quinta-feira, 28 de maio de 2015

OS ESCÂNDALOS DA FIFA E A COPA DE 2014 NO BRASIL






No final deste mês de maio foi preso José Maria Marin, cúmplice da tortura durante a ditadura militar brasileira. Mas não se assuste: a democracia no Brasil continua a mesma e os militares não vão se aquartelar por isto.

Foram presos na Suíça, junto com o defensor de tortura,  diversos dirigentes da Fifa, a federação internacional de futebol que regula o esporte e organiza os torneio mundiais a cada quatro anos. Sim, a mesma que comandou o estado de exceção dentro do estado de direito brasileiro no ano passado. A acusação, vinda de investigações da polícia norte-americana, indica que Marin e os outros cobravam propinas para cederem direitos de realização e transmissão dos torneios de futebol, inclusive a Copa de 2014 no Brasil. Os casos de corrupção agora denunciados ocorreram quando Marin era presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entidade dona da seleção brasileira de futebol, recentemente a CBF teve seu contrato secreto de marketing revelado – nele se diz que os jogadores são convocados e escalados no time nacional de acordo com os interesses de venda dos patrocinadores.
Para ler, na íntegra, o texto de Edson Teles, para o site Carta Maior, clique aqui.

domingo, 24 de maio de 2015

OSCAR ROMERO SERÁ BEATIFICADO


A beatificação de Romero
Uma escolha livre de Francisco



O primeiro Papa latino-americano decidiu beatificar o bispo-mártir, desmanchando um nó profundo entre o catolicismo do continente e Roma. A beatificação é um momento de forte identificação dos católicos latino-americanos com o “seu” Papa. Romero é para eles um símbolo: fala de um catolicismo latino-americano próximo aos pobres e ao espírito do Vaticano II", escreve Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, em artigo publicado no jornal Corriere della Sera, no último dia 23. Para ler na íntegra o texto com tradução de Benno Dischinger, do IHU, clique aqui.

terça-feira, 19 de maio de 2015

PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS


Seminário 
“Cinema, Cineclubismo e Educação em Direitos Humanos”
 
Na próxima quinta-feira, 21 de maio, acontece o 1º Seminário Cinema, Cineclubismo e Educação em Direitos Humanos, que tem por objetivo ampliar a discussão sobre a relação entre esses três temas. Voltado para a difusão de práticas político-pedagógicas que envolvem cinema e educação em direitos humanos, o seminário conta com uma programação de painéis expositivos, grupos de trabalho e uma sessão cinematográfica especial.
Durante o dia, convidados apresentam discussões conceituais a partir de experiências realizadas por ONGs, universidades e governos. Na parte da tarde, com o intuito de ampliar a interlocução do público participante com os expositores do seminário, serão organizados cinco grupos de trabalhos para o aprofundamento das questões apresentadas durante a manhã. Por fim, no início da noite haverá a estreia do filme Sabotage – o Maestro do Canão, seguida de um debate com Sabotinha, filho do rapper, e o Diretor Ivan Ferreira.
O seminário é uma ação do projeto Cineclube Sabotage, da Oficina de Imagens, que promove sessões de cinema comentadas em escolas públicas municipais de Belo Horizonte.
O evento ocorre a partir das 8h, no Plug Minas (Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto). A exibição do filme Sabotage – o Maestro do Canão está marcada para 18h30. Para participar, é preciso inscrever-se aqui. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas.

Difundindo o cineclubismo
Iniciado em 2009, o projeto Cineclube Sabotage acontece de forma permanente na Escola Municipal Professora Alcida Torres, no bairro Taquaril, onde já foram realizadas cerca de 400 sessões.
Além de propiciar aos alunos o acesso à produção cinematográfica brasileira do circuito não comercial, a iniciativa insere no ambiente escolar, por meio do cineclubismo, uma cultura de cinema articulada à promoção dos direitos humanos. As sessões comentadas visam suscitar reflexões, sensibilizar o público para a cultura e a linguagem cinematográfica, apresentar olhares plurais sobre essa expressão artística e educar. Assim, o cineclube é compreendido como uma estratégia político-pedagógica de promoção de direitos humanos.
Incorporando o cinema à dinâmica escolar, a Oficina de Imagens contribui para proporcionar interfaces entre a produção cinematográfica e as políticas de educação, além de fortalecer a rede cineclubista do estado de Minas Gerais.


sexta-feira, 15 de maio de 2015

TEMPO DE ESTIO



Do líquido e do sólido


Eugênio Magno


o suor do céu

inundou meu coração

secou feridas

e solidificou minhas lágrimas.


(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - Versos e prosa, 2005)

O SUCESSO DO PROGRAMA

Brasileiros preenchem todas as vagas de edital do Mais Médicos

Profissionais brasileiros com diploma no exterior preencheram todas as 387 vagas remanescentes do último edital do Programa Mais Médicos, descartando a necessidade de convocar estrangeiros. Com a expansão, o governo federal garantirá a permanência de 18.240 médicos nas unidades básicas de saúde do País.
O Programa, do Ministério da Saúde, foi criado em 2013 para levar médicos às periferias de grandes cidades e aos municípios do interior do país que não dispunham de atenção básica de saúde. Com o preenchimento das novas vagas, agora serão 63 milhões de brasileiros atendidos em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras e 34 Distritos Sanitários Indígenas.
O ministério informou também que das 4.139 vagas em 1.298 cidades e 12 Distritos Indígenas este ano, profissionais com CRM Brasil (fiscalizados por Conselho Regional de Medicina do País) preencheram 3.752 vagas. Foi a maior adesão de brasileiros desde o início do Mais Médicos. 
(Fonte: Planalto.gov)

sábado, 9 de maio de 2015

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE AGRESSÕES


Casa da Mulher Brasileira oferece 
serviços especializados 24 horas por dia
Um dos compromissos do Governo Federal para as brasileiras é ampliar a promoção de políticas públicas de combate à violência contra a mulher. Entre as ações pioneiras, a Casa da Mulher Brasileira é um espaço público que oferece os principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento às vítimas de agressões.
O projeto integra o programa Mulher, Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), e prevê a implantação de 27 unidades distribuídas pelo país. A primeira unidade foi inaugurada em fevereiro deste ano em Campo Grande (MS).
(Fonte: Planalto.gov)

terça-feira, 5 de maio de 2015

TERCEIRIZAÇÃO TEM LIMITES


Impor limites para as terceirizações é o que está em jogo. Entrevista especial com Clemente Ganz Lúcio

“Os direitos que foram consignados na negociação para os trabalhadores terceirizados podem virar pó se a legislação disser que pode se terceirizar qualquer coisa”, avalia o sociólogo, Clemente Ganz Lúcio que é sociólogo, diretor técnico do DIEESE e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES..
Cercado de embates e discussões a respeito dos pontos que devem regulamentar o regime de terceirizações no país, o Projeto de Lei 4330 segue para o Senado depois de ter sido aprovado em votação realizada dia 22-04-2015 na Câmara dos Deputados.
Em trâmite há dez anos, o projeto volta para a pauta do governo cheio de pontos dissonantes, de acordo com as visões do governo, de empresários e trabalhadores. Um dos pontos mais nevrálgicos é a limitação da quantidade e dos tipos de serviços que podem ser terceirizados. “O resultado desse processo decorre de uma pressão do setor empresarial para a votação e, ao mesmo tempo, de uma resistência colocada pelos movimentos sociais, especialmente pelo movimento sindical, para que não houvesse essa votação, ou para que a votação não referendasse essa posição de total liberdade para a terceirização de qualquer tipo de atividade”, afirma Clemente Ganz Lúcio em entrevista por telefone à IHU On-line.
A partir de sua experiência no acompanhamento de pesquisas como diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESEClemente Ganz Lúcio analisa os entraves e avanços que a possível aprovação do PL 4330 pode trazer para o contexto do mundo do trabalho e, de uma maneira geral, para a conjuntura social e econômica do Brasil. O sociólogo avalia que as mobilizações do movimento sindical, dos trabalhadores e dos movimentos sociais estão gerando um efeito positivo nas pressões para o governo incorporar pontos importantes no projeto que protejam a classe trabalhista. Uma reivindicação fundamental para que traga benefícios ao contexto socioeconômico do país. “Se nós queremos uma lei que crie um ambiente favorável, ela precisa ser alterada. Do jeito que está posta, no meu entendimento, ela acirrará os conflitos, que já não são pequenos nesse campo, e provavelmente continuará gerando insegurança para as empresas e precarização para os trabalhadores”, frisa.
Para ler, na íntegra, a entrevista realizada pelo IHU, com o sociólogo, clique aqui.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

MINHA VOZ, MINHA VIDA


Hoje, 1º de maio, Dia do Trabalhador, 
completa 35 anos que eu falei pela primeira vez, 
em um microfone de rádio, como profissional da voz

Rádio Educadora AM, Montes Claros, MG,  Ago./1980.

Programa Sinopse - Rádio Geraes FM, Belo Horizonte, MG, Jun./1995.

Primeiro foi o Teatro, depois a Rádio Educadora AM de Montes Claros, em seguida Rádio Alvorada FM de BH e, na sequência, Rádio Capela Nova FM de Betim, Rádio Cultura AM de BH, Rádio Cidade FM de BH, TV Bandeirantes, Rádio Extra FM, Rádio 97 FM, Rádio 98 FM, Rádio Alvorada FM novamente, Rádio Geraes FM e, atualmente, TV Globo Minas, Rádio UFMG Educativa e Vozes de Minas (locução de propaganda). No meio disso tudo: teatro, poesia, artigos científicos e de opinião, livros, coletâneas, cinema, publicidade, relações públicas, cerimoniais, bacharelado, especializações, docência universitária, mestrado e doutoramento (em andamento), assessorias, palestras, consultorias, filhos, família(s), muitas amizades e vida que segue... 
Para mais um pouco de história clique nos links do: Vozes de Minas, LinkedIn e no Quase Tudo Etc. Obrigado a todos que direta ou indiretamente, ajudaram a escrever minha história.

Na oportunidade, mando um abraço fraterno a todo(a)s trabalhadore(a)s desse nosso Brasil.

PROGRAMAÇÃO DA CASA DE CULTURA DE MATEUS LEME


Confira o que o que o Cineclube Casa de Cássia 
oferece ao público no mês de maio

A programação do Cineclube Casa de Cássia, de Mateus Leme, para o mês de maio é a seguinte: 
Dia 2, sábado, 19 horas: “Meus Oito Anos” (1956) e “Braza Dormida” (1928), de Humberto Mauro, com Nita Ney, Luiz Soroa e Máximo Serrano. Com base na poesia homônima de Casimiro de Abreu, o curta evoca o mundo das fazendas, dos engenhos e das cachoeiras do interior do Brasil. No longa, um jovem é mandado estudar no Rio, mas gasta o dinheiro do pai na esbórnia. Sem dinheiro, consegue emprego numa usina de açúcar no interior fluminense, onde se apaixona pela filha do proprietário.   
Dia 9, sábado, 19 horas:  “Venha, Doce Morte” (1967), de Sérgio Bernardes, e “A Casa de Alice” (2007), de Chico Teixeira, com Carla Ribas, Berta Zemel e Vinicius Zinn. No curta, a câmara adentra a Casa São Luiz, tradicional asilo para idosos do Rio. O longa adentra a casa de uma manicure quarentona, que mora com a mãe, os três filhos e o marido taxista e infiel. 
Dia 16, sábado, 19 horas: “A Miss e o Dinossauro” (2005), de Helena Ignez, e “Grande Sertão: Veredas” (1965), de Geraldo e Renato Santos Pereira, com Maurício do Valle, Sonia Clara e Jofre Soares. O curta registra a festa de despedida da produtora Belair, em 1970, antes de Rogério Sganzerla, Helena Ignez e Júlio Bressane partirem para o exílio. O longa é a primeira adaptação da obra-prima de Guimarães Rosa, que depois gerou uma mini-série televisiva e inúmeros curtas sobre passagens e paisagens do sertão.
Dia 23, sábado, 19 horas: “Blá, Blá, Blá” (1968), de Andrea Tonacci, com Paulo Gracindo, Nélson Xavier e Irma Alvarez, e “Fabricando Tom Zé” (2006), de Décio Matos Júnior, com Caetano, Gil e David Byrne. No curta, um ditador faz um longo pronunciamento pela TV, até que é tirado do ar. No longa, o início de carreira nos anos 1960, o ostracismo nos anos 1970 e o ressurgimento nos anos 1990 de um dos mais originais músicos brasileiros, para quem um baixo e um esmeril têm a mesma importância melódica.
Dia 30, sábado, 19 horas: “Histórias em Quadrinhos” (1969), de Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya, e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, com Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães e Othon Bastos. No curta, é traçada a evolução das histórias em quadrinhos, utilizando a técnica do quadro a quadro. Em versão restaurada, o longa é um dos filmes fundadores do Cinema Novo, elogiado por Fritz Lang e Buñuel quando foi apresentado em Cannes. Drama existencial e alegoria política, o filme retrabalha elementos históricos como o cangaço e o messianismo no Nordeste brasileiro, utilizando uma linguagem épica inspirada em Eisenstein e John Ford.
CINEPRECIOSIDADES
Domingos, 17 horas, exceto no último domingo do mês. A cada sessão, uma surpresa: filmes raros, “cults”, “undergrounds” e modernos.
A entrada é franca. 
A sala de exibição tem projeção e som digital e tela de 75 polegadas. Com 23 lugares, os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
O Cineclube da Casa de Cássia fica na rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme, M.G.
Maiores informações pelos telefones: (31)3535-1721, 9247-6574 e 9786-4465 e pelos endereços eletrônicos: casaculturamateusleme@gmail.comwww.casadecassia.blogspot.comwww.casadecassia.com/www.facebook.com/casadecassia .