quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

ÚLTIMO EPISÓDIO DO ANO DO PODCAST "POLÍTICA COM FÉ"

Bem Vindo 2022!

Abaixo alguns trechos do último episódio do ano do podcast Política com Fé.

Assim como muitos companheiros, abnegados, temos lutado, na trincheira que nos é própria, sem esmorecimento e assim pretendemos continuar. Afinal, escolher essa luta ou ser escolhido e se ver constantemente nela já se tornou rotina, cotidiano, prática de vida. Entretanto, não podemos deixar de fazer as críticas, as autocríticas e, porque não, falar das decepções, em nossas próprias trincheiras, que são enormes. O corporativismo de alguns grupos é tamanho que fica escancarado o jogo, aético, praticado por seus representantes: atores-autores dessa dramaturgia tragicômica. As instituições que mais criticam e atacam comportamentos, políticas e procedimentos não conseguem mais sustentar, para a plateia, o teatro a que se impuseram. É difícil dizer se é a hipocrisia que cresceu a ponto de fazer grandes sombras sobre seus cultivadores ou se eles realmente passaram a acreditar tanto nos papéis que representam que, presos em jaulas de ouro, autônomos e autômatos, consomem-se entre si e a si mesmos, num banquete de autocanibalismo referencial e narcísico de insignificâncias que é deprimente. O cinismo grassa e qualquer nesga de poder vem se transformando em balcão de troca, espaços para a prática de nepotismos cruzados e diretos.

Apontar e falar contra quem se encontra no outro espectro sempre é mais fácil. Difícil mesmo é cortar na própria carne. Dos neoliberais e da direita ultrarradical, recém saída do armário, nem há o que falar, nem vou gastar minha energia com palavrórios do tipo que topo constantemente nos meios que circulo. Enquanto os capitalistas ricos, mas também os pobres iludidos com a ideia de uberização profissional fazem proselitismos da prosperidade liberal, alguns setores que se autodenominam de esquerda, encarapitados nos sindicatos, nas universidades, nas religiões, na mídia, nas artes e, mesmo nos partidos, usam o discurso de defesa dos pobres para garantir a estabilidade de seus status.

Dois anos de pandemia foi mais do que suficiente para ver a profusão de inutilidades que é produzida, embalada pela lógica produtivista que invadiu o mundo intelectual. Ver e sentir debaixo do nariz todo o odor desse populismo adornado pela razão cínica, com romantização da pobreza, identitarismos que pautam pela defesa de protagonismos e empoderamentos seletivos é nauseante. É imperioso que se recupere a sobriedade progressista, se é que ela já existiu algum dia.

Para ouvir o episódio completo, que está imperdível, # 27 - BEM VINDO 2022!clique aqui.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

POÉTICA DAS IMPRESSÕES EXPRESSAS

 Poema Inacabado


Eugênio Magno


Só restava a esperança em

Um dia distante que nunca chegava.

 

Não havia fim e

Os começos também cessaram.

 

Algo foi emudecendo em nós.

 

Ficamos inertes.

E gélidos, fomos nos definhando.

 

A palavra, afiada, mal dita,

Precipitava ainda mais a desintegração,

Até mesmo aquela,

Da solidez insípida

Em que nos transformamos.

 

Agora,

Como gotas de água da chuva,

Somos

Náufragos

Em mar aberto.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

WIKILEAKS: ASSANGE PODE PEGAR 175 ANOS DE CADEIA

(Foto: Twitter/Stella Moris)


Suprema Corte britânica decide que Julian Assange pode ser extraditado para os EUA

A Suprema Corte britânica anulou na manhã de sexta-feira (10/12) a sentença de janeiro que impedia Julian Assange de ser extraditado para os Estados Unidos.

A decisão de hoje foi tomada após julgamento do recursos apresentados pelos EUA em outubro. O país questionou a validade do laudo médico que fundamentou a decisão da juíza Vanessa Baraister de não extraditá-lo (em janeiro) devido ao risco de suicídio se ele fosse transferido para uma prisão de segurança máxima.

A corte aceitou as garantias oferecidas pelos EUA para evitar o risco de suicídio, fortemente rechaçadas pela defesa, liderada por sua companheira, Stella Moris. Mas o fundador do Wikileaks continuará na cadeia de Belmarsh, onde está há dois anos, pois a defesa ainda pode apelar da decisão em duas instâncias.

O fundador do Wikileaks, que completou 50 anos na cadeia em agosto, é processado pelos Estados Unidos sob alegação de uma conspiração para obter e divulgar informações de defesa nacional após a publicação de centenas de milhares de documentos vazados relacionados às guerras do Afeganistão e do Iraque no site.

Para ler a íntegra do texto de Luciana Gurgel, clique aqui.

(Fonte: MediaTalks / Uol)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O PROFETISMO DE LEONARDO BOFF E PAULO FREIRE

 


(Corrente Escravidão Opressão - Pixabay)


Opressão X Libertação

O antagonismo entre Libertação e Opressão é claro e desde as primeiras manifestações de opressão por parte dos poderosos que o povo oprimido resistiu e reagiu, lutando por libertação, ainda que lhe fossem impostas duras penas. Não existe vencedor sem vencido o que, conseqüentemente, confirma a existência de uma luta mesmo que desigual entre as partes. E, são as lutas – vencidas e perdidas –, do passado e do presente, que estimulam outras e novas batalhas que fazem perpetuar o ideal de liberdade.

A primeira edição de novembro do podcast Política com Fé* traz, além dos informes do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), uma breve reflexão Opressão versus Libertação: denúncia e anúncio, apoiada no profetismo de Leonardo Boff e Paulo Freire.

Para ouvir o episódio # 26 - OPRESSÃO X LIBERTAÇÃO, clique aqui.

*Visite a plataforma do nosso podcast. Conheça e ouça todos os nossos episódios e se inteire das temáticas de Fé e Política: anchor.fm/eugenio-magno.