O Cineclube da Casa de Cássia vai apresentar neste sábado, 2 de março, às 17h, o filme documentário "O Contestado: Restos Mortais" (Brasil, 2010, 2h36, 16 anos), de Sylvio Back. O filme trata da Guerra do Contestado, ocorrida na fronteira do Paraná com Santa Catarina, entre 1912 e 1916. O filme investiga suas causas e consequências com depoimentos de historiadores e de rebeldes mortos no conflito, incorporados por médiuns. Bem menos conhecido que Canudos, na Bahia, o Contestado foi tão importante quanto como movimento social, tendo sido objeto de um filme (de ficção) do próprio Back, "A Guerra dos Pelados".
E no domingo, 3, às 17h, o cineclube exibe "Estado de Sítio" (État de Siège) (França/Alemanha/Itália, 1972, 1h55, 16 anos), de Costa-Gavras, com Yves Montand, Renato Salvatore e O. E. Hasse. O filme reconstitui o assassinato pelos tupamaros, em 1970, no Uruguai, de um agente norte-americano especializado em ministrar técnicas de tortura a governos militares latino-americanos. Dois anos depois da ocorrência, quando as ditaduras latino-americanas continuavam vigendo, o Uruguai não é nomeado nem o americano, Dan Mitrione, que esteve prestando serviços em Belo Horizonte.
Também aos domingos, às 10h, a Casa de Cássia está apresentando o CineCriança, com programação de filmes longos e curtos para o público infantil.
E é tudo de graça.
A Associação Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida fica na Rua Meyer, 105, bairro Vila Suzana, em Mateus Leme, M.G. Maiores informações pelo telefone: (31)99247-6574.
Nenhum comentário:
Postar um comentário