Santa Luzia tem Teatro e tem história
A ROUPA NOVA DO IMPERADOR
(Foto: Eugênio Magno)
Há poucos dias tive o privilégio de assistir a pujança do teatro de Santa Luzia com a apresentação, em praça pública, da peça teatral "A Roupa Nova do Imperador", uma produção da Companhia Teatral Solares, para a adaptação livre, inspirada no conto homônimo de Hans Christian Andersen, com texto e direção de Edsel Duarte; Direção Musical: Saimon Rodrigues; Cenário: Arthur Duarte; Figurino e Caracterização Cênica: Edsel Duarte; Produção Executiva: Leticia Araújo; Identidade visual: Arthur Duarte. No elenco, Maiara Lima, Débora Apolinário, José Mateus Soares, Fran Gonçalves, Amara Rubia, Karen Costa, Val Santos, Leila Moraes e Saimon Rodrigues.
Brevemente a peça será encenada na Praça da Juventude, no São Benedito. Vale a pena ver.
TEATRO SÃO FRANCISCO, EM TAQUARAÇU DE BAIXO
(Foto: Eugênio Magno)
Encontra-se em estado de abandono, o Teatro rural São Francisco, em Taquaraçu de Baixo, distrito de Santa Luzia, MG.
O teatro, um dos poucos exemplares do mundo, com tais características, foi tombado pelo município de Santa Luzia, por meio do Decreto nº 2.131/2008 e integra o patrimônio histórico da cidade, todavia sem merecer a devida atenção por parte da administração municipal.
Convidado para dar aulas de música, com o objetivo de formar uma banda em Taquaraçu, o jovem ex-seminarista, Raimundo Nonato da Costa, resolve montar ali uma peça de teatro. E é assim que, em 28 julho de 1954, Raimundo, apelidado de Du, estréia a peça teatral "Mundo Velho sem Quintino", no curral da Fazenda Taquaraçu, adaptando o compartimento dos bezerros para palco e a cocheira como espaço para a platéia.
No mesmo ano, o então dono da fazenda, Nelson Gonçalves Marques, mobilizou a comunidade e, em mutirão, adaptaram o curral e construíram o Teatro São Francisco que foi palco de muitas apresentações teatrais, com texto, direção e atuação dos próprios moradores de Taquaraçu que se revezavam em várias funções.
Uma enchente de grandes proporções, no final dos anos 1990, atingiu o Teatro São Francisco, obrigando-o a ficar fechado por um longo período, até que em 2007 a Prefeitura Municipal de Santa Luzia promoveu a restauração da edificação. Atualmente o teatro se encontra em péssimas condições e necessita de uma nova reforma, urgentemente, sob pena de desaparecer, como já desapareceu a sede da Fazenda Taquaraçu.
(Foto: Eugênio Magno)