segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GRANDES MOBILIZAÇÕES: PELA VIDA, PELO TRABALHO...


Em Dia Internacional da Alimentação Saudável, manifestação contra agrotóxicos ocorre na Paulista


Simone Freire

Foto: Guilherme Weimann

“Contra os agrotóxicos e pela soberania alimentar”, cerca de 4 mil pessoas, se manifestaram nesta sexta-feira (16), na Avenida Paulista, no centro de São Paulo (SP). O ato foi convocado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e encerra o I Congresso Nacional da organização, realizado em São Bernardo do Campo, região metropolitana da capital.
Para os presentes, o ato marcou “a união da luta do campo e da cidade”, contando com a participação de vários movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (Contac) e o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação. 
Segundo Roseli Ludtke, da direção nacional do MPA, este dia marca a necessidade de luta por um novo modelo agrário no país. “Viemos para a rua em defesa dos direitos, da alimentação saudável, contra a exploração e o ajuste fiscal, que só é ajuste para os trabalhadores”, afirmou Ludtke, criticando também a atual política econômica do governo federal. 
Democracia e Soberania
Os manifestantes também pautaram como bandeiras da manifestação a defesa da estabilidade democrática e da Petrobras, contra iniciativas contra seu caráter público e nacional. “Estamos junto com a juventude camponesa pra denunciar o avanço conservador, defender a democracia brasileira e garantir os direitos da Petrobras, uma empresa do povo brasileiro”, afirmou Mariana Assis, do Levante Popular da Juventude.
Cibele Vieira, coordenadora geral do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo, afirmou que a categoria se somou à manifestação defendendo “a soberania alimentar, a democratização da mídia e a Petrobras”.
“Na conjuntura em que o país está vivendo, esse ato demonstra muita força, mostrando unidade da classe [trabalhadora]”, defendeu Vieira.
O ato se iniciou no vão livre do Masp e se dirigiu até o escritório da Petrobras, na Paulista. Em meio ao trajeto, os presentes pararam em frente ao prédio da TV Gazeta, gritando palavras de ordem a favor da democratização da mídia.
De acordo com a Polícia Militar, eram 500 as pessoas na manifestação. Para os organizadores, o número ultrapassou os 4 mil, sendo que esta era quantidade dos participantes no Congresso Nacional do MPA.
                                      Foto: Simone Freire
Congresso do MPA
Com o tema “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”, o Congresso reúne cerca de 4 mil camponesas e camponeses de vários estados brasileiros e de diversos países do mundo, principalmente da América Latina e África.
O evento ocorreu entre os dias 12 e 16 de outubro, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernando do Campo (SP).
(Fonte: Site do Brasil de Fato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário