sábado, 26 de setembro de 2009

AMÉRICA LATINA, O LUGAR MAIS ESTIMULANTE DO MUNDO

"A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo. Há aqui uma resistência real ao império; não existem muitas regiões das quais se possa dizer o mesmo."
"Pela primeira vez em 500 anos há movimentos rumo a uma verdadeira independência e separação do mundo imperial. Países que historicamente estiveram separados estão começando a se integrar. Esta integração é um pré-requisito para a independência. Historicamente, os EUA derrubaram um governo após outro; agora já não podem fazê-lo"
"A esperança e a mudança anunciada por Barack Obama é uma ilusão, já que são as instituições e não os indivíduos que determinam o rumo da política. Em última instância, o que Obama representa, para Chomsky, é um giro da extrema direita rumo ao centro da política tradicional dos Estados Unidos."
As declarações acima são de Noam Chomsky, um dos intelectuais dissidentes mais relevantes de nossos tempos. Presente no México para celebrar os 25 anos do jornal La Jornada, o autor de mais de cem livros, linguísta, crítico antiimperialista, analista do papel desempenhado pelos meios de comunicação na fabricação do consenso, explica como a guerra às drogas iniciou nos EUA como parte de uma ofensiva conservadora contra a revolução cultural e a oposição à invasão do Vietnã.
Em entrevista ao La Jornada, Noam Chomsky fala sobre a América Latina, definindo-a como uma das únicas regiões do mundo onde há uma resistência real ao poder do império. diz Chomsky. Veja a íntegra da entrevista clicando aqui. (Fonte: Site IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário