quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL E UM SUPER 2015 ! ! !

Natal: alegria infinita
"Estou certo de que, onde o Senhor vê o pontinho de pobreza e extenuação e desamparo a que o monge é reduzido, o solitário e o homem de lágrimas, Ele então deve descer e vir e nascer, lá nessa angústia, e torná-la um ponto constante de alegria infinita, uma semente de paz no mundo."

 (Thomas Merton in: Merton na intimidade Fissus, 2001, pág. 228)



 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

TRABALHO E DIREITOS HUMANOS


Secretaria lança primeira pesquisa de 
Indicadores em Direitos Humanos

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou a primeira publicação do Sistema Nacional de Indicadores da área, que trata do direito humano ao trabalho.
A pesquisa apresenta 11 indicadores que abordam temas diversos como taxa de desemprego, formalização no emprego, situação de empregados domésticos, jornada de trabalho e rendimento médio. 
Além de apresentar dados desagregados por raça/cor, sexo e região, a publicação inclui dados inéditos sobre a proporção da população ocupada de 5 anos a 15 anos e sobre o tempo médio gasto em deslocamentos para o trabalho. Pela primeira vez, o trabalho infantil é mapeado conforme os parâmetros das conferências internacionais de Estatísticos do Trabalho.
(Fonte: Agência Brasil)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

QUERER NÃO É PODER


Paulo de Tarso

Eugênio Magno

não posso fazer

                                                   aquilo que quero

                                                    e não quero fazer

aquilo que posso


(Do Livro IN GÊ NU(A) IDA DE - Versos e prosa, 2005)

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

OLIMPÍADAS INCREMENTA MERCADO

Zenith prevê alta de 10% na América Latina


A ZenithOptimedia divulgou seu relatório anual de projeções de investimentos globais em publicidade. A empresa de pesquisas do Publicis Groupe prevê crescimento global de 4,9% do setor em 2015, chegando a US$ 45 bilhões.
Apesar do FMI esperar crescimento de PIB maior ano que vem do que neste ano, o mercado de comunicação acredita que a comparação será mais complexa, já que 2014 contou com Jogos Olímpicos de Inverno, Copa do Mundo e eleições em diversos mercados importantes, como Estados Unidos e Brasil. Por isso uma estimativa levemente menor em 2015 do que os 5,1% deste ano. Já em 2016, com eleições presidenciais americanas, Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e Eurocopa da UEFA, a Zenith prevê 5,6% de crescimento.

Dispositivos móveis despontam como principais puxadores de crescimento. A empresa prevê que tais formatos serão responsáveis por 51% de todos os investimentos novos em publicidade até 2017. A estimativa é que a modalidade cresça em média 38% por ano no período, chegando a US$ 41 bilhões.

Apesar disso, o tradicional anúncio em display tem crescido muito, graças a adoção dos modelos de compra programática por diversas agências e clientes. Esse sistema saltou de 14% em 2012 para 18% em 2013 e a Zenith estima que fechará 2014 em 26%. “A tecnologia móvel cria novas oportunidades para as marcas construírem relacionamentos com consumidores, enquanto a compra programática torna a comunicação corporativa mais barata e eficiente”, afirmou, em comunicado, Steve King, CEO global da ZenithOptimedia.

Investimentos em TV, por outro lado, devem cair. Embora o share global do setor tenha crescido de 29,9% em 1980 para 39,6% em 2014, a Zenith acredita que a plataforma atingiu seu pico e deverá cair para 37,4% de participação até 2017.

Por regiões
Em termos regionais, os investimentos em mídia na América Latina deverão aumentar 10% ao ano até 2017, muito por causa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mercados asiáticos emergentes, como Índia, China, Paquistão e Indonésia, poderão crescer na mesma faixa. Cingapura, Coreia do Sul e outros países asiáticos, Oriente Médio, África Setentrional e Oceania deverão evoluir entre 4% e 6% ao ano.

O mercado japonês seguirá crescimento discreto, com cerca de 2% e 3% ao ano. Mas a zona do Euro, antes muito afetada pela crise financeira global, deverá fechar 2014 no azul pela primeira vez desde 2010. A região caiu cerca de 15% entre 2007 e 2013, especialmente na Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda. A maioria desses mercados, no entanto, voltaram a crescer neste ano e deverão ter índices maiores que a média continental nos próximos cinco anos. O mercado britânico, que deverá fechar 2014 com alta de 5%, expandir 6% no ano que vem. França e Alemanha, que vinham colaborando para que a queda da região fosse menos drástica no período, deverão estagnar, assim como a Itália – esses mercados deverão crescer abaixo da média europeia de 2% até 2017.

O leste europeu também deverá ter crescimento baixo, principalmente por causa do conflito na Ucrânia, que impingiu sanções internacionais à economia Russa. Após muitos anos de crescimento de dois dígitos, o investimento em mídia russo deverá crescer só 1,8% em 2014 e 1,1% em 2015, recuperando-se somente em 2016, com 4,6%, e 2017, com 9,2%. A Ucrânia, por sua vez, perderá 49% de investimentos publicitários neste ano e 10% em 2015, segundo a Zenith. 
(Fonte: Site Meio & Mensagem)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ASTROS E ESTRELAS DO CINEMA NACIONAL EM MATEUS LEME


 Leila Diniz, Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Darlene Glória, 
Walmor Chagas e Paulo José no Cineclube da Casa de Cássia
 
A programação começa sábado, dia 6, às 17 horas, com a apresentação de "São Paulo Sociedade Anônima" (1965), de Luiz Sérgio Person, com Walmor Chagas, Eva Wilma e Darlene Glória. O filme contesta o "way of life" brasileiro, expondo as frustrações e angústias de um jovem trabalhador e empresário da então nascente indústria automobilística. O curta é "Dois" (2012), de Thiago Ricarte, com Carlos Mandel e Gabriela Rocha. Um casal de estudantes se prepara num parque para a prova de matemática.
No dia 13, sábado, às 17 horas, o programa é constituído do longa "Iracema, uma Transa Amazônica" (1975), de Jorge Bodansky e Orlando Sanna, com Paulo Cesar Pereio e Edna de Cássia. Em contraste com a propaganda do governo militar, o encontro de uma jovem  mestiça com um motorista de caminhão, tendo por fundo a construção da Transamazônica e suas mazelas: queimadas, desmatamento, trabalho escravo e prostituição infantil. O curta é "Naiá e a Lua" (2010), de Leandro Tadashi, com Brandina Benites Guarani. Uma jovem índia se apaixona pela Lua, dando origem à lenda do nascimento da vitória régia.
No dia 20, sábado, às 17 horas, o filme é "Uma Vida em Segredo" (2001), de Suzana Amaral, com Sabrina Greve e Eliane Giardini. Baseado no romance de Autran Dourado. Uma jovem órfã, criada numa fazenda de café, vai viver, com a morte do pai, na cidade, não se adaptando aos costumes locais. O curta é "A Dama do Estácio" (2012), de Eduardo Ades, com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos e Nelson Xavier. Uma velha prostituta acha que vai morrer e consegue um caixão com um de seus amantes.
No dia 27, sábado, às 17 horas, o filme é "Todas as Mulheres do Mundo" (1967), de Domingos de Oliveira, com Paulo José e Leila Diniz. O dilema de um "bon-vivant" carioca em trocar todas as mulheres do mundo por uma só, uma professorinha. O curta é "O Fim do Filme" (2012), de André Dib, com Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira. Um empregado de locadora de filmes conta sempre o final dos filmes para os clientes até que encontra uma cliente que aluga sempre o mesmo filme.        Aos domingos, às 17 horas (menos no último domingo do mês), prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos.
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
CINECLUBE DA CASA DE CÁSSIA
Rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta). 35670-000 - Mateus Leme, M.G.
(31)3535-1721, 9247-6574 e 9786-4465
casaculturamateusleme@gmail.com
www.casadecassia.blogspot.com
www.facebook.com/casadecassia

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ENSINO TÉCNICO E EMPREGO


Pronatec vai beneficiar pessoas com deficiência, população de rua e adolescentes

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá uma modalidade para beneficiar pessoas com deficiência, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e moradores de rua. O chamado Pronatec Direitos Humanos teve regras e critérios para execução e monitoramento definidos em portaria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) publicada no Diário Oficial da União
De acordo com a portaria, a modalidade será dividida em três grupos: Pronatec Viver Sem Limite, Pronatec Sinase e Pronatec População de Rua. A qualificação e o aperfeiçoamento profissional desses grupos será feita dentro das regras do programa, estabelecidas pelo Ministério da Educação, a partir de demandas apresentadas pela SDH.
(Fonte: Agência Brasil).

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O CAPITAL NO SÉCULO XXI


Para Thomas Piketty, autor de 'O Capital no Século XXI' a Europa está à beira do abismo de uma grave crise política, econômica e financeira. 

O economista autor do influente livro "O capital no século XXI" reflete sobre o auge da extrema direita em seu país. "França e Alemanha demonstraram ser egoisticamente míopes em relação à Espanha e à Itália ao renunciar a compartilhar seus tipos de interesse". "É preciso se acostumar a viver com um crescimento fraco". "A ideia segundo a qual é preciso insistir em secar os orçamentos com base em mais austeridade para curar o doente me parece completamente insensata".

Thomas Piketty (Clichy, Francç, 1971), economista da Paris School of Economics, é especialista no estudo das desigualdades econômicas por uma perspectiva comparada. É autor de "O capital no século XXI", obra que vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo e que ao ter sido recentemente editado para espanhol e catalão lhe transformou em um dos economistas mais influentes da atualidade.

A Paris School of Economics, de criação recente, tem sua sede nos locais da École Normal Supérieure (13 prêmios Nobel e 10 medalhas Fields nas costas), no bulevar Jourdan. Não é um dos colossais edifícios do século XIX, de pedra talhada, onde outras instituições como a Sorbonne ou a faculdade de Direito de Panthéon-Assas ainda conservam suas sedes históricas. Trata-se de um conjunto de edifícios relativamente moderno, mas avelhentado. O vinílico desgastado do solo e a cor amarelada de algumas paredes revelam que, se falamos em capital, não é físico, mas sim humano.

Três percevejos da porta do escritório de Piketty seguram uma folha de papel com seu nome. Do quarto só restou a agulha. Seu escritório mede cerca de 15 metros quadrados, 20, se muito, e está cheio de estantes repletas de livros. Não tem assistente pessoal. Não veste terno, nem gravata. Desde o primeiro momento, mostra-se amável, sorridente e natural. Um pouco tímido. Ainda que dê a sensação de não nunca ter quebrado um prato na vida, se expressa sem titubear e com veemência em alguns momentos. Para ler uma excelente e esclarecdora entrevista com Piketty, clique aqui.

 

sábado, 15 de novembro de 2014

TEM ÁGUA NA FONTE


Bíblico


Eugênio Magno



Do barro fez-se

o homem

e o homem

barro se fez.


(Do Livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

CIDADÃOS DE BEM PEDEM BOM SENSO AOS EXTREMISTAS


Comissão de Anistia avalia pedido de intervenção 
como desconhecimento do passado
A diretora da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Amarílis Tavares, lamentou a ocorrência de manifestações que pedem intervenção militar no país. “Falta conhecimento mais profundo sobre nosso passado autoritário, sobre como os direitos das pessoas, de uma sociedade inteira, foram violados”, avaliou, durante participação em congresso internacional no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca), que ocorreu na última semana, com o tema Memória: Alicerce da Justiça de Transição e Direitos Humanos.
A avaliação é referente aos protestos que têm acontecido, especialmente em São Paulo. Além da intervenção militar, os manifestantes pedem o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, reeleita para mais um mandato. Embora considere um equívoco qualquer pedido de retorno ao período autoritário, Amarílis reconhece que esse tipo de expressão ocorre porque o país vive um ambiente democrático.
(Fonte: Agência Brasil)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A FORÇA DO CINEMA NA CASA DE CÁSSIA


Animações, Candeias e a Boca do Lixo, 
Consciência Negra, Olinda e Recife

A programação do cineclube da Casa de Cássia deste sábado, dia 8, exibe às 17 horas, o programa internacional do 11º Dia Internacional da Animação, composto de dez filmes, feitos também conforme diferentes técnicas, provenientes da Estônia, Finlândia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Itália, Polônia, Canadá e Argentina.
A programação prossegue no outro sábado, 15, às 17 horas, com o documentário "Ozualdo Candeias e o Cinema" (2013), dirigido por Eugênio Puppo, sobre o ex-caminhoneiro que se tornou um dos realizadores mais originais do cinema brasileiro. Quem narra o filme é o próprio Candeias, que mostra alguns de seus filmes, como o cultuado "A Margem", de 1967, tendo como pano de fundo a Boca do Lixo paulista, onde teve início, nos anos 1970, o cinema marginal, do qual o cineasta foi o precursor. O curta é "Quimera" (2013), de Tarcísio Lara Pulati, com Andressa Silva e Juraci Júnior, que junta algumas histórias de amor contadas à beira do rio Madeira. 
No dia 22, sábado, às 17 horas, será apresentado o longa "Em Quadro - A História de 4 Negros nas Telas" (2009), de Luiz Antonio Pilar, sobre a participação dos atores Ruth de Souza, Zezé Motta, Léa Garcia e Milton Gonçalves no cinema brasileiro, com destaque para os filmes "Assalto ao Trem Pagador", "Xica da Silva", "Filhas do Vento" e "Rainha Diaba". Com esse filme, o cineclube comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, que transcorre no dia 20. O curta é "Dona Sônia Pediu uma Arma para seu Vizinho Alcides" (2010), de Gabriel Martins, com Rute Jeremias e Delardino Martins. Produzido pela Filmes de Plástico, de Contagem, o filme conta uma história de vingança.  
No dia 29, sábado, às 17 horas, o cineclube apresenta o documentário "Rio Doce/CDU", de Adelina Pontual, que faz uma viagem cinematográfica pelos subúrbios de Olinda e Recife, seguindo o itinerário da linha de ônibus Rio Doce/CDU. O curta é "Julie, Agosto, Setembro" (2011), de Jarleo Barbosa, com Carolina Provázio e Allan Santana. Nele, Julie é uma moça suíça que se muda para Goiânia e que acaba por se transformar em parte da cidade.
Aos domingos, às 17 horas (menos no último domingo do mês), prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos.
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
O Cineclube da Casa de Cássia fica na  rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme, M.G.Maiores informações: (31) 3535-1721, 9247-6574 e 9786-4465 ou nos endereços eletrônicos: casaculturamateusleme@gmail.com, www.casadecassia.blogspot.com,

sábado, 1 de novembro de 2014

ENCONTRO DO PAPA COM MOVIMENTOS POPULARES DO MUNDO INTEIRO


Para os movimentos, pastorais sociais e  grupos de trabalho,  o discurso do Papa deve ser  um roteiro de reflexão, mística e ação

Caci Amaral
Coordenadora da Pastoral Fé e Política 
da Arquidiocese de São Paulo
 
Em seu discurso durante o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais e com os líderes de vários movimentos sociais, o Papa Francisco defendeu a Reforma Agrária e fez duras críticas ao modelo do agronegócio.
Ao citar o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, Francisco lembrou que "a reforma agrária é, além de uma necessidade política, uma obrigação moral".
Disse ainda se preocupar com a erradicação de tantos camponeses que deixam suas terras, “não por guerras ou desastres naturais”, mas pela “apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da água, os agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem da sua terra natal”. Para ele, “essa dolorosa separação, que não é só física, mas também existencial e espiritual, porque há uma relação com a terra que está pondo a comunidade rural e seu modo de vida peculiar em notória decadência e até em risco de extinção”.
Como conseqüência a essa perversidade, o Papa trouxe a dimensão da fome ao se referir a outra prática recorrente do agronegócio. “Quando a especulação financeira condiciona o preço dos alimentos, tratando-os como qualquer mercadoria, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome".
 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DILMA REELEITA


Dilma, Presidenta até 2018


Em uma disputa acirrada, com uma vitória apertada e, apesar de todo o terrorismo midiático, da pressão das elites e da onda digital de uma camada de eleitores sem rosto e sem propósitos que clamam por mudanças, sem saber que mudanças querem, Dilma foi reeleita. E tem muito o que fazer, inclusive e, principalmente, mudanças. Não mudanças para trás, para retroceder, como muitos incautos, enganados pela orquestração dos golpistas chegaram ingenuamente a proclamar. Mas, mudanças para frente, para avançar, cada vez, mais na construção e consolidação de uma democracia sólida em nosso país.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DOMINGO TEM VOTAÇÃO DO SEGUNDO TURNO


Aécio ou Dilma, 
Dilma ou Aécio:
o Brasil vai escolher


No próximo domingo, dia 26 de outubro, o eleitor brasileiro vai decidir quem será o/a próximo/a Presidente da República do Brasil, a partir de 1 de janeiro de 2015.
Numa das eleições mais disputadas da história da democracia brasileira, o povo vai decidir entre os candidatos dos dois partidos - PSDB e PT - que tem polarizado a política brasileira nos últimos 20 anos.
E, passado esse pleito: surgirão novas lideranças? Quem serão esses homens e mulheres comprometido(a)s com ideais democráticos, libertários, éticos, e, que, de preferência, venham do povo e dos movimentos sociais?

CIDADANIA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 
CGU regulamenta programa que oferece formação sobre cidadania para escolas

Estimular o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e adolescentes é o objetivo do Programa Um por Todos, Todos por Um! Pela Ética e Cidadania, da Controladoria-Geral da União (CGU). A principal novidade é que mais escolas poderão ser cadastradas para participar das atividades. 
O programa consiste na promoção de ações educativas em instituições de ensino. Neste ano, a meta da CGU é que 1.049 escolas de todas as capitais do país participem do projeto, beneficiando 91.980 estudantes. Com a regulamentação, os números poderão ser ainda maiores, porque desde que foi criado, em 2008, o programa tem que selecionar as escolas públicas que recebem a iniciativa, já que era viabilizado por recursos da própria CGU, com apoio de outros órgãos, como o Ministério da Educação.  
(Agência Brasil)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SUTILEZAS DA SUBJETIVIDADE


Entrelinhas

Eugênio Magno



pela fresta do poema

                            eu vi

seus vales e montanhas


(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - Versos e prosa, 2005)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O CINEMA TÁ BOMBANDO EM MATEUS LEME


"Bang bang" e Blá, blá, blá, Pedro Aleixo, Milton Santos e O Dia Internacional da Animação na Casa de Cássia 

A programação do cineclube da Casa de Cássia continua neste sábado, 11, às 17 horas, com o longa "Parto para a Liberdade - Uma breve história de Pedro Aleixo" (2014), de Jesus Chediak. O filme aborda os bastidores da promulgação do AI-5 e a ação dos militares para impedir que o grande advogado e político mineiro, então vice-presidente da República,  assumisse a Presidência no impedimento, por doença, do então presidente Costa e Silva. O curta é "Coutinho Repórter" (2010), de Rená Tardin, sobre o período em que o documentarista Eduardo Coutinho trabalhou no Globo Repórter da TV Globo.
 
No dia 18, sábado, às 17 horas, será exibido o "Bang Bang" (1971), de Andrea Tonacci, com Paulo Cesar Pereio, Abraão Farc e os atores mineiros Jura Otero, Ezequias Marques, José Aurélio Vieira, Antônio Naddeo, Milton Gontijo e Thales Penna. Uma sátira carregada de "non sense" ao filme policial, "Bang Bang" mistura experimentalismo e invenção na construção de uma das mais marcantes obras da cinematografia brasileira gerada dentro do movimento do chamado cinema marginal. Filmado em Belo Horizonte e seus arredores, tem fotografia em P&B do mineiro Thiago Veloso. Acompanha-o  o curta "Blá, Blá, Blá" (1968), também de Tonacci, com Paulo Gracindo, Nelson Xavier e Irma Alvarez; o filme é uma crítica ao regime militar pela repressão à liberdade de expressão e aos impasses que  impôs aos políticos, às esquerdas e ao homem comum.  
 
No dia 25, sábado, às 17 horas, será exibido o documentário "Milton Santos: Por Uma Outra Globalização" (2006), de Sílvio Tendler. Tendo por base uma entrevista concedida pelo geógrafo Milton Santos pouco antes de sua morte, em 2001, o filme expõe o outro lado da globalização, a da pobreza e da desigualdade social. O curta é "Olho por Olho" (1966), primeiro filme de Tonacci, que, muito antes de "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, surpreende um grupo de jovens que reagem à frustração de suas vidas cultuando a violência.
 
No dia 28, terça-feira, às 19h30, o cineclube participa do 11º Dia Internacional da Animação, apresentando os programas nacional e internacional organizados pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Nesta data, em 1892, o francês Émile Reynaud fez, em Paris, a primeira exibição pública de desenhos animados. O DIA é comemorado em 30 países e neste ano será realizado, no Brasil, em 240 cidades de 26 Estados.
 
Aos domingos, às 17 horas (menos no último domingo do mês), prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos. 
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
O Cineclube Casa de Cássia, funciona na Rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta). 35670-000 - Mateus Leme, M.G. Maiores informações: (31) 3535-1721 9247-6574 e 9786-4465, ou:

domingo, 5 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014


Dilma, com 42% e Aécio, com 34% dos votos vão para o segundo turno na disputa para Presidente do Brasil. 
Já no Estado de Minas Gerais, o candidato do PT, Fernando Pimentel, venceu, com 53% dos votos, no primeiro turno, o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, que obteve 42% dos votos. 
As eleições de 2014, entrarão para a história do país como uma das mais disputadas de todos os tempos. E, se em Fernando Pimentel e no PT, ainda sobrar um pouco do que já foram, Minas Gerais nunca mais será a mesma.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MORRE UM GRANDE AMIGO


Adeus, Elthomar Santoro Jr.


O cantor, compositor e escritor montes-clarense Elthomar Santoro, autor da música “Rapariga do Bonfim“, morreu na manhã de segunda-feira (29) no Hospital Haroldo Tourinho, em Montes Claros .
Elthomar tinha 56 anos e foi internado na última sexta-feira (26), com um quadro de infarto. Ele estava na casa do irmão, Ismoro da Ponte, quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital.
O cantor havia passado por uma cirurgia de angioplastia e aguardava uma vaga no CTI, devido a complicações do procedimento cirúrgico, mas não resistiu e morreu.
O corpo foi velado no Centro Cultural Hermes de Paula, e enterrado no Cemitério do Bonfim.
Trabalhos
Elthomar Santoro Júnior é considerado um dos maiores compositores musicais que Montes Claros já teve. Compôs mais de 500 canções, várias delas de repercussão nacional.
Santoro ganhou o prêmio Mambembe de teatro da Secretaria de Cultura de São Paulo, com a peça “O caso das galinhas do prefeito”. Ele o irmão, Ismoro da Ponte, compuseram a famosa música “Rapariga do Bonfim”.
Em novembro de 2013, o músico lançou seu terceiro álbum em Montes Claros, junto com amigos. Elthomar Santoro lançaria no final de 2014 um DVD durante a Festa do Pequi, em Montes Claros. O DVD “Existência Gerrilheira” já está pronto.
(Site do Jornal de Montes Claros)

domingo, 28 de setembro de 2014

MARKETING POLÍTICO


Dá para vender políticos como sabão em pó? 
Marqueteiros famosos respondem


O UOL entrevistou marqueteiros renomados e publicitários famosos para saber se o marketing político ganha ou não uma eleição. Os profissionais do ramo opinam sobre os clichês do horário eleitoral e como as pesquisas pasteurizaram as campanhas. Para assistir ao vídeo, clique neste link: http://tvuol.uol.com.br/video/da-para-vender-politicos-como-sabao-em-po-marqueteiros-famosos-respondem-04020D983372C0915326.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

NUOVO CINEMA ARGENTINO


De 26 a 28 de setembro, acontece a mostra do Nuovo Cinema Argentino, na Casa del Cinema, na Vila Borghese, em Roma, na Itália. A mostra será em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Julio Cortázar. Na oportunidade, serão exibidos vários filmes baseados em sua obra.
O presidente de honra da mostra é o cineasta argentino, radicado na Itália, Fernando Birri, de quem recebi o convite e a quem agradeço a gentileza.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESPECIALISTAS FALAM SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2014 NA UEMG


A Faculdade de Políticas Públicas "Tancredo Neves" - FaPP/CBH/UEMG, promove no próximo dia 18 de setembro, quinta-feira próxima, de 19:00  às 22:00 horas, no auditório da unidade, à rua Major Lopes, nº 574, Bairro São Pedro, em Belo Horizonte, MG, o evento “ELEIÇÕES 2014: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA – A VOZ DOS ESPECIALISTAS”. 
Maiores detalhes no cartaz abaixo:



EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA RAZÃO



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PRIVATIZAÇÕES EM EXCESSO


Pastoral Carcerária recomenda que 
penitenciárias privadas sejam reestatizadas

Depois de inspecionar oito dos 23 estabelecimentos prisionais administrados por empresas privadas em funcionamento no Brasil, a Pastoral Carcerária recomenda que o processo de privatização seja imediatamente revertido.
A Pastoral concluiu que a privatização dessas unidades como alternativa à incapacidade do Estado de garantir a segurança e o bem-estar dos presos não tem sido vantajosa para a administração pública nem financeiramente nem legalmente.
A entidade aponta falta de transparência dos contratos firmados entre governos estaduais e empresas e classifica como ilegal a iniciativa do Estado de delegar à iniciativa privada atividades como custódia, segurança e vigilância interna de unidades prisionais. A Pastoral pede que o Poder Público encontre meios de tornar a administração penitenciária estatal mais eficiente. Ver mais
(Fonte: Agência Brasil)

FAZER DIREITO ...


