sábado, 18 de agosto de 2018

POEMA INACABADO, DE EUGÊNIO EM ANTOLOGIA POÉTICA


Antologia Poética Lula Livre


Foi lançado na última segunda-feira, 13 de agosto, nas redes sociais, a Antologia Poética Lula Livre, volume 1. Participam da antologia poetas do Brasil inteiro, dentre eles o editor deste blog, Eugênio Magno, com Poema inacabado (pág. 33).
Dentro do espírito do Festival Lula Livre, os Organizadores da Antologia Poética Lula Livre, Aluízio Mathias, Aroldo Pereira, Carla Alves e José Soter se articularam para reunir vários poetas de todas as Regiões do Brasil, todos e todas irmanados para celebrar um ato de homenagem e resistência pela liberdade do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, preso injustamente por um julgamento político. Essa Antologia Poética passa a ser a voz artística cultural de uma Poesia que quer Luta, Democracia e Libertação. Os poetas e as poetas aqui presentes vem somar ao coro do todos e todas aqueles que estão nas ruas, nas praças, nas casas, nos locais de trabalho e em todas redes sociais defendendo que a Arte, A Cultura e em especial a Poesia, pode ser sim, um motor construtivo de mudanças. E que esse novo tempo possa trazer signos, fonemas e ideias na construção da Liberdade e de uma nova Cidadania. 
A proposta do projeto, segundo Márcio Tavares Historiador e curador, Secretário Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores-PT, é de resistência pela poesia.
Desde o golpe de 2016, a comunidade artística e cultural assumiu a vanguarda da resistência aos retrocessos impostos pela quebra democrática e o Estado de Exceção vigente.
Todos sabemos que a prisão de Lula, sem crime e sem provas, é mais uma etapa da destruição do processo da criminalização da esquerda, dos movimentos sociais e seus líderes com o objetivo de fazer perpetuar um governo oligárquico de ricos para ricos.
A liberdade de Lula e a garantia de seu direito de ser candidato e vencer as eleições é o núcleo central da luta pela redemocratização do país.
Os artistas e agentes culturais tem sido responsáveis por algumas das mais significativas mobilizações em favor da causa da libertação imediata do presidente Lula. O Festival Lula Livre foi o culminar desse processo de conscientização política pela arte e pela cultura.
Nesse processo de mobilização e resistência pela arte essa Antologia Poética Lula Livre é mais uma manifestação de indignação contra a injustiça cometida com Lula. Poetas do Brasil inteiro produziram poesias que dedicam a Lula Livre já. Trata-se de mais um tijolo no muro do compromisso histórico dos artistas com a democracia e a liberdade no Brasil. Ações como essa nos demonstram o golpe pode ser vencido mais cedo do que esperamos. E parafraseando o poeta, renitentes ou distraídos venceremos, completa tavares.
O livro é digital e sua distribuição é gratuita, bastando apenas clicar aqui para baixar o E-book.

Nenhum comentário:

Postar um comentário