quinta-feira, 18 de setembro de 2025

MAIS DE 13 MIL RECORTES DE JORNAIS SOBRE CINEMA DIGITALIZADOS

 


No último dia 17 de setembro, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e o Instituto Humberto Mauro realizaram uma masterclass para apresentar o processo de digitalização da Hemeroteca de Cinema: Minas Gerais, que disponibiliza milhares de recortes de jornais em formato PDF, para facilitar a pesquisa dos interessados na área. O evento aconteceu na Casa do Jornalista, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que também abriga o Instituto Humberto Mauro e o CEC.

A aula, ministrada pelo coordenador do projeto, o cineasta e jornalista, Victor de Almeida e convidados, contou com a presença de professores, pesquisadores, estudantes, cineastas e jornalistas especializados.

Conheça a Hemeroteca de Cinema: Minas Gerais, e visite também o blog da Hemeroteca para ler os artigos de Cyro Siqueira, Eugênio Magno, Felipe Macedo, Guido Bilharinho, Maurício Gomes Leite, Rubens Gomes Leite e Victor de Almeida.


domingo, 7 de setembro de 2025

ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DO CEFEP É COMEMORADO COM SEMINÁRIO



20 Anos do Centro Nacional de Fé e Política

Dom Helder Câmara


Eugênio Magno
Comunicólogo, Educador e
Assessor do Cefep
 

Um seminário de quatro dias e o lançamento do livro, CEFEP: 20 anos comprometidos com a formação de cristãs e cristãos para a transformação social e política, marcaram o aniversário de 20 anos do Centro Nacional de Fé e Política, Dom Helder Câmara (Cefep) no Centro Cultural de Brasília (CCB).

Para as comemorações, o Cefep reuniu, de 27 a 30 de agosto, a sua coordenação executiva, formada por representantes de todas as regiões do país, assessores, coordenadores de escolas de fé e política regionais e microrregionais, ex-alunos do curso nacional de formação política para cristãos leigos e leigas, clérigos, teólogos, representantes de organizações parceiras e lideranças políticas alinhadas com a Doutrina Social da Igreja. O evento foi um momento de celebração, comemoração e formação.

DIA 27 - Abertura


O início do seminário se deu na noite do dia 27 com uma celebração eucarística, realizada por oito sacerdotes e presidida por Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Araguaína – TO, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Cefep.



        A missa foi celebrada em memória de Dom Helder Câmara e homenageou também, Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom José Maria Pires. Coincidentemente, essas três figuras expressivas da Igreja Católica progressista brasileira faleceram em 27 de agosto e foram lembrados de forma celebrativa.


        Logo após a celebração na capela do CCB, participantes e convidados para a sessão de abertura do seminário se dirigiram para o auditório onde aconteceu o lançamento do livro, Sobre a dimensão social da fé: escritos de teologia social, do teólogo e professor da Universidade Católica de Pernambuco, Francisco de Aquino Júnior, que também integra a Rede de Assessores do Cefep.  Aquino Júnior fez uma breve apresentação do seu livro e respondeu às indagações da plateia.

DIA 28

 

        Os trabalhos do dia 28 tiveram início às oito da manhã, com músicas e palavras de acolhida, mística e apresentação do cronograma das atividades. Na sequência, uma mesa de representação institucional formada por Dom Giovane de Melo e as entidades parceiras como a Puc-Rio, representada pelo padre Waldeci Gonzaga, a Pórticus, na pessoa de Daniel Fassa Evangelista, o Conselho Episcopal para o Laicato da CNBB e o Conselho Nacional dos Leigos do Brasil (CNLB), com a representação de Célia Soares de Souza, o diálogo inter-religioso, representado pelo pastor, Evandro, as comunidades de fé, ligadas à questão ecológica na região amazônica, na pessoa de Conceição Silva, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz e o Projeto Encantar a Política, representado por Daniel Seidel, que relataram suas experiências com o Cefep.


Após um breve intervalo, foi a vez do padre Ernanne Pinheiro, um dos principais idealizadores do Cefep e seu primeiro secretário executivo, juntamente com Odete Rigato, coordenadora pedagógica, Carla Caminha e Márcia Regina, representantes regionais na coordenação e o atual secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política, Jardel Neves, tratarem da memória do Cefep – do germinar, ao Cefep de hoje.


SESSÃO SOLENE










Às 13 horas os participantes do seminário se dirigiram para a praça dos Três Poderes onde, a partir das 14 horas, no Salão Verde, aconteceu a Sessão Solene, de Homenagem do Congresso Nacional ao Cefep. A reunião extraordinária foi presidida pelos deputados, Vicentinho (PT/SP) e Chico Alencar (PSOL/RJ) que se revezaram na condução dos trabalhos. Além dos dois deputados citados, tiveram assento à mesa da casa, o presidente do Cefep, Dom Giovane de Melo, o secretário executivo, Jardel Neves, a coordenadora pedagógica, Odete Rigato, Carla Caminha e Francielly Falcão, representando, respectivamente, as coordenações regionais e os egressos, padre Ernanne Pinheiro, membro-fundador e primeiro secretário executivo do Cefep e Edinho Silva, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. Outros deputados da bancada progressista do Congresso também prestigiaram a sessão de forma presencial e online.




Depois da Sessão solene na Câmara, os participantes do seminário visitaram as dependências do congresso e retornaram para o Centro Cultural de Brasília no fim da tarde. De 19:30 até por volta das 22 horas aconteceu um rico debate sobre os desafios dos cristãos e cristãs na política, com as presenças da senadora, Teresa Leitão (PT/PE) e do deputado federal, Chico Alencar (PSOL/RJ).



DIA 29

 A manhã do dia 29 iniciou com a tradicional mística, seguida por uma rápida rodada de exposições sobre o compromisso do Cefep com a formação política de leigas e leigos no Brasil, conduzida por Jardel Neves e Odete Rigato, pelo Cefep e pelo CNLB, o seu presidente, Márcio José de Oliveira. 




Ainda pela manhã teve lugar uma rica análise dos estudos e das experiências de Fé e Política na atualidade que foi dividida em dois momentos. O primeiro, contemplou a dimensão da política e os expositores foram: o sociólogo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cesar Sanson, Daniel, Seidel, representando a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBPJ), Francielly Falcão, representando o Cefep, Izalene Tiene, Assessora do Cefep, Assistente social e ex-prefeita de Campinas e o Filósofo, Gilberto de Carvalho, que foi Secretário-Geral da Presidência da República no segundo mandato do presidente Lula. O segundo momento deu conta da dimensão da fé com a participação do teólogo, Francisco de Aquino Júnior.





No período da tarde os participantes foram divididos em seis grupos para discutir e propor ações sociotransformadoras nos campos político e eclesial, envolvendo assessorias, produção de conteúdo, formações e engajamento pastoral. Após as discussões, os relatores dos grupos tiveram a oportunidade de partilhar em plenária as propostas sugeridas pelos seus respectivos grupos.


O início da noite de sexta-feira foi marcado com Missa comemorativa dos 20 anos do Cefep, presidida por Dom Giovane de Melo. 






Logo depois da missa ocorreram os lançamentos da Agenda Latino Americana, pelo seu coordenador, o frei José Fernandes Alves, OP e do livro CEFEP: 20 anos comprometidos com a formação de cristãs e cristãos para a transformação social e política, apresentado pelo secretário executivo do Cefep, Jardel Neves Lopes, coordenador da organização da publicação, cujo trabalho contou com a colaboração dos assessores, Cesar Sanson, Eugênio Magno Martins de Oliveira e Robson Sávio Reis Souza. De forma sintética, a publicação que tem a chancela da Editora Santuário cobre os vários momentos do Cefep, ao longo desses 20 anos, desde a criação e os primeiros passos até o momento atual, com seus desafios e perspectivas. De quadros conjunturais a depoimentos de ex-alunos de todas as dez turmas do curso de formação, o livro apresenta uma grande variedade de textos de pelo menos duas dezenas de autores e tem como anexo uma galeria de fotos (coloridas). O livro está sendo vendido por 30 Reais (mais despesas de postagem nos correios) e pode ser solicitado pelo whatsapp do Cefep: 61 8155-7198.



A agenda do dia 29 fechou com uma noite cultural organizada pela turma, com direito a comida, bebida, música boa, confraternização e um excelente astral. Foi cantado o Parabéns pra você, e teve até bolo de aniversário para o Cefep.

O ex e o atual secretário executivo do Cefep: padre Paulo Adolfo e Jardel Neves



Gilberto de Carvalho ladeado por três cefepianas



DIA 30 - Encerramento



No último dia do seminário (30.08.2025), imediatamente após a mística, foram realizadas reuniões de grupos – por regiões –, para pensar “como fortalecer a articulação das escolas nas regiões”, seguida pelo retorno dos grupos para a plenária, onde foram feitos os devidos encaminhamentos pelos representantes de cada grupo/região e a avaliação da questão proposta com a intervenção dos demais participantes.

 O encerramento desse grande evento se deu com uma belíssima celebração ecumênica, iniciada com rito indígena conduzido pelo pajé, Gildo Aquino, seguido pela leitura da palavra de Deus e uma breve cerimônia de compromisso para a distribuição de anéis de tucum bentos. E, para finalizar, cantos, orações, as bênçãos finais feitas por padre Paulo Adolfo, ex-secretário executivo do Cefep e pelo pastor batista, Evandro. Na despedida, foi entregue uma caneca comemorativa dos 20 anos do Cefep a cada um dos participantes.





Assista aos vídeos de quatro figuras de proa do Cefep:

Padre Ernanne Pinheiro e o início do Cefep



Dom Giovane de Melo: o compromisso do Cefep



Jardel Neves: perspectivas do Cefep para os próximos anos



Odete Rigato e as formações promovidas pelo Cefep





Entra na roda com a gente / Você é muito importante / Por isso...
Vem!




segunda-feira, 4 de agosto de 2025

CORTEJANDO A LEITURA

 

(Arte do fundo da capa do livro)


Godofredo Bar recebe Gilson Nunes 

para Noite de autógrafos

Eugênio Magno

 

Na próxima quinta-feira, dia 7 de agosto, de 2025, Gilson Nunes, estará em Montes Claros, no Godofredo Bar para o lançamento do seu livro de estreia, Cortejando a leitura.

O autor é montes-clarense, onde atuou no teatro e na música e desde meados dos anos 1980 reside com a família no estado do Mato Grosso, onde se formou em jornalismo.

Em Cortejando a leitura, Gilson Nunes se aventura por inventivas de um filosofar sobre o ser, o amor, o si, a vida e o seu sentido. Uma miríade de interrogações. Tudo em jorro, como escrita espontânea, em fluxo contínuo. Crônica-poesia-cachoeira. Gilson também produz aforismos. Se permite licenças poéticas ou do poeta, para falar do dizível e do indizível.

A organizadora do lançamento, Sandra Aquino, promete uma noite animada com sarau poético e muita música com o Grupo Trilho e convidados. O evento que tem início às 20 horas é aberto ao público e o Godofredo Bar, fica na rua Dr. Mário Veloso, nº 93, no bairro do Melo, em Montes Claros, MG.


quarta-feira, 21 de maio de 2025

NO PRÓXIMO SÁBADO TEM POESIA NA FLORESTA



Persona Paradoxo tripulando Asas Sonoras

Eugênio Magno

O poeta norte mineiro, Renilson Durães, estará em Belo Horizonte, no próximo sábado, dia 24 de maio, a partir das 17 horas, na Casa da Floresta – Rua Silva Ortiz, 78, bairro Floresta –, para o lançamento do seu novo livro de poesia, Persona Paradoxo.

Além dos tradicionais autógrafos, Renilson brinda o público com o sarau Asas Sonoras. No programa, recitação de poemas de sua autoria com a participação de vários poetas. Amanna Brito, Biláh Bernardes, Brenda Marques Pena, Carlos Barroso, Eugênio Magno, Helena Soares, José Edward, Rogério Salgado e Wagner Rocha, já confirmaram presença. O sarau contará ainda com a participação especial dos músicos Macim Soares, Nélio Torres, Sérgio Geleia e Victor Mantovani.


Persona Paradoxo saiu pela Ventura Editora e teve lançamento de estreia no início deste ano de 2025, na Taberna do Glória, no Rio de Janeiro, com a presença de vários autores da cena poética carioca como Márcio Catunda, Tchello d’Barros, Luiz Otávio Oliani, Val Mello, Jorge Ventura, dentre outros. No mês passado, o lançamento foi em Montes Claros, no Festival Literário do Autor Montes-Clarense (FLAM); e agora é a vez de BH receber a obra de Renilson Durães.

O livro homenageia o filósofo e poeta, Antônio Cícero, o teatrólogo e dramaturgo, José Celso Martinez Corrêa e o compositor montes-clarense, Elthomar Santoro Júnior. Esta é a terceira publicação solo de Renilson Durães que também é autor de Dourado e Rubro (poesia), Essa Tal Felicidade (desenvolvimento pessoal), e é participante de várias antologias poéticas, desde os anos 1970, como ativista da poesia marginal e da geração mimeógrafo.

A revista mimeografada, Espaço de Prática Poética, criada por ele, Aroldo Pereira, Gabriel Cardoso, Nadir Antônio Cunha e Zacarias Mercal, é um dos marcos iniciais na trajetória de Renilson Durães. A publicação deu origem ao Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, do qual fizeram parte também vários atores e poetas, dentre eles, Helena Soares, Mauro Lúcio e Mirna Mendes. Nos anos 1980, o Grupo lançou o primeiro Psiu Poético que caminha para 40 anos de existência ininterrupta e, de Montes Claros, abriu itinerâncias para Belo Horizonte e para o Rio de Janeiro.

O autor de persona Paradoxo já prepara outro livro, ainda sem data prevista de finalização e lançamento. Enquanto isso, busca apoio para dar segmento ao espetáculo poético-musical Navio de Cruzar Deserto, com os músicos Macim da Gaita, Bob Marcílio e o poeta, professor e filósofo Wagner Rocha. A proposta de Renilson Durães é percorrer o Brasil com sua trupe, espalhando sons e poesia.



(As fotos são de divulgação do livro de Renilson Durâes)