quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CONTRIBUIÇÃO DOS LEITORES

Cidadania e Democracia Participativa
José Zanetti e Ronaldo Motta
Ativistas de Fé e Política
No período que antecedeu o primeiro turno das eleições de 2010, diversas vezes, convidamos o povo, em nossas paórquias e comunidades, para exercerem a cidadania, se organizarem e participar da vida social e política do bairro, do município e do estado.
Hoje os convidamos a observar e refletir como alguns órgãos da mídia agem e o quanto a ação desses veículos contribuem para desestimular a organização social e política e a participação popular. Quando a democracia participativa não é exercida e valorizada se dá oportunidade para que poucos, em nome de uma coletividade decidam - muitas das vezes -, em prejuízo da coletividade.
É comum os cidadãos recorrerem aos apresentadores dos programas de rádios e TVs para que eles sejam intermediários e solicitem das administrações públicas municipais ou estaduais ou de órgãos governamentais estaduais providências no sentido de se resolver ora uma, ora outra falta de atendimento de políticas públicas.
Com o avanço tecnológico, um cidadão que dispõem de um aparelho celular que permita filmar, registra situações de esgoto a céu aberto correndo pelas ruas do bairro, ou filmam cenas de ruas intransitáveis por falta de calçamento, unidades de saúde que não oferecem o atendimento necessário e correto por falta de profissionais e/ou de medicamentos, etc.
Também, individualmente ou através de grupos, recorrem a um vereador para que ele exerça a função de corretor de obras e solicite da administração municipal o atendimento de uma determinada política pública. Isto acontece porque os cidadãos desconhecem a real atribuição do vereador, que é a de apresentar projeto de lei, aprová-las e fiscalizar o executivo municipal.
Os exemplos citados anteriormente são freqüentes e acontecem porque ainda não fomos capazes de nos organizar e constituir associações de moradores para discutir e reivindicar nossos direitos e cumprir nossos deveres de cidadãos e contribuintes. Entre eles o de organizadamente exigir dos administradores públicos que cumpram seus deveres, isto é, o de aplicar os recursos públicos, frutos dos impostos que os cidadãos contribuintes pagam para que eles disponham ao município as condições necessárias de atendimento às políticas públicas de educação, saúde, saneamento básico, transporte, lazer, etc.
Reflita, deixe o comodismo e o individualismo de lado. Procure seu vizinho, parente e amigos e participe de uma associação de moradores.
Se no seu bairro ainda não tem uma, procure formar uma associação de moradores e crie o habito de reunirem-se para discutir e agir organizadamente na defesa dos seus direitos de cidadãos.
Vamos resgatar a solidariedade, a partir da nossa rua, do nosso bairro, e construir juntos uma cidade mais digna e humana para todos.
E Lembre-se:
“Quem não gosta de política é governado por quem gosta!”
"A inércia dos bons fomenta a audácia dos maus" (Papa Pio XII).

Nenhum comentário:

Postar um comentário