QUEM TEM OUVIDOS OUÇA
A voz é um instrumento muito importante.
É com ela que as pessoas estabelecem seus contatos. Ela ajuda a posicionar marcas
e a fazer tilintar o caixa das empresas. Convence cidadãos e consumidores,
seduz, elogia, adverte, esclarece, informa.
Estou falando das vozes que são
colocadas a serviço do mercado. São as vozes dos locutores e atores de
propaganda que, de tanto falar dos outros e, a partir de outros, desconfiaram
que havia chegado a hora de falar por si e de si mesmos. Descobriram que era
necessário compartilhar o que verdadeiramente fazem e como se sentem, quando as
marcas, as instituições, os serviços, as ideologias e outros produtos, levam
consigo, como seus defensores junto ao consumidor, uma parte deles. Algo de suas
identidades – suas vozes.
Estou falando do Grupo de Locutores
Especializados em Gravação – Vozes de Minas (primeira denominação do Grupo), do
qual tenho a honra de ser um dos fundadores e primeiro presidente.
Desde dezembro do ano passado que
estamos nos reunindo para pensar e repensar qual é nosso papel na sociedade e,
mais especificamente, na cadeia do processo de produção publicitária.
Descobrimos coisas incríveis e falamos dessas descobertas, primeiro para nós
mesmos, depois para os produtores.
Agora estamos na fase de falar do nosso trabalho para o pessoal das agências de
propaganda: diretores de RTV e de criação, redatores e presidentes. E não vamos
parar por aí, queremos também que o cliente que nós anunciamos, saiba quem
somos, o que fazemos, e como fazemos.
A sociedade, a partir de agora, vai
poder nos identificar como categoria profissional organizada. Estamos nos
preparando para isso. E não estamos olhando somente para o nosso próprio umbigo,
pois não queremos mais continuar a sermos tratados como coadjuvantes no mercado
publicitário nacional. Estou falando de envidar esforços juntamente com o
Governo do Estado e da Capital, agências, produtoras e anunciantes, para
sairmos da vergonhosa posição que ocupamos no ranking dos investimentos em
publicidade no Brasil.
Queremos nos aliar às forças
pró-ativas, que pretendem quebrar o silêncio de Minas. Temos em nosso estado, homens
públicos dinâmicos, com perfil e potencial para assumir as posições de maior
destaque no cenário político nacional. Minas Gerais é um grande celeiro de empresários
arrojados, terra de banqueiros, mestres da política, grandes artistas e excelentes
comunicadores. Portanto o que não nos falta é profissionalismo, seriedade, competência,
talento, criatividade e, até mesmo recursos financeiros, no entanto o que se vê
e se faz não corresponde a este potencial.
Lembrando Otto Lara Resende, diria que se
formos solidários, para além das nossas misérias e juntos lutarmos por ideais
nobres e metas mais audaciosas, não envergonharemos nossos irmãos
inconfidentes, aos quais não faltou ousadia para gritar por independência.
Para esta nobre tarefa a comunicação é
imprescindível. E dentre os recursos utilizados pela comunicação, colocamos à
disposição de quem interessar possa um dos mais poderosos destes recursos
comunicacionais de que dispomos: nossas vozes, as Vozes de Minas. (Texto publicado no jornal O Tempo, 30.04.2003, pág. 8, Editoria de Opinião)
Para conhecer melhor o Vozes de Minas e os talentos do grupo, visite o nosso site, clicando aqui.
Parabéns pela a bela história!
ResponderExcluirObrigado, Nino. Parabéns pra nós! Estamos juntos e você agora também faz essa história.
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