domingo, 24 de janeiro de 2010

VIDA DEDICADA À MISSÃO EVANGÉLICA E SOCIAL

''Memória e missão'': experiências de
uma caminhada junto à Igreja-Povo de Deus.
(Entrevista especial com o pe. José Ernanne Pinheiro)

Memória e missão. Memória da Vida e da Missão. Memória da caminhada, num período determinado da Igreja e da sociedade, explicitando experiências de vida no horizonte da missão.
"Com essas palavras, José Ernanne Pinheiro, sacerdote cearense há mais de 40 anos, abre seu livro "Memória e Missão: Experiências de vida" (Paulinas, 2009). Assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo do Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), Ernanne acompanhou os desenvolvimentos do Concílio Vaticano II, quando morava em Roma. Trabalhou como operário metalúrgico na França. Regressando ao Brasil, atuou durante 19 anos na arquidiocese de Olinda e Recife, ao lado de Dom Helder Câmara. E vivenciou a repressão da ditadura sobre alguns de seus colegas padres, como o assassinato do Padre Antônio Henrique Pereira Neto.
José Ernanne Pinheiro é natural de Jaguaretama (CE). Formou-se em filosofia no Seminário da Prainha, em Fortaleza, e em teologia na Universidade Gregoriana, em Roma. Durante 19 anos, foi coordenador da Pastoral e Diretor do Instituto de Teologia do Recife (ITER). A partir de 1986, ocupou o cargo de assessor da CNBB no Setor dos/as Leigo/as e na Assessoria Política.
O Instituto Humanitas Unisinos conversou com o pe. Ernanne Pinheiro. Confirma a entrevista clicando aqui.
(Fonte: Site do IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário