terça-feira, 1 de junho de 2010

O LUCRO A QUALQUER PREÇO

Pragmatismo mercadológico
Eugênio Magno
Numa sociedade como a nossa, em que o mercado reina absoluto, é preciso que encontremos as digitais dessa coisa chamada “mão invisível”. E se as ciências comerciais são as que lidam com o mercado, talvez seja por aí que encontraremos a saída para o caos em que nos metemos.
O marketing, por exemplo, apesar do seu status de ciência, está sendo tão depreciado em razão de estar a serviço de estratégias perversas e oportunistas que, a expressão a cada dia que passa se torna cada vez mais sinônimo de mentira. Mas não é apenas o marketing que perdeu o rumo não. A extensa cadeia de disciplinas e especialidades responsáveis pelas atividades comerciais, tem se prestado, atualmente, quase que tão somente a produzir e vender produtos supérfluos e descartáveis que elevam à enésima potência a riqueza das elites minoritárias, precarizam a vida e causam enormes feridas no meio ambiente e no tecido social.
Não podemos nos esquecer, entretanto de que, quem faz ciência, ensina disciplinas, governa, negocia, publiciza e informa, são pessoas: homens e mulheres, de carne e osso, como qualquer mortal comum que vive em sociedade e não está imune a absolutamente nada – de bom ou de mal – que aconteça no planeta. Todavia, forjados à base da cultura do lucro a qualquer preço, a grande maioria dos profissionais que atualmente fazem carreira nessas áreas, parecem desconhecer qualquer filosofia humanista e social e adotam práticas totalmente distanciadas de posturas cidadãs. São os novos cavaleiros do pragmatismo mercadológico que teimam em fazer suas apologias absolutistas até mesmo nos ambientes menos adequados para a defesa dessas pseudo-verdades, como as escolas, espaços típicos do debate e da construção do saber, a partir do estudo das várias correntes do pensamento.
Orquestrados pelo senhor mercado, que tem como principais artífices os (ir)responsáveis pelo planejamento e gestão das políticas comerciais dos países ricos, das bolsas de valores, dos grandes conglomerados de mídia, das religiões que aderiram aos encantos da teologia da prosperidade e das empresas transnacionais, esses especialistas fazem de cobaias todos nós e, ironicamente, eles próprios e suas famílias. O que neles sobra em expertise mercantil, falta em consciência ecológica, princípios éticos e humanitários. E o que vemos é a proliferação da cultura do sucesso fácil, o consumismo exacerbado, a obsolescência programada, o desemprego estrutural e a fé no deus das divisas econômicas e da abastança, entre outras aberrações.
Valores como responsabilidade social e ambiental, e respeito ao consumidor, para citar apenas essas poucas propostas de políticas institucionais, que estão mais em moda ultimamente, tem sido usadas muito mais como motes de campanhas publicitárias do que como práticas e compromissos das organizações.
Até quando a sociedade contemporânea se apoiará no desenvolvimento cultural e científico apenas para fazer perpetuar o vale tudo?

2 comentários:

  1. Ola Eugênio,

    Pouco me resta a dizer, apenas concordar com suas afirmações no artigo: " O lucro a qualquer preço"
    Seu blog tem sido uma excelente ferramenta de informação, reproduzo alguns textos e utilizo em mi-
    nhas aulas, o que tem proporcionado bons resultados.
    Realmente os especialistas das Ciências Comerciais têm conseguido bestealizar as pessoas, as institui-
    ções e o pior, até mesmo os templos religiosos - local onde deveria estar imune de qualquer tipo de escravidão-
    vão se adentrando e devastando tudo e todos, nem mesmo o Meio Ambiente está invulnerável.
    Até quando...? É difícil pensar em uma solução coletiva, sem dúvida esse modelo de sociedade concen-
    trando as pessoas nas metrópolis tem gerado o caos, quem mais sofre são as pessoas de baixa renda. Penso que
    hoje a qualidade de vida está no campo, quem conseguir livrar, poderá melhorar e muito a qualidade de
    vida. O campo ainda não está totalmente afetado pelo consumismo, alguns práticas de preservação ambien-
    tal e sustentabilidade têm ganhado adeptos nas pequenas propriedades rurais.
    O melhor a fazer é não deixar apagar em nós a chama da esperança e da fé.

    Abraço

    Gilmair.

    ResponderExcluir
  2. Gilmair,

    Obrigado pelo seu comentário e, pela sua fé e esperança, dois "artigos" em extinção na atualidade.

    Abraço,

    ResponderExcluir