Douto

Eugênio Magno


eu nasci errado

entretanto fiz Direito

permaneci torno

(Do Livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONSTITUINTE EXCLUSIVA DO SISTEMA POLÍTICO


Na internet, Plebiscito soma mais de 
1, 5 milhão de votos pelo SIM


Na denominada Semana da Pátria, entre os dias 01 a 07 de setembro, mais de 40 mil urnas foram instaladas por todo território nacional para a votação do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Após uma intensa mobilização,  a Secretaria Operativa Nacional, divulgou nota com os primeiros resultados do processo.
Foram 1.744.872 votos de pessoas em todo o país na votação pela internet (via online). Destas 96, 9% (1.691.006) votaram SIM à Constituinte, e 3,1% (53.866) votaram NÃO. As urnas físicas ainda estão em processo de contagem.
“O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de setembro, em Coletiva de Imprensa. [...] Em seguida, ainda sem data definida, entregaremos os resultados do Plebiscito Popular aos três poderes: Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário), como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um Plebiscito Oficial com o mesmo tema do Plebiscito Popular”, diz a nota.

Muro de silêncio 
A nota divulgada ainda ressalta a positividade da campanha ao envolver artistas, intelectuais, lideranças sindicais e populares, além de voluntários nas atividades. Para eles, a campanha foi vitoriosa “apesar do ‘muro de silêncio’, propositalmente montado pela grande mídia, o que só reforça a nossa posição pela democratização dos meios de comunicação no Brasil”.
(Fonte: Site Brasil de Fato)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UNIVERSITÁRIOS DE BAIXA RENDA TERÃO SEUS ESTUDOS GARANTIDOS


PEC cria fundo para garantir permanência de alunos de baixa renda nas universidades

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 417/14, do deputado Gustavo Petta (PCdoB-SP), que cria o Fundo de Permanência Estudantil na Educação Superior (Funpes), com o objetivo de garantir a permanência de alunos de baixa renda em universidades públicas ou privadas.
Conforme a proposta, serão destinados ao fundo 1% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e 3% dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) originários da arrecadação do PIS/Pasep – o banco recebe 40% da receita desses tributos para financiar programas de desenvolvimento econômico.
A proposta tramita em regime especial e terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, a PEC precisará ser aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara. Se aprovada, seguirá para o Senado. Íntegra da proposta: PEC-417/2014.  
(Fonte: Agência Câmara)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

DESOLAÇÃO E EXTREMA VULNERABILIDADE


Mulher palestina de mãos dadas com uma criança 
regressa para sua casa no bairro de Shejaiya na Faixa de Gaza. 
Após 50 dias de ofensiva, Israel e Hamas aceitaram um cessar fogo por tempo indeterminado.



(Foto: Roberto Schmidt / AFP)
 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SUPER-DOSE LITERÁRIA NA TELONA EM MATEUS LEME


 A literatura dá o tom na programação de setembro 
do cineclube da Casa de Cássia em Mateus Leme

O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida apresenta, em setembro, uma programação marcada pela literatura, com filmes baseados em obras de Murilo Rubião, Fernando Sabino e Tchekhov, além de um documentário sobre Hilda Hilst. 
A programação começa sábado, 6 de setembro,  às 17 horas, com o curta "Françoise" (2001) e o longa “O Ex-mágico da Taberna Minhota" (1996), ambos de Rafael Conde. Com Débora Falabella, "Françoise" surpreende uma garota e um rapaz que se encontram por acaso numa estação rodoviária. Baseado no conto de Murilo Rubião, com Ezequias Marques e Antônio Naddeo, o longa conta a história de um ex-mágico que tenta se livrar de suas mágicas responsáveis pela sua própria existência.  
A programação prossegue no outro sábado, 13, às 17 horas, com o longa "O Grande Mentecapto" (1986), de Oswaldo Caldeira, atendendo a pedidos, e do curta "Um Passo ao Passado" (1981), de Chris Lines e Lincoln Vasconcellos. Baseado no livro de Fernando Sabino, com Diogo Vilela e Osmar Prado, o longa aborda as aventuras e desventuras do mineiro Geraldo Viramundo, que se apaixona pela filha do governador e a acompanha por várias cidades do Estado. O curta trata da sobrevivência de dois meios de transporte ainda movidos a vapor em Minas Gerais, a "maria-fumaça" em Tiradentes e a "gaiola" no rio São Francisco.   
No dia 20, sábado, às 17 horas, será a vez do documentário "Hilda Humana Hilst" (2002), dirigido por alunos da Unicamp, entre os quais a mineira Bernadetth Maria Pereira, sob a coordenação do professor Paulo Bastos Martins, constituído de entrevista com a escritora pouco antes dela falecer e de depoimentos de pessoas próximas a ela. O vídeo se insere nas atividades de uma roda de leitura da Casa de Cássia e que será ilustrada também por programas de televisão de que a escritora participou. 
No dia 27, sábado, às 17 horas, será exibido o filme "Para Tchekhov" (2013), de Inês Peixoto e Rodolfo Magalhães, constituído de seis adaptações de contos escritos pelo escritor russo entre os anos de 1883 e 1887. Com atores do Grupo Galpão, como Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Paulo André e Teuda Bara, o filme versa sobre temas domésticos da sociedade russa da época caros a Tchekhov, como a cantora  que recebe a visita da mulher de seu amante e o marido que planeja vingar o adultério da mulher.
Aos domingos, às 17 horas, prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos.
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
O Cineclube Casa de Cássia fica na rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme, M.G.
Maiores informações pelos telefones: (31) 3535-1721, 9247-6574 e 7579-7815, ou em: www.casadecassia.com/, 


 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BENEFÍCIOS PARA JOVENS MORADORES DE RUA


Projeto inclui jovens moradores de rua 

entre beneficiários do Projovem

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6853/13, do Senado Federal, que inclui entre os beneficiários do programa Projovem Adolescente os jovens de 15 a 17 anos moradores de rua. Criado em 2005 e reestruturado em 2008, o programa oferece aos jovens atividades socioeducativas, com o objetivo de estimular o retorno à escola e sua permanência no sistema de ensino, além do retorno à convivência familiar e comunitária.
O projeto altera a lei que trata do programa (Lei 11.692/08), que hoje prevê como beneficiários os jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias vinculadas ao programa Bolsa Família; os egressos de medida socioeducativa de internação ou de medida de proteção; os egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); e os egressos ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Íntegra da proposta: PL-6853/2013. 
(Fonte: Agência Câmara)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O CARAÇA, SEMPRE O CARAÇA



Paixão pelo meu patrimônio, 
pelo Caraça e pelo seu patrimônio: 
humano, ambiental, imaterial, histórico, religioso, material, etc...

(Fotos: Eugênio Magno e Geovana R. Martins)




MUITOS PÉS




Os pés


Eugênio Magno


1-                    Pé direito
                        Pé esquerdo
                        Pés
compridos, lisos, cavados
                        [e ossudos]
um quarenta e dois
o outro 43
                        Meus pés


2-                    Pés gordos
                        Pés magros
uns cabeludos, outros enrugados
                        Pés finos
                        Pés chatos
                        Pares de pés
                        Pés solo
                        Outros pés


3-                     Pés descalços
                        Pés enxutos
                        Pés molhados
                        Pés calçados
                        [com e sem meias]
                        Pés embrulhados
                        Pés com chulé
Pés brancos de polvilho       Granada
                        Alguns pés

4-                    Pé certeiro
                        Pé torto
                        Pé forte
Pé fraco
                        Pé pequeno
                        Pé grande
                        Vários pés


5-                    Pé-quente
                        Pé-frio
                        Pé-de-chinelo
                        Pé-de-meia
                        Pé-de-moleque
                        Pé-de-ferro
                        Pé-de-vento
                        Pé-de-valsa
                        Pé-de-cabra
                        Pé-de-mesa
                        Pé-rapado
Pé d’água
                        Pé ante pé
                        Mais pés

(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - Versos e prosa, 2005)