segunda-feira, 15 de novembro de 2021

OSTENTAÇÃO, ALIENAÇÃO E DESIGUALDADE


Muskismo, o capitalismo extraterrestre

Na última semana de outubro, Bill Gates celebrou seu 66º aniversário em uma enseada na costa da Turquia, transladando hóspedes de um iate fretado para um resort de praia em um helicóptero particular. Entre os convidados, segundo relatos locais, estava Jeff Bezos (patrimônio líquido: US $ 197 bilhões), que após a festa voou de volta para seu próprio iate, não deve ser confundindo com o “megaiate” que está construindo e cujo valor supera os 500 milhões de dólares.
A pessoa mais rica do mundo, Elon Musk (patrimônio líquido: US $ 317 bilhões), não compareceu. Provavelmente ele estava no Texas, onde sua empresa, a Space X, se preparava para lançar um foguete. Mark Zuckerberg (patrimônio líquido: $ 119 bilhões) também não estava lá, mas no dia seguinte à festa de Gates, ele anunciou seu plano para o metaverso, uma realidade virtual em que, usando fones de ouvido e equipamentos que o isolam do mundo real, você pode passar o dia todo como um avatar fazendo coisas como ir a festas nas remotas ilhas do Egeu ou entrar em um iate ou voar em um foguete, como se você fosse obscenamente rico.
Esses são os parágrafos iniciais do ensaio publicado pelo The New York Timesinspirado em Jill Lepore, com um episódio do seu podcast “Elon Musk: The Evening Rocket”. 

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

(Fonte; Instituto Humanitas Unisinos - IHU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário