quinta-feira, 23 de agosto de 2018

PSIU! SE LIGUE NA POÉTICA E NA POLÍTICA


Inscrições para o 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético encerram dia 25 de agosto 


O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético é um evento de arte contemporânea, que tem na literatura e na arte poética o pilar central das ações de democratização cultural, além de elementos de outras expressões artísticas, como a música, o cinema e artes plásticas. 
O Psiu Poético é realizado há 31 anos de forma ininterrupta. Ao londo deste tempo, um dos idealizadores do evento, o poeta João Aroldo Pereira, torno-se referência nacional no fomento e na valorização da literatura brasileira. 

Aroldo Pereira

Nas mais de três décadas, o salão faz parte do calendário cultural de Montes Claros e região Norte de Minas Gerais. Influenciou gerações, firmando-se como um projeto de resistência cultural, responsável diretamente pela formação de diversos escritores, poetas e artistas. 
Pessoas como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Adélia Prado, Thiago de Mello, Jorge Mautner, entre outras de renome, já participaram de edições anteriores do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Na 32ª edição, o Psiu Poético continua a integração cultural, na poesia a principal referência, juntando elementos e outras expressões artísticas, como a música, o cinema e as artes plásticas. 
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético encontrou em Montes Claros, cidade pólo da região Norte de Minas Gerais, um terreno fértil. A cidade conta com a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, a Academia Montes-Clarense de Letras, o Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula, o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética (a partir do qual nasceu o projeto do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético), a Associação dos Repentistas e Poetas Populares do Norte-de-Minas, o Grupo de Seresta João Chaves e o Grupo Internacional de Folclore Banzé. 
Montes Claros é terra de grandes expressões culturais, essenciais na história intelectual e artística do país, como Beto Guedes, Cyro dos Anjos, Darcy Ribeiro, o crítico literário João Luiz Lafetá, os artistas plásticos Konstantin Christoff e Raimundo Colares, entre outros importantes nomes no cinema, na música e na poesia. 
Nesta edição o Psiu homenageia os poetas Bruno Candéas, Gabriela Nunes, Míria Mendes de Souza, Patrícia Porto, Rita Santana e Sóter.
O Psiu Poético estimula e incentiva a leitura, reforça o diálogo da literatura com as outras artes, além de ser um importante espaço de democratização cultural e formação de público. Faça sua inscrição até 25 de agosto e participe do 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético Mákina, de 04 a 12 de outubro de 2018. Conheça o regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário