sábado, 27 de junho de 2009

O MELHOR DO DOCUMENTÁRIO ETNOGRÁFICO



RETROSPECTIVA JEAN ROUCH
[DE 22 DE JUNHO A 19 DE JULHO DE 2009]

O Cine Humberto Mauro recebe, até o dia 19.07, a Retrospectiva Jean Rouch. A mostra, considerada a maior retrospectiva do cineasta no país, que começou no dia 22 de junho, irá exibir cerca de 77 filmes realizados por Rouch e outros 14 sobre ele, e conta com a curadoria do filósofo e ensaísta de cinema Mateus Araújo Silva, e do antropólogo italiano Andrea Paganini, ambos radicados em Paris. Engenheiro de formação, titulado doutor em etnologia pela Sorbonne em 1953, Jean Rouch filmou em pelo menos uma dezena de países, primordialmente no continente africano. O "antropólogo-cineasta" é tido como uma das principais referências do grupo de intelectuais da Nouvelle Vague e como um dos ícones do cinema documentário moderno. A mostra está estruturada em dois programas diferentes e complementares (A e B): um que organiza sua obra cronologicamente, outro que a trata por uma perspectiva temática.
O projeto foi desenvolvido pela Associação Balafon, conta com a coordenação de Juliana Araújo e faz parte das comemorações do Ano França Brasil.
RETROSPECTIVA JEAN ROUCH: ENTRADA FRANCA COM RETIRADA DE INGRESSOS MEIA HORA ANTES DA SESSÃO. Confira a programação das sessões clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário