sociedade.
"A era do marketing 3.0 é aquela em que as práticas de marketing são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor. É a forma mais sofisticada da era centrada no consumidor, em que o consumidor demanda abordagens de marketing mais colaborativas, culturais e espirituais.", explica Kotler no livro Marketing 3.0.

Os dez credos do Marketing 3.0
1 – Ame os seus clientes. Respeite os seus concorrentes
2 – Seja sensível a mudanças, esteja pronto para transformar
3 – Guarde o seu nome, seja claro sobre quem você é
4 – Há diversos clientes; vá primeiro para aqueles que mais podem se beneficiar de você
5 – Sempre ofereça um bom pacote a um preço justo
6 – Sempre esteja disponível, espalhe as boas notícias
7 – Mantenha sempre seus clientes. Cultive-os e faça-os crescer
8 – Seja qual for o seu negócio será sempre uma empresa de serviços
9 – Sempre refine seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega
10 – Reúna informações relevantes, mas use a sabedoria para chegar à sua decisão final

Pois bem. Quem não se atualizar com essa nova realidade, que vem cada vez mais se sensibilizando no aspecto humano através de uma visão holística, perderá a oportunidade de se firmar e fazer a diferença no mercado. Fica a dica.
(Fonte: Site Artigonal)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

IPEA COMEMORA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES


A década da redução das desigualdades no Brasil

Em entrevista à Carta Maior, o novo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, fala sobre seus planos para a entidade e sobre a redução da desigualdade social no Brasil. O economista reforça a ideia do Ipea como uma usina de ideias a partir da compilação de dados que termina como uma plataforma de ações de políticas públicas e batiza a via a ser seguida como o “novo federalismo social’, onde estados e municípios se alinham ao governo federal. “A busca é a do desenvolvimento inclusivo e sustentável", resume. Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

sábado, 15 de setembro de 2012

INFLUÊNCIAS SOMBRIAS


Ligação


Eugênio Magno

apague o sol

a vida é a chuva

não afague o dia

o amor é a noite

(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE  - versos e prosa, 2005)

SANTA LUZIA DESPERTA PARA SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO


Arte & Cultura em Santa Luzia

A histórica cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Santa Luzia, MG, está recuperando sua vocação cultural. Este ano tem sido muito importante para a cidade em termos de arte e cultura. São os primeiros sinais da recuperação de sua verdadeira vocação de polo cultural, no circuito das artes e do turismo de Minas Gerais.


Neste sábado, 15 de setembro, às 15 horas no Auditório PRODOR - Escola Estadual Professor Domingos Ornelas,  Rua Washington Luiz, Nº 214 – Bairro Boa Esperança, acontece o espetáculo infantil: Sem fonia Musical.



E, no domingo, dia 16 de setembro, de 08:00 às 13:00 horas, mais uma edição da Feira de Artesanato, Cultura, Comida e Lazer, na Praça de Juli - Rua do Sêrro - Centro Histórico (próximo à Igreja Matriz, atrás do Museu). Além do rico artesanato e das comidas típicas, a Banda da Cultura Racional também se apresentará. A feira é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia, juntamente com os artesãos da cidade.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA


Documentário mostra importância de
investigar violação dos direitos humanos dos indígenas




O documentário AmazôniAdentro, produzido pela TV Brasil, ilustra a importância da decisão da 6ª Câmara do Ministério Público Federal de apurar as violações dos direitos humanos dos indígenas no Brasil durante a ditadura militar. A 6ª Câmara tomou uma decisão importante para o país, que trará luz sobre um assunto tabú e que gerou muito sofrimento à população atingida. Para ler na íntegra o artigo de Marcelo Zelic, clique aqui.

domingo, 9 de setembro de 2012

MARCO REGULATÓRIO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL


Conselho de Comunicação definirá agenda
a partir de propostas em tramitação

Em sua primeira reunião de trabalho depois da posse dos conselheiros, no início de agosto, o Conselho de Comunicação Social deu início na semana passada à definição de sua agenda. O primeiro passo será o levantamento de todas as proposições relativas à comunicação social em andamento no Senado e na Câmara para que os conselheiros possam saber quais as demandas do conselho e quais as questões prioritárias no setor.
Um primeiro levantamento entregue aos conselheiros pela Mesa do Senado apontou mais de 30 proposições, entre projetos de lei, requerimentos, consultas e estudos, sobre assuntos como serviços de radiodifusão, produção audiovisual, publicidade e propaganda e TV digital. As matérias serão debatidas pelos conselheiros por meio virtual para que, na próxima reunião, em outubro, sejam escolhidos os primeiros temas a serem analisados.
Segundo o presidente do conselho, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, antes de definir uma agenda de trabalho, o grupo preferiu tomar conhecimento das pendências e demandas no Congresso Nacional. Ele acredita, no entanto, que alguns temas já estão predefinidos, como a possível elaboração de um marco regulatório para o setor de comunicação social.
(Fonte: Agência Senado)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GRITO DOS EXCLUÍDOS



Na próxima sexta-feira, dia 7 de setembro, acontece em várias cidades brasileiras, mais uma edição do Grito dos Excluídos. Para maiores informações, procure as pastorais sociais da Diocese (da Igreja Católica) de sua região.

5 DE SETEMBRO, DIA DE MOBILIZAÇÃO PELA AMAZÔNIA


Amazônia por um dia, Brasil verde para sempre

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, ela também possui a maior biodiversidade do planeta. Ela é rica em minerais, espécies vegetais e animais, e guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.
Com absorção de carbono, suas árvores também contribuem para o equilíbrio do clima global. A cada árvore que vai para o chão, uma parcela do gás vai para a atmosfera, aumentando o aquecimento da Terra.
Além desse serviço ambiental, a variedade dos solos, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas fazem com que a Amazônia seja um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade.
Pela sua imensa extensão territorial, a Amazônia aguçou os interesses dos grandes desmatadores. Hoje, o desmatamento e a disputa por terras, principalmente, ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem-estar de suas comunidades tradicionais.
Mas esse cenário ainda pode ser revertido. No Dia da Amazônia, dê às florestas o que elas merecem. Exerça seu dever cidadão e assine pela proteção do maior patrimônio natural do Brasil: as matas nativas. Ajude a levar ao Congresso a proposta de lei do Desmatamento Zero. Nas redes sociais, use a hashtag #DiadaAmazônia e participe da campanha por um Brasil verde e limpo.
(Fonte: Site do IHU: Instituto Humanitas Unisinos)