terça-feira, 11 de outubro de 2016

A IGREJA SE MOVIMENTA CONTRA MEDIDAS NEOLIBERAIS DO DESGOVERNO TEMER


Dom Angélico faz duras críticas ao capitalismo e a retirada de direitos dos trabalhadores brasileiros


Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito da Diocese de Blumenau, fez um sermão, no dia 7 de setembro, em defesa dos trabalhadores e repleto de críticas ao sistema capitalista, que classificou como “explorador e sem vergonha, responsável pela miséria de milhões no mundo”. Durante missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, ele chamou a atenção para a desigualdade de renda no país e o quadro que se delineia de ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários no país.
“Jesus quer que a gente tenha vida, vida de gente, em plenitude. (...) isso significa casa, comida, trabalho e salário digno. É uma vergonha que os executivos ganhem 30, 40 mil por mês e, além disso tenham mordomias, e o salário mínimo nem chegue a 900 por mês. Dá para dormir diante da injustiça? ”, questionou.
Sem citar nomes, ele disse ainda que os que agora ocupam cargos de poder sinalizam mudanças prejudiciais aos trabalhadores. “[querem] até que leis trabalhistas, conquistadas com suor e sangue através dos anos, sejam deixadas de lado para favorecer aqueles que detêm o poder econômico. E tem mais: cuidado com aquilo que vão fazer com a Previdência.
Que peguem os privilegiados, e não os que já sofrem no dia a dia! ”, defendeu, diante de centenas de fiéis.
Assista a homilia completa neste link.

(Fonte: Boletim Informativo do Centro Nacional de Fé e Política "Dom Helder Câmara" - CEFEP-DF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário