quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

U ÔMI QUI CASÔ CUA MULA

 


Cordel de Téo Azevedo, adaptado para o cinema por Eduardo Brasil

No dia 23 deste mês, será exibido no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, o filme "U ômi qui casô cua mula". 

A história é baseada num causo transformado em poema pelo cordelista e violeiro, Téo Azevedo. O cordel catrumano foi adaptado para a linguagem audiovisual e dirigido pelo teatrólogo, Eduardo Brasil, grande referência como ator, diretor e produtor de teatro em Montes Claros e Norte de Minas, que estreia no cinema.


O filme,
 rodado em Guaraciama e Alto Belo, sertão de Minas Gerais, tem no elenco e na ficha técnica apenas estreantes em cinema. Trata-se da primeira produção cinematográfica realizada exclusivamente por montes-clarenses. Segundo o diretor, Eduardo Brasil, "U ômi qui casô cua mula" é um filme singelo e despretensioso, uma simples transposição do cordel para o audiovisual que se valeu muito da sua experiência teatral.

Nesta exibição em BH, no próximo dia 23, Téo Azevedo irá lançar também o seu novo livro "Léxico Catrumano", com 12 mil verbetes e cantará algumas modas de viola. 

Em breve, daremos mais informações sobre o filme, horários, retirada de ingressos, etc.


6 comentários:

  1. Estamos diante de artistas natos. Eduardo Brasil e Teo A,evedo. O jornalista e Marketeiro, Eugênio Gênio, está sempre de olho nas artes Montesclatenses. As atividades artístisticas são constantes. O comércio de Moc tem sido parceira em todos os eventos . Com uma sociedade unida, Moc não vai parar nunca. Em nome dos grupos teatrais e artísticos de Moc, eu me atrevo a parabenizár a toda sociedade pela indiscutível solidariedade... Viva a cultura de Montes Claros e seus talentos culturais...

    ResponderExcluir
  2. Muita gratidão, meu amigo. Abraço forte! Bom tê-lo conosco nessa peleja!

    ResponderExcluir
  3. Êh. Montes Claros/Salve Eugênão Magno!

    ResponderExcluir