sábado, 12 de novembro de 2011

É PRECISO MUDAR O MUNDO



"Se queremos mudar o mundo, vamos entendê-lo"


A frase é do estadunidense Noam Chomsky, professor emérito de Linguística e Filosofia do Instituto Tecnológico de Massachusetts, em Cambridge, Massachusetts, o maior linguista do século e um dos últimos anarquistas sérios do planeta, que disse ainda:

"O aspecto mais digno de entusiasmo do movimento Ocupa Wall Street é a construção de vínculos que estão se formando em toda parte. Karl Marx disse: a tarefa não é somente entender o mundo, mas transformá-lo. Uma variante que convém ter em conta é que, se queremos com mais força mudar o mundo, vamos entendê-lo. Isso não significa escutar uma palestra ou ler um livro, embora essas coisas às vezes ajudem. Aprende-se a participar. Aprende-se com os demais. Aprende-se com as pessoas com quem se quer organizar." Para ler artigo completo de Chomsky, publicado no jornal La Jornada, clique aqui.

Um comentário:

  1. Gostei da matéria.

    Noam Chomsky contribui muito com sua teoria Behaviorista, para a concepção de língua.Seus estudos contrapõe as concepções de Ferdinand Saussure que separa língua e fala,Saussure afirma que a língua se constitui através de signos, já para Noam Chomsky o cérebro humano possuí uma capacidade inata de processar a linguagem, uma espécie de gramática universal,língua e fala não se separa.
    A teoria de Chomsky me reforçar no sentido de acreditar no potencial de meus alunos, cuja maioria são da zona rural,portadores de um dialeto "caipira". E muitas das vezes são discriminados.

    Valeu Chomsky, valeu Eugênio.
    Abç
    Gilmair

    ResponderExcluir