sábado, 28 de abril de 2018

50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO



II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global




Tem início hoje, dia 28 de abril de 2018, a partir das 13:00 horas, com credenciamento dos participantes, o II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. O evento acontece de hoje, sábado (28.04.2018) a terça-feira, 1º de maio no Centro de Atividades Acadêmicas I (CAD 1), da Universidade Federal de Minas Gerais.
O Congresso é promovido pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e conta com um comitê internacional, do qual figuram importantes nomes da educação mundial. Esta segunda edição do Congresso, em Belo Horizonte está sob a responsabilidade do professor da FaE, Júlio Emílio Diniz-Pereira.
Segundo o professor Júlio Emílio, "O I Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global (International Conference Paulo Freire: The Global Legacy) foi realizado em Kirikiriroa (ou Hamilton, nome dado pelos colonizadores europeus), na Nova Zelândia, em 2012. E a intenção de realização deste II Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global (2nd International Conference Paulo Freire: The Global Legacy) é dar continuidade a essa brilhante iniciativa das/dos colegas neozelandesas/es para que o evento volte a ser realizado nos próximos anos e em diferentes partes do mundo".
A conferência de abertura Paulo Freire: um outro paradigma para o pensamento pedagógico, será proferida por Miguel González Arroyo, professor emérito da UFMG.
Este é um evento de abrangência mundial sobre o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, sua obra e o legado que ela deixou para o mundo e dentre os seus objetivos destacam-se:
- Propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos acadêmicos que analisem a obra de Paulo Freire ou que usem conceitos freireanos como principal referencial de análise de pesquisas empíricas e/ou de ensaios teóricos;
- Oportunizar a apresentação e a discussão de relatos de experiências baseadas, inspiradas e/ou influenciadas pelo pensamento freireano;
- Fomentar trocas de experiências entre educadoras/es críticas/os de todo o mundo, buscando alternativas progressistas para problemas das práticas pedagógicas.
O II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global conta com uma vasta programação: apresentações artísticas, Teatro, Cinema, Feira de economia solidária, Diálogos, Oficinas e Mini-cursos, Rodas de Conversa e Mesas Redondas com vários temas. Inclusive, em uma dessas mesas redondas, mais especificamente na mesa coordenada pela professora Débora Miranda, cujo tema é "Percursos investigativos na pesquisa em educação", este blogueiro estará participando com o trabalho Narrativa de percurso de um doutorando: da ideia inicial à defesa da tese – Eugênio Magno Martins de Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil).
No encerramento do Congresso haverá o lançamento do  documentário de média-metragem Ocupa FaE e a conferência de encerramento à cargo da professora titular da UFMG, Nilma Lino Lopes que tem como título Por uma pedagogia da indignação e da resistência.
Para acessar a programa completa clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário