domingo, 23 de setembro de 2012

MARKETING 3.0


O marketing centrado no ser humano

A tendência da nova realidade é mesmo se voltar cada vez mais para a essência humana.
Até o Marketing, que sempre atendeu o mercado pela pura lógica consumista, agora está centrando novas ações no Ser Humano.
Desde que foi lançado em 2010, o livro "Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano", de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan; um novo conceito de marketing surgiu no universo mercadológico.
Mas qual é o conceito do Marketing 3.0? Segundo o pai do Marketing Moderno, Philip Kotler, é o marketing da gestão de valores. Ele resulta da evolução do pensamento gerencial, que iniciou com a gestão de produtos, passou pela gestão de clientes e foi seguida pela gestão de marcas.
O marketing de valores é quando, além de vender seus produtos, satisfazer e reter o cliente em sua empresa também quer tornar o mundo melhor. Isso porque a empresa passa a ver o consumidor não apenas como comprador com necessidades que seu produto/serviço pode satisfazer, mas, também, como um ser humano pleno, com coração, mente e espírito. Isso se traduz na mudança dos valores, além de ser a melhor e se diferenciar, a empresa busca fazer a diferença na sociedade.
"A era do marketing 3.0 é aquela em que as práticas de marketing são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor. É a forma mais sofisticada da era centrada no consumidor, em que o consumidor demanda abordagens de marketing mais colaborativas, culturais e espirituais.", explica Kotler no livro Marketing 3.0.

Os dez credos do Marketing 3.0
1 – Ame os seus clientes. Respeite os seus concorrentes
2 – Seja sensível a mudanças, esteja pronto para transformar
3 – Guarde o seu nome, seja claro sobre quem você é
4 – Há diversos clientes; vá primeiro para aqueles que mais podem se beneficiar de você
5 – Sempre ofereça um bom pacote a um preço justo
6 – Sempre esteja disponível, espalhe as boas notícias
7 – Mantenha sempre seus clientes. Cultive-os e faça-os crescer
8 – Seja qual for o seu negócio será sempre uma empresa de serviços
9 – Sempre refine seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega
10 – Reúna informações relevantes, mas use a sabedoria para chegar à sua decisão final

Pois bem. Quem não se atualizar com essa nova realidade, que vem cada vez mais se sensibilizando no aspecto humano através de uma visão holística, perderá a oportunidade de se firmar e fazer a diferença no mercado. Fica a dica.
(Fonte: Site Artigonal)

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