Quero fazer coro com Almir Sales:
eu também sou mais Minas
Com a sua licença, Almir, reproduzo aqui o seu artigo - na íntegra - e abaixo, faço algumas considerações ao que me cabe nesse latifúndio.
Concordo com tudo o que foi posto por Almir, mas queria dizer, entretanto, que tudo tem um começo e um fim. Espero que este não seja o fim e, que acordemos a tempo para não sermos apenas espectadores passivos de um fim trágico.
O começo de tudo isso se deu no (e com) o elo mais fraco da corrente: os fornecedores. Principalmente com locutores, atores e cantores. Isso, para falar apenas do segmento que conheço melhor, no qual atuo e há mais de 10 anos quando criamos e fui fundador e primeiro presidente do Vozes de Minas, associação que congrega os locutores, atores e cantores que atuam na publicidade mineira, advertia sobre o perigo de uma prática, no mínimo esquizofrênica que era contratar atores e locutores para atuar em produções mineiras, especialmente àquelas de órgãos públicos: secretarias, autarquias e publicidade oficial de prefeituras e do Governo do Estado. A algumas instituições, que nos receberam, fizemos visitas. Outras, se quer conseguimos agenda. Grande parte das agências de propaganda também não nos ouviram e algumas produtoras de áudio e vídeo adotaram a contratação de locutores, atores e cantores de outras regiões como uma prática constante. Uma das poucas exceções, merece ser citado: Paulo Joel Bizarria, Paulinho, do Stúdio HP, que sempre brigou pelo nosso mercado.
Há cerca de uma década temos ouvido, constantemente, nos intervalos comerciais do rádio e da TV, locuções com o (chatíssimo) sotaque paulista, as produtoras também perderam uma enorme fatia do mercado mineiro e, nos últimos anos, os maiores responsáveis, por essa falta de "autoestima" e desrespeito aos seus pares da cadeia produtiva, estão sentindo o estrago causado pelo tiro que deram no próprio pé.
Há cerca de uma década temos ouvido, constantemente, nos intervalos comerciais do rádio e da TV, locuções com o (chatíssimo) sotaque paulista, as produtoras também perderam uma enorme fatia do mercado mineiro e, nos últimos anos, os maiores responsáveis, por essa falta de "autoestima" e desrespeito aos seus pares da cadeia produtiva, estão sentindo o estrago causado pelo tiro que deram no próprio pé.
O trem tá feio. Mas, parafraseando, Almir, quero dizer também que sou mais Minas, que estamos vivos e, se quisