sexta-feira, 17 de setembro de 2010

COMO PENSAM OS ATEUS

Um texto útil para compreender
a mentalidade dos não crentes
"A recusa de Deus se baseia particularmente na presença do mal no mundo, mas isso não justifica a nossa recusa de Deus." A opinião é do cardeal italiano e arcebispo emérito de Milão, Carlo Maria Martini, em artigo para o jornal Corriere della Sera, 15-09-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Não compartilho as opções de fundo do autor, mas acredito que ler este livro, intitulado Senza Dio [Sem Deus], pode ser útil para entender a mentalidade de um ateu. É um ensaio que se deixa ler à vontade, também por causa das muitas referências filosóficas, literárias, científicas etc.
Toca também pelo fato de que, acima de tudo, o autor não apresenta raciocínios abstratos, mas sim uma escolha emotiva. Ele cita muitos episódios negativos retirados da história do cristianismo e das outras religiões, mas há, em dois milênios de vida da Igreja, muitos elementos positivos, que seria preciso considerar para ter claro o quadro geral da vida concreta das comunidades religiosas.
O livro é, portanto, muito útil para se entender qual é o modo de pensar de um ateu. A recusa de Deus aqui apresentada parece ser mais o fruto de uma inclinação afetiva do que do raciocínio. Ela é escolhida mais em base às próprias opiniões do que a partir das provas da inexistência de Deus. São compreensíveis e compartilháveis muitos pensamentos do autor. Também em uma visão evangélica, o homem é chamado a não levar em conta os títulos honoríficos, a não se resignar ao mal e a rejeitar as proibições imoderadas, mas não é necessário levar esses sentimentos às extremas consequências. A recusa de Deus se baseia particularmente na presença do mal no mundo, mas isso não justifica a nossa recusa de Deus."

2 comentários:

  1. Deve ser interessante, Eugênio, como material literário e como uma diferente visão de mundo, mas eu, sinceramente, não consigo imaginar sentido numa vida sem Deus.

    ResponderExcluir
  2. Eu também, não, Malú.
    Mas como disse o cardeal Martini, no texto, a recusa de Deus, dos ateus se baseia - particularmente -, na presença do mal no mundo. E isso, de forma alguma, justifica a nossa recusa de Deus.
    Abraço,

    ResponderExcluir