quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SUPER-DOSE LITERÁRIA NA TELONA EM MATEUS LEME


 A literatura dá o tom na programação de setembro 
do cineclube da Casa de Cássia em Mateus Leme

O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida apresenta, em setembro, uma programação marcada pela literatura, com filmes baseados em obras de Murilo Rubião, Fernando Sabino e Tchekhov, além de um documentário sobre Hilda Hilst. 
A programação começa sábado, 6 de setembro,  às 17 horas, com o curta "Françoise" (2001) e o longa “O Ex-mágico da Taberna Minhota" (1996), ambos de Rafael Conde. Com Débora Falabella, "Françoise" surpreende uma garota e um rapaz que se encontram por acaso numa estação rodoviária. Baseado no conto de Murilo Rubião, com Ezequias Marques e Antônio Naddeo, o longa conta a história de um ex-mágico que tenta se livrar de suas mágicas responsáveis pela sua própria existência.  
A programação prossegue no outro sábado, 13, às 17 horas, com o longa "O Grande Mentecapto" (1986), de Oswaldo Caldeira, atendendo a pedidos, e do curta "Um Passo ao Passado" (1981), de Chris Lines e Lincoln Vasconcellos. Baseado no livro de Fernando Sabino, com Diogo Vilela e Osmar Prado, o longa aborda as aventuras e desventuras do mineiro Geraldo Viramundo, que se apaixona pela filha do governador e a acompanha por várias cidades do Estado. O curta trata da sobrevivência de dois meios de transporte ainda movidos a vapor em Minas Gerais, a "maria-fumaça" em Tiradentes e a "gaiola" no rio São Francisco.   
No dia 20, sábado, às 17 horas, será a vez do documentário "Hilda Humana Hilst" (2002), dirigido por alunos da Unicamp, entre os quais a mineira Bernadetth Maria Pereira, sob a coordenação do professor Paulo Bastos Martins, constituído de entrevista com a escritora pouco antes dela falecer e de depoimentos de pessoas próximas a ela. O vídeo se insere nas atividades de uma roda de leitura da Casa de Cássia e que será ilustrada também por programas de televisão de que a escritora participou. 
No dia 27, sábado, às 17 horas, será exibido o filme "Para Tchekhov" (2013), de Inês Peixoto e Rodolfo Magalhães, constituído de seis adaptações de contos escritos pelo escritor russo entre os anos de 1883 e 1887. Com atores do Grupo Galpão, como Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Paulo André e Teuda Bara, o filme versa sobre temas domésticos da sociedade russa da época caros a Tchekhov, como a cantora  que recebe a visita da mulher de seu amante e o marido que planeja vingar o adultério da mulher.
Aos domingos, às 17 horas, prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos.
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
O Cineclube Casa de Cássia fica na rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme, M.G.
Maiores informações pelos telefones: (31) 3535-1721, 9247-6574 e 7579-7815, ou em: www.casadecassia.com/, 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário