quinta-feira, 20 de maio de 2021

MINISTRO DO MEIO AMBIENTE É INVESTIGADO POR VENDA ILEGAL DE MADEIRA PARA EUA E EUROPA


Ministro Ricardo Salles ao lado do presidente Jair Bolsonaro
(Foto: EPA)

Ricardo Salles no alvo da PF: manter ministro ameaça acordos do Brasil com o mundo, diz pesquisador de instituto alemão


A operação da Polícia Federal (PF) que teve o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, como um dos alvos, nesta quarta-feira (19/05), torna mais difícil para o Brasil firmar acordos com o resto do mundo, na avaliação do pesquisador Carlos Rittl, do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade de Potsdam, na Alemanha.
Rittl considera também que a ação contra o ministro pode complicar ainda mais o processo de entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, considerada o "clube dos países ricos") e a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia, anunciado há quase dois anos e até hoje em "banho-maria".
"O impacto disso é enorme. Inclusive, acho que as conversas com o Brasil no sentido de fechar novos acordos serão suspensas ou, no mínimo, colocadas banho-maria sem prazo para terminar", disse o pesquisador à BBC News Brasil.
A operação da PF foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em uma ação que investiga a venda ilegal de madeira para os Estados Unidos e para a Europa.

Para ler a íntegra da matéria de Felipe Souza parra a BBC News Brasil, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário