quinta-feira, 29 de março de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS


Cidadania para a democracia

Eugênio Magno

Durante Seminário Nacional das Escolas de Fé e Política e da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP, em Brasília houve o lançamento da Cartilha Eleições Municipais 2012: Cidadania para a Democracia. A publicação foi organizada pelo CEFEP, em parceria com outras entidades ligadas à CNBB, como o Conselho Nacional do Laicato no Brasil – CNLB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, Pastorais Sociais e o Centro de Pastoral Popular. A cartilha está sendo vendida ao preço popular de R$1,50 a unidade e os pedidos poderão ser feitos pelo site www.cpp.com.br ou pelo telefone 0800 703 8353.
Estruturada a partir do método Ver, Julgar e Agir, adotado pela Ação Católica, a cartilha destaca, sobretudo, o temário da construção da cidadania, conclamando os cristãos a se tornarem sujeitos políticos na busca da construção de uma democracia plena.
Baseada na análise da realidade social e política do nosso país e na Doutrina Social da Igreja, o documento insiste na responsabilidade do eleitorado no sentido de não resumir sua atuação ao simples ato de votar. Mas de estar atento e acompanhar os eleitos, seguindo seus passos e fiscalizando seus atos após as eleições. Os eleitores de um modo geral precisam tomar consciência da crise que se instalou no Estado e na democracia e se articularem para construir uma nova democracia e um novo Estado. Essa construção deve ter início no município, especialmente em razão da proximidade das pessoas com a classe política. Temos que participar, agir coletivamente, buscar uma consciência coletiva, construir estruturas de participação permanentes, pautar os orçamentos participativos, acompanhar os poderes e os mandatos, não deixar o político sozinho fazendo o que quer. É nosso dever pensar um projeto para a nossa cidade, para o Brasil, para a terra e, construir a sociedade do bem viver.
Como já dizia o papa Paulo VI: A política é uma maneira sublime de viver o compromisso cristão a serviço dos outros.
Mais informações sobre o encontro estão no link  http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=199285,OTE&IdCanal=2 

segunda-feira, 26 de março de 2012

VISUAL ESSAYS

O Poeta português, Fernando Aguiar em seu blog, diz:
"Depois de edição de CLLIGRAPHIES, em 2007, VISUAL ESSAYS é o meu segundo livro publicado pela Redfoxpress, de Francis Van Maele, em County Mayo, na Irlanda.
Integra, tal como o anterior, a coleção “C’est Mon Dada”, direcionada para a edição de obras que combinem texto e imagem, desde poesia experimental e visual a outras obras realizadas num espírito Fluxus ou Dadaísta.
Nesta coleção já publicaram autores como Klaus-Peter Dencker, Pierre Garnier, Jürgen O. Olbrich, Jonh M. Bennett, Luc Fierens, Richard Kostelanetz, Klaus Groh, Hartmut Andryczuk, Lucien Suel, Clemente Padin, Julien Blaine, Vittore Baroni, J. M. Calleja, Bruno Chiarlone, Miguel Jimenez, Thierry Tillier, Derek Beaulieu, Nico Vassilakis, Carla Bertola, Pete Spence, Alberto Vitacchio, Scott Helmes, Demosthenes Agrafiotis, Carol Stetser, Anna Boschi, Giovanni Fontana, Fernando Garcia Delgado, Andrew Topel, Jean-François Bory, isto é, uma boa parte da nata de poetas visuais de todo o mundo.
Regressando a VISUAL ESSAYS, integra 37 poemas visuais que criei nos anos 80 e 90, a grande maioria inéditos, com uma forte componente da “letra”, que é utilizada como elemento estético, sempre com o recurso à colagem, em muitos casos sobre um suporte serigrafado, e nos quais a cor é um outro fator preponderante.
O livro tem 44 páginas impressas a cor, capa dura, 15x10,5 cm, custa 15 € e, para quem estiver interessado, o contato do Francis é: info@redfoxpress.com . Podem também consultar: http://www.redfoxpress.com/dada-aguiar2.html."

(Fonte: Site O Contrário do Tempo)

quinta-feira, 22 de março de 2012

PRÊMIO PARA A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


Contigo cria prêmio para MPB

A nova safra de cantores da música popular brasileira terá mais um evento especial para reconhecer o trabalho realizado, trata-se do Prêmio Contigo MPB Brasil de Música. A Contigo em parceria com o grupo MPB Brasil, por meio da rádio carioca MPB FM (90,3), já prepara a primeira edição do evento para julho deste ano.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, Felix Fassone, diretor do núcleo de celebridades da Editora Abril, explica que o objetivo é transformar a marca Contigo em sinônimo de celebridade. “Trabalhamos isso em todos os canais, tanto no editorial, como nos eventos. Não é apenas uma revista, a Contigo é uma marca”, complementa.
Serão 11 categorias contempladas no prêmio: melhor álbum MPB, melhor álbum pop rock, melhor álbum samba, melhor álbum regional, melhor DVD, instrumentista, artista independente, top digital, música do ano, melhor cantor e melhor cantora. Com exceção das últimas três categorias, que serão escolhidas por voto popular, os demais ganhadores serão escolhidos por um júri formado por críticos especializados e personalidades do cenário musical. Uma categoria extra, intitulada Faro, escolherá um novo talento da música.
O evento acontece em 16 de julho no espaço Multicultural Miranda – no Complexo Lagoon, no Rio de Janeiro e está com as cotas de patrocínio abertas. Será um patrocinador máster e três marcas de apoio.
Neste ano a Contigo chega às próximas edições de seus outros eventos: Prêmio Contigo de TV(14ª), Prêmio Contigo de Cinema Nacional (7ª), Prêmio Contigo de Teatro (6ª) e o Prêmio Contigo de Talentos (2ª).
(Fonte: Site Meio & Mensagem)

segunda-feira, 19 de março de 2012

FÉ E POLÍTICA: CRISTÃOS CATÓLICOS MOBILIZADOS PARA AS ELEIÇÕES DE 2012


CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CÂMARA - CEFEP
REUNIU SEUS ASSESSORES NO FIM DE SEMANA



De 16 A 18 de março, o Centro Nacional de Fé e Política dom Helder Câmara - CEFEP, reuniu em Brasília sua rede de assessores e representantes de escolas de fé e política de vários estados brasileiros.
A programação foi bastante extensa e incluiu análise de conjuntura social: internacional e nacional, uma breve avaliação das mobilizações sociais no ano de 2011, além notícias sobre o quarto curso de formação política para cristãos leigos e leigas do CEFEP e de um intercâmbrio, para troca de experiências, entre as escolas de fé e política presentes ao encontro.


O Secretário executivo do CEFEP, padre Ernanne Pinheiro e o assessor Carlos Sgnorelli refletiram sobre os desafios e as perspectivas das eleições de 2012 e na oportunidade foi lançada a Cartilha Eleições Municipais 2012: Cidadania para a Democracia, organizada pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara - CEFEP, com a parceria da Comissão Brasileira de Justiça e Paz - CBJP, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB, das Pastorais Sociais e do Centro de Pastoral Popular.

quinta-feira, 15 de março de 2012

LEGADO POÉTICO


Herança

Eugênio Magno

Vestígios

de espinhos

em cruz ilhados

irados e insones

vagalumes urbanos

cavaleiros do tempo

soldados dos sonhos

arquitetos de planos

embreagando

de arco

Iris

Maria

Rosa

choque

arenas e areias

teias cheias

feias e feitas

aranhas e estrelas.

(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

domingo, 11 de março de 2012

A FESTA DAS CORES


Particularmente exuberante, a festa hindu "das cores" celebra a chegada da primavera e da fertilidade. Celebrada em toda a Índia, "Latmar Holi", conhece seu apogeu na região de Utah Pradesh onde os fiéis vão em peregrinação nos lugares santos no meio de um verdadeiro tumulto envoltos numa nuvem de pós pigmentados e de água.


(Foto: Reuters)

quinta-feira, 8 de março de 2012

KENJI MIZOGUCHI EM MATEUS LEME



"Contos da Lua Vaga"
é cinema puro - tão puro que antecede o próprio cinema

Ao lado de Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa, Kenji Mizoguchi é um dos três maiores cineastas japoneses do século passado. Em 58 anos de vida, fez mais de cem filmes. "Contos da Lua Vaga" (Ugetsu Monogatari), de 1953, é seu filme mais conhecido e aplaudido. Premiado no Festival de Veneza, provocou a descoberta do cineasta pelo Ocidente.
Trata-se de uma obra bem característica do cinema japonês, em que a realidade e o fantástico se misturam para construir uma fábula - a de dois homens e seus sonhos insensatos. Um se deixa perder pela glória de guerreiro e o outro pelos prazeres da luxúria. A época é o Japão feudal do século XVI, atravessado pela guerra civil.
À ambição dos homens, o cineasta contrapõe a sensatez e o sacrifício das mulheres. Quando jovem, o cineasta ficou marcado pelo fato de seu pai ter sido obrigado a vender uma de suas irmãs para servir de geisha. Segundo o crítico e depois cineasta Jacques Rivette, trata-se de um filme universal para o qual só é preciso apreender o cinema.
O curta é "Jiboia", de Rafael Lessa, um dos favoritos do público de 2011 do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo.
Os filmes serão apresentados em DVD, com projeção digital em tela de 75 polegadas, no próximo sábado, dia 10 de março, às 17 horas, na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, rua Meyer, nº 105, Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme, MG. Maiores informações pelo telefone (31) 3535.1721.

domingo, 4 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

CAMPANHA DE PUTIN À REELEIÇÃO CAUSA POLÊMICA


Em comercial, premiê russo aparece como “escolhido” de jovem

Virgindade é um tema sempre polêmico, principalmente em países conservadores. Na Rússia, um comercial da campanha do premiê Vladimir Putin tem repercutido negativamente na internet desde a última semana.
A peça, que pode ser assistida na red com legendas em inglês, mostra uma garota consultando uma cartomante sobre seu futuro. Ela diz que espera que exista amor, já que é sua primeira vez. A futuróloga então tira uma carta com a imagem de Putin e diz que o futuro da cliente será com ele – e sem traição. Em seguida, a garota aparece seguindo para o local de votação. Ao final, um lettering diz: Putin. Primeira vez só por amor, ao lado da imagem do candidato. O vídeo, assinado pela agência Aldus ADV, atingiu 360 mil acessos no Youtube e foi considerado de mau gosto – sobretudo pela sugestão vir de um candidato que atualmente ocupa o cargo de primeiro-ministro.


(Fonte: site Meio & Mensagem)