terça-feira, 19 de maio de 2015

PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS


Seminário 
“Cinema, Cineclubismo e Educação em Direitos Humanos”
 
Na próxima quinta-feira, 21 de maio, acontece o 1º Seminário Cinema, Cineclubismo e Educação em Direitos Humanos, que tem por objetivo ampliar a discussão sobre a relação entre esses três temas. Voltado para a difusão de práticas político-pedagógicas que envolvem cinema e educação em direitos humanos, o seminário conta com uma programação de painéis expositivos, grupos de trabalho e uma sessão cinematográfica especial.
Durante o dia, convidados apresentam discussões conceituais a partir de experiências realizadas por ONGs, universidades e governos. Na parte da tarde, com o intuito de ampliar a interlocução do público participante com os expositores do seminário, serão organizados cinco grupos de trabalhos para o aprofundamento das questões apresentadas durante a manhã. Por fim, no início da noite haverá a estreia do filme Sabotage – o Maestro do Canão, seguida de um debate com Sabotinha, filho do rapper, e o Diretor Ivan Ferreira.
O seminário é uma ação do projeto Cineclube Sabotage, da Oficina de Imagens, que promove sessões de cinema comentadas em escolas públicas municipais de Belo Horizonte.
O evento ocorre a partir das 8h, no Plug Minas (Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto). A exibição do filme Sabotage – o Maestro do Canão está marcada para 18h30. Para participar, é preciso inscrever-se aqui. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas.

Difundindo o cineclubismo
Iniciado em 2009, o projeto Cineclube Sabotage acontece de forma permanente na Escola Municipal Professora Alcida Torres, no bairro Taquaril, onde já foram realizadas cerca de 400 sessões.
Além de propiciar aos alunos o acesso à produção cinematográfica brasileira do circuito não comercial, a iniciativa insere no ambiente escolar, por meio do cineclubismo, uma cultura de cinema articulada à promoção dos direitos humanos. As sessões comentadas visam suscitar reflexões, sensibilizar o público para a cultura e a linguagem cinematográfica, apresentar olhares plurais sobre essa expressão artística e educar. Assim, o cineclube é compreendido como uma estratégia político-pedagógica de promoção de direitos humanos.
Incorporando o cinema à dinâmica escolar, a Oficina de Imagens contribui para proporcionar interfaces entre a produção cinematográfica e as políticas de educação, além de fortalecer a rede cineclubista do estado de Minas Gerais.


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