sábado, 24 de novembro de 2018

EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NA COMUNICAÇÃO


A última conferência do Seminário Mídias Educação e Espaço Público apresenta experiências que alinharam 
práticas educativas com mídias


No dia 29 de novembro o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza a última conferência do XII Seminário Anual com o tema "Mídias, Educação e Espaço Público". Para encerrar as atividades do ano convidamos dois projetos que atuam na cidade de Belo Horizonte e para além dela. O Coletivo Terra Negra e a Associação Imagem Comunitária (AIC). Convidamos esses projetos para compartilharem um pouco da experiência e dos desafios da elaboração de iniciativas que se estabelecem na relação entre educação e comunicação fazendo uso das mídias tradicionais e digitais, além de debatermos sobre os desafios da presença desses projetos em meio a outras instâncias educativas como a própria escola. Venha debater conosco na conferência Experiências de educação na comunicação: o desafio da construção de projetos no cenário público. 
O Coletivo de Professores Terra Negra tem o objetivo de ultrapassar as barreiras da sala de aula e proporcionar uma experiência de aprendizagem diferenciada e eficiente. Formado pelos professores de Geografia João Marcelo Torres Madureira, Juninho Lopes, Percy Fernandes e Vitor Augusto, o Terra Negra tomou a iniciativa de encurtar as distâncias entre o que os professores explicam e discutem em sala de aula e o que os estudantes efetivamente têm acesso. Foi justamente dentro do ambiente escolar, em alguns casos mais parecidos com caixas do que com locais de formação intelectual, que o coletivo identificou um grande problema. Salas de aula do séc. XIX, com professores ministrando aulas do séc. XX, e os alunos do séc. XXI. A decisão de produzir conteúdo áudio visual gratuito para a internet levou à incorporação de outros professores interessados em sair da zona de conforto e substituir as férias por expedições de cunho educacional. Para conversar conosco sobre o Terra Negra receberemos Percy Fernandes Vieira e Vitor Augusto Ferreira
Desde 1993 a Associação Imagem Comunitária (AIC) busca promover o direito à comunicação e à expressão além da valorização da diversidade cultural, do exercício da cidadania e da democracia. A iniciativa fomenta o acesso público aos espaços midiáticos e desenvolvendo processos educativos emancipatórios. Dentre as várias ações que a entidade já desenvolveu, destacam-se as parcerias com coletivos populares, entidades culturais e movimentos juvenis que trabalham pela promoção da cidadania, realizando produções audiovisuais, impressas, para rádio e web, sempre de forma colaborativa. É importante ressaltar também os processos formativos no campo da educação midiática e da produção em mídias comunitárias. Jéssica Kawaguiski, Mila Barone e Jessica Caldeira estarão conosco para falar sobre as experiências de educomunicação pautadas na colaboração, na valorização da identidade e da cultura locais e no protagonismo juvenil, onde destacarão os aprendizados e desafios na mediação de processos educativos a partir da produção de materiais de comunicação e de peças midiáticas.
A conferência terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube.
A Conferência “Experiências de educação na comunicação: o desafio da construção de projetos no cenário público” do Coletivo Terra Negra e Associação Imagem Comunitária, acontece no dia 29 de novembro, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), Campus da UFMG - Pampulha, avenida Antônio Carlos, 6627.
Outras informações em www.pensaraeducacao.com.br, pensar@ufmg.br,Facebook e pelos telefones (31)3409-5355 e (31) 98212-5621.

Nenhum comentário:

Postar um comentário