quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O VERDE TOMA CONTA DE MATEUS LEME


"3º Circuito Tela Verde" e "Fotos de Natureza" de Marco Alcantara


na Casa de Cultura de Mateus Leme



Numa parceria com a Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, a Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, um projeto do Instituto Humberto Mauro em Mateus Leme, vai apresentar, neste final de semana, os filmes e vídeos que compõem o 3º Circuito Tela Verde 2011 - Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes em Temática Socioambiental, organizada pelos ministérios da Cultura e Meio Ambiente.
A mostra busca facilitar o trabalho de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual. Os temas abordam aspectos da sociobiodiversidade brasileira, mostrando desde o cotidiano de populações que vivem ou já viveram em estreita relação com a natureza, até animações que exploram de forma lúdica a temática socioambiental. Resíduos sólidos, recursos hídricos, consumo sustentável, mudanças climáticas e biodiversidade são alguns dos temas tratados.
O circuito acontece, nos meses de novembro e dezembro, em 2.000 salas de exibição em todo o país, inclusive em localidades remotas, em espaços como Salas Verdes, Coletivos Educadores, Pontos de Cultura, cineclubes, Pontos Cine Mais Cultura, escolas, associações comunitárias, aldeias indígenas, quilombos, unidades do Ibama e do ICMBio.
Na Casa de Cultura de Mateus Leme, a mostra será apresentada no sábado, dia 17, às 17 horas, e no domingo, dia 18, às 10 e 16 horas, esta última com uma programação dirigida às crianças.
Também no domingo, às 18 horas, a Casa inaugura a exposição "Encantos e Desencantos", composta de trabalhos do fotógrafo Marco Alcantara que têm como tema principal - mas não o único - a natureza. Fotografando profissionalmente desde 2003, Alcantara é também ambientalista, sendo um dos fundadores da Associação Amigos da Serra do Elefante e líder da brigada de combate aos incêndios que ameaçam a serra.
Desenhista desde os 10 anos de idade, o artista teve seu interesse despertado para a fotografia ao realizar trabalhos em silk-screen. O processo de revelação de tela para estampar tecidos chamou sua atenção, estimulando-o a fazer o primeiro curso de fotografia, quando tinha 18 anos.
Os filmes e vídeos serão exibidos em DVD, com projeção digital em tela de 75 polegadas. A sala tem 30 lugares. Os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência.
Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, fica na rua Meyer, 105, Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme, MG. Maiores informações pelo Telefone (31)3535-1721.


Nenhum comentário:

Postar um comentário