sexta-feira, 23 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010: ENTRE DILMA E SERRA?


Quais as Chances da Marina Silva?

Stephen Kanitz

A Marina Silva vai crescer, e muito. Existe até uma remota chance da Marina ir para o segundo turno.

Como? Marina Silva tem uma qualidade que Lula tem, e que Dilma e Serra não tem.Marina Silva tem a cara do povo, e o povo brasileiro gostou da ideia de ter alguém com sua cara no poder.
Um filho de italiano, ou filha de búlgara, ou filho de classe média que frequentou a USP, pode não ser mais um atrativo para a eleição.Quanto mais ela for sendo conhecida mais sua candidatura poderá melhorar.

Com a saída de Ciro Gomes, ela passa de 8% para provavelmente 14%, e precisa de mais 10% para chegar a 24%, e a como ela rouba votos da Dilma, esta cairia para digamos 28%.Aí Marina se torna uma possível candidata para o segundo turno e muda totalmente de figura. De uma candidata para 2014, ela passa a ser uma possibilidade para 2010. Aí vem alianças e jogos políticos.

De onde viriam estes 10% adicionais? Marina Silva é extremamente influente entre os evangélicos, e estes votos só irão aparecer nos últimos 4 domingos antes das eleições. Além de religiosa é bem casada, dois pontos que não ficarão despercebidos pela mulher brasileira.

Esta história que mulher não vota em mulher é um insulto às mulheres. Depende da mulher. Embora ela não tem espaço de TV, ela poderá ser uma surpresa nos debates, porque tem carisma. Aliás, ela só será realmente conhecida nos debates.

Se a Dilma disser uma bobagem, há uma ENORME possibilidade, Dilma poderá cair para digamos 28% e Marina subir para 22%.

Aí Edir Macedo poderia até ser o fiel da balança, se quisesse. Já mostrou sua força agregando 8 milhões de fiéis no dia D. Escrevo isto só para mostrar um cenário onde a Marina poderia ir para o segundo turno.

Mas há uma lógica religiosa. A eleição em vez de ser polarizada entre esquerda-e direita, como quer Lula, Edir e Marina poderiam dar outro tom a esta eleição, um tom mais humanista.

Cristãos x materialistas economicistas, como é em parte nos Estados Unidos.

Sustentabilidade ou idolatria do "crescimento do PIB" e do “queremos mais”.

Não se esqueçam que Fernando Henrique perdeu uma eleição em São Paulo por não admitir a existência do Deus católico, e somente a "uma força superior".

Uma eleição humanista, com valores éticos que a Marina poderia muito bem espelhar, seria um trunfo para a melhoria de imagem que a Igreja Universal precisa.

Edir pode usar também este momento para fazer as pazes com os evangélicos, e mostrar mais do que um governo dominado pelo materialismo, que será o mote da Campanha da Fraternidade este ano, da Igreja Católica. Outro trunfo da Marina Silva é que ela parece ter cativado os administradores do país, e não somente isto, a melhor vertente da administração, a chamada Socialmente Responsável.

Isto lhe dá 2 milhões de votos diretos, mais 10 de agregados, e uma base bem maior de sustentação. De pessoas que agem e decidem.

Ela tem todo o apoio do Instituto Ethos, e dos principais líderes do movimento de Administração Socialmente Responsável deste país. O Instituto Ethos, da qual fui um dos fundadores, tem mais de 300 empresas associadas, comprometidas com a ética e sustentabilidade, razão da afinidade com Marina.

E a Marina foi a única que percebeu o potencial deste grupo. São mais de 10.000 executivos influentes e aposentados, que estão disposto a ir para o governo por 2 anos, e implantar os métodos de eficiência que falta para fazer o governo finalmente funcionar.São executivos já bem sucedidos, com cabelos brancos, e não jovens inexperientes que saem depois do governo para trabalhar num grande banco brasileiro com salário milionário.

São Executivos que não querem ficar mais ricos, mas somente contribuir com o que sabem.

4 comentários:

  1. Um ponto de vista totalmente diferente e bem lógico.Seria bom se esta previsão vingasse.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom receber os comentários dos leitores. Todavia, gostaria que todos se identificassem. Acho muito complicado publicar um comentário apócrifo.

    A título de esclarecimento:
    Quando o indexador oferece a possbilidade ANÔNIMO é simplesmente para designar aquele(s) leitores que não estão cadastrados no blog. Portanto, por gentileza, deixe seu nome. É bom pra eu saber quem escreveu, para os leitores não pensarem que se trata de alguma impostura e para a credibilidade do próprio blog.
    Muito obrigado.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. De minha parte considero a candidata Marina Silva a quinta coluna da direita conservadora. O seu último suspiro diante do fracasso de Serra. A opção de mudança nestas eleições é o companheiro Plínio Sampaio que demonstra coerência durante toda a vida. Gostaria de ler textos dele ou sobre ele aqui.
    Saudações Feministas e Socialistas
    Maria da Consolação Rocha - BH - MG

    ResponderExcluir
  4. Cara Consolação,

    Se você der uma passeada pelo blog vai encontrar matéria do Plínio e da Dilma aqui também, ok? Agora foi a vez da Marina.

    Abraço,

    ResponderExcluir