domingo, 20 de julho de 2014

EDUCAÇÃO E CINEMA

Lei torna filmes obrigatórios nas escolas

A lei federal (13.006/14) que pretende levar o cinema nacional para as salas de aula, em vigor desde 26 de junho, ainda não é efetiva em Belo Horizonte. As redes de ensino público municipal, estadual e até mesmo a privada, mesmo equipadas tecnologicamente, ainda não planejaram como se adequar à nova legislação. Segundo especialistas, mais do que tapar buracos na grade curricular e facilitar o ensino, os filmes precisam estar integrados aos conteúdos para complementar o aprendizado.

"(...) antes de pensar em inserir os filmes na grade curricular, é preciso qualificar os educadores para compreensão da linguagem cinematográfica. É fundamental que se analise as questões de linguagem e os formatos de produção. E isso só é possível com a formação do educador nessa área. 

Além disso, outras questões são importantes para que os filmes não sejam usados para preencher a programação das aulas e substituir a explicação do professor. 
A Escola não pode ser cinematizada (nem o cinema escolarizado). Senão, deixa de contribuir com uma formação para usar de instrumentos didáticos que somente facilitam o aprendizado.”

Estas são algumas reflexões do doutorando em Educação e mestre em artes visuais, pela UFMG, Eugênio Magno, que falou sobre o tema em matéria do Jornal Hoje em dia, de 18.07.14. Para ler o texto de Letícia Alves, clique aqui. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário