sexta-feira, 1 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS


Olhares sobre o patrimônio


De 18 a 20 de maio último, durante a programação da 10ª Semana Nacional do Museu, aconteceu em Santa Luzia, MG, a Oficina de Introdução à Prática Fotográfica: Olhares sobre o patrimônio, ministrada pelo comunicador e mestre em artes, Eugênio Magno. 
A proposta foi no sentido fazer uma breve introdução à arte e a técnica da fotografia, privilegiando a educação do olhar e o enquadramento fotográfico, com sugestão de temas fotográficos, ligados ao patrimônio histórico e cultural da cidade.
O caráter da oficina foi essencialmente prático – sobretudo com trabalho de campo: a busca pelo melhor enquadramento, a melhor luz e praticar o clic, tirar a foto –, todavia se valeu também de uma introdução conceitual, com a projeção comentada de fotos de fotógrafos de destaque. Foi feito um panorama introdutório da fotografia e o instrutor socializou os conhecimentos necessários para que o aluno pudesse educar o seu olhar para uma melhor “leitura” das fotos que visualizar e, perder o medo de ousar fotografar o que lhe interessar, especialmente a sua cidade e o que ela tem de belo.
“Para mim, foi um grande prazer ministrar a oficina em Santa Luzia, cidade que adotei como minha residência, desde o ano passado. Além do interesse e da criatividade dos alunos que apresentaram belas fotografias como resultado final da oficina, eu também me surpreendi com a beleza do patrimônio preservado da cidade. A proposta de educação do olhar – objetivo principal da oficina – cumpriu plenamente o seu objetivo. O depoimento pessoal e, principalmente, as fotos feitas pelos participantes da oficina, são provas mais do que suficientes de que nós todos, depois da oficina, passamos a ter um novo olhar sobre a cidade e isso é muito gratificante", diz Eugênio Magno.
O resultado foi tão animador que os técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo resolveram promover uma exposição com as fotos dos participantes. A exposição será inaugurada nesta sexta-feira, dia 1º de junho de 2012, a partir das 18 horas, no Solar da Baronesa, Rua Direita nº 408 , Centro Histório de Santa Luzia,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário