sábado, 4 de setembro de 2010

OS ENSINAMENTOS DE PAULO APÓSTOLO

Paulo de Tarso (9 - 64 dc) foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado ênfase aos ensinamentos para gentios (pagãos, não israelitas, não “civilizados”). Paulo acreditava que sua missão era destinada a eles, que estavam espalhados pelo mundo.
Assim comos os outros Apóstolos, também teria visto Jesus na famosa aparição em que o mestre lhe disse: “Paulo, porque me persegues?”. Paulo era um homem bastante culto, seguidor do rabi Gamaliel. Destacou-se dos outros apóstolos, exatamente, por sua cultura, considerando-se que eram pescadores, na maioria. A língua de Paulo era o grego. É provavel que também dominasse o aramaico.
Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo realizou um grande trabalho pela difusão do Cristianismo e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. Suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento e seus ensinamentos são fontes inesgotáveis de fé na realidade divina, além de possuirem uma profunda convicção moral e ética.


ENSINAMENTOS

“Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem ”


"Já é chegada a hora de vos erguerdes do sono; nossa salvação está agora mais perto do que quando abraçamos a fé. A noite vai avançada e o dia vem chegando. Despojemo-nos, pois, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Vivamos honestamente, como em pleno dia, não em glutonerias e bebedeiras, não em mancebias e licenciosidades, não em contendas e inveja. Revistamo-nos de Jesus Cristo e não regalemos a carne para excitar os apetites desordenados"


"Não vos conformeis com este mundo, mas, transformai-vos pela renovação do espírito, para chegardes a conhecer qual seja a vontade de Deus; o que seja bom, agradável e perfeito."


"Ainda que eu fale as línguas dos homens e anjos, se eu não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine... mesmo que tivesse toda a fé a ponto de transportar montanhas, se eu não tiver amor, não serei nada..."


"Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor jamais acaba..."


"Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. Não recebestes, com efeito, o espírito da escravidão, para ainda viverdes com temor, mas recebestes o Espírito de filiação que nos faz clamar: Abba! (Pai)!"


"Tenho por certo que os padecimentos do tempo presente não têm proporção com a glória futura que em vós se há de manifestar. (...) Bem sabemos que a criação inteira geme, suspirando, transida de dor, por novo nascimento. Mas também nós mesmos, que possuímos as primícias do Espírito, gememos em nosso interior, esperando a filiação adotiva, a redenção do nosso corpo."


"Exorto a cada um de vós que não presuma mais de si do que convém, mas sinta de si com modéstia, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque, como em só um corpo temos muitos membros, sem exercerem todos os a mesma função, do mesmo modo, embora sejamos muitos, somos um só corpo, sendo todos membros uns dos outros. Temos carismas diversos, conforme a graça que nos foi dada. Quem tiver o dom da profecia, use-o em harmonia com a fé. Quem tem o dom do ensino, dedique-se ao ministério. Quem tem o dom da pregação, pregue. Quem distribui esmola, distribua-a com liberalidade; se é superior, seja-se superior com solicitude; exercendo misericórdia, exerça-se com alegria."

(Fonte: Site do Jornal Século XXI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário