sábado, 25 de setembro de 2021

COVID-19: NOVOS ESCÂNDALOS

 

(Foto: Louai Beshara / AFP)


Na imagem acima o "kit covid", não recomendado pelas autoridades de saúde que pode conter cloroquina, ivermectina e azitromicina 

Covid: o escândalo da Prevent Senior, 
a vacinação de adolescentes e o atual panorama da crise

Brasil fecha semana com notícia de aumento na taxa de transmissão da doença e percentual de 40% da população imunizados
O escândalo envolvendo a operadora Prevent Senior segue alimentando a rede de problemas que vieram à tona na atual fase da pandemia no país. A empresa, hoje na mira de inquérito do Ministério Público Federal (MPF), é suspeita de omitir morte de pacientes em um estudo do uso da cloroquina no tratamento de pessoas com covid-19.

Para ler a matéria de Cristiane Sampaio para Brasil de Fato, clique aqui.


(Fonte: Site Brasil de Fato)

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

RECURSOS NATURAIS ENTREGUES AO CAPITAL

 

(Foto: site Outras Palavras)

A furiosa e disfarçada guerra pela Água no Brasil


Milhares de municípios, abastecidos por empresas públicas, serão forçados a considerar propostas de privatização. Maiores mananciais do mundo são cobiçados por corporações como Coca-Cola e Nestlé. Congresso entrega – e mídia cala-se.

O país atravessa uma crise hídrica que afeta diretamente o nível dos reservatórios dos subsistemas elétricos. De acordo com o último boletim divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado em 10/09/21, os reservatórios das Usinas Hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste estão operando com apenas 22,7% de sua capacidade de armazenamento. Esses reservatórios, que são responsáveis por cerca de 70% da geração hídrica do país, apresentam os níveis mais baixos dos últimos 91 anos. Os especialistas mencionam redução do nível dos reservatórios que pode chegar à 10%, o que seria muito grave, já que o sistema elétrico brasileiro nunca operou abaixo de 15%.
Para ler, na íntegra, a matéria de José Álvaro de Lima Cardoso para o site Outras Palavras, clique aqui.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

PRESIDENTE BRASILEIRO NÃO ESTÁ VACINADO

(Foto: Marcos Correa / PR)


ONU deve decidir amanhã se exigirá vacinação para Assembleia-Geral, o que poderia barrar Bolsonaro

Os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) devem deliberar nesta quinta-feira (16/9) se exigirão que todos os presentes à Assembleia-Geral do órgão, na próxima semana, apresentem comprovantes de vacinação contra a covid-19 para serem admitidos ao prédio da ONU, em Nova York.
Caso decidam pela obrigatoriedade da imunização, isso poderia barrar a participação do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que oficialmente não está vacinado. Tradicionalmente, o chefe de Estado brasileiro faz o primeiro discurso entre os líderes no evento, marcado para o próximo dia 21.
Há dois dias, em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro voltou a repetir que não havia tomado imunizantes contra a doença, que já matou 580 mil brasileiros. Ele citou um suposto resultado do exame IGG, que mede a quantidade de anticorpos para uma dada doença no corpo, como justificativa para não ter se vacinado.
Leia a matéria completa de Mariana Sanches para a BBC News Brasil, clicando aqui.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

BOLSONARO NÃO É TRAIDOR

 

(Foto obtida de Google Imagens - creditada ao Brasil de Fato)


Não digam que não foram avisados

Na quarta-feira de "cinzas" da grande trapalhada bolsonarista, o day after do 7 de setembro - que começou com comemorações, pompa e circunstância nas trincheiras do radicalismo da extrema direita brasileira -, foi dia de chororô, xingamentos e desembarques da canoa que sempre esteve furada.

Os jornalistas compromissados com a verdade e com o país (não apenas com grupos econômicos), intelectuais e até mesmo pessoas com o mínimo de formação e informação política cansaram de alertar a população, familiares e amigos ingênuos sobre as ameaças que Jair Messias Bolsonaro representava para o país. Mas não foram ouvidos. Arrivistas e marinheiros de primeira viagem superlotaram com fervor juvenil a embarcação avariada de um ex-capitão que prometia enfrentar mares bravios e muitas emoções em uma rota suicida espetacular. 

Sob todos os aspectos ele cumpre o que prometeu: por um lado, no campo da ação, destroçou o país nas esferas diplomática, econômica e institucional; sem contar o negacionismo que levou quase 600 mil brasileiros à morte na pandemia da covid-19. Por outro lado, no campo do palavrório populista, age como sempre agiu: dorme pensando em algo que possa afirmar de manhã para desmentir à tarde. 

Não foi diferente no fatídico 7 de setembro de 2021. Portanto, como dizia o saudoso locutor esportivo, Fiori Gigliotti, "agora, não adianta chorar", todos foram avisados. É patético assistir esses marmanjos soluçando com lágrimas nos olhos, vociferando contra quem sempre seguiu à risca o seu script. 

Só acredita em papai noel quem gosta do autoengano. 

Quer um conselho? Não mande mais cartas para o bom velhinho. Vá à luta, companheiro!


domingo, 5 de setembro de 2021

A "VERDADE" E A INTOLERÂNCIA

 

(A imagem é do site Ciência e Filosofia - Trabalhos Escolares)

Filosofia da tolerância

O ser humano se faz mediante a capacidade de criar o que o liga a Deus, a si próprio e aos outros, ao que ele cria e à história.

O episódio # 20 - FILOSOFIA DA TOLERÂNCIA do podcast Política com Fé continua com os apontamentos e reflexões sobre o livro “TOLERÂNCIA: Por uma ética de solidariedade e de paz”, de Bernhard Häring e Valentino Salvoldi.

Nessa edição os comentários e citações são do quarto, quinto e sexto capítulos do livro. De forma didática e gradativa, mas profunda, os autores conduzem o leitor à reflexão sobre temas fundamentais para a compreensão, o exercício e a construção ou o aprendizado da tolerância. Cronologicamente os capítulos abordados são, respectivamente: Pessoas e valores: para uma filosofia da tolerância, Do particularismo ao universalismo: uma abordagem bíblica e A tolerância e os seus desafios: a verdade e as suas religiões.

Dentre outras coisas, aprendemos sobre verdade e dogmatismos e somos alertados em relação aos equívocos que levam  ao comportamento intolerante.

O ser humano é em si mesmo um valor e, por isso mesmo, necessita cultivar valores morais e princípios éticos. Aliás, nunca é demais lembrar que o cultivo da ética, dos valores e dos princípios morais contribui para promover o valor próprio do ser humano.

Você pode ouvir o podcast Política com Fé, clicando aqui.


quarta-feira, 1 de setembro de 2021

POUCOS LABORATÓRIOS CONTROLAM A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE IMUNIZANTES NO MUNDO

 

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


Bolsonaro tem até quinta (2) para sancionar PL da "quebra de patentes"; veja o que está em jogo


Termina nesta quinta-feira (2) o prazo para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar o Projeto de Lei (PL) 12/2021, que autoriza licenças compulsórias para insumos em saúde em situações de emergência sanitária como a pandemia de covid-19.
Embora o texto do senador Paulo Paim (PT-RS) seja comumente chamado de PL da “quebra de patentes”, não se trata de uma apropriação indevida. O licenciamento compulsório está previsto na Lei da Propriedade Industrial 9.279/96 e foi criado para enfrentar eventuais abusos cometidos por detentores de patentes.
A própria Organização Mundial do Comércio (OMC) permite a adoção desse mecanismo em casos de emergência sanitária ou de interesse público.
Em 2007, por exemplo, o governo brasileiro licenciou compulsoriamente um dos medicamentos do coquetel Anti-Aids, o Efavirenz, reduzindo o preço do medicamento a um terço do que era negociado pelo laboratório estadunidense.
Entidades pressionam para que não haja vetos ao projeto, que pode reduzir preços e aumentar disponibilidade de insumos.
Para continuar lendo a matéria de Daniel Giovanaz para o site Brasil de Fato, clique aqui.

(Fonte: Brasil de Fato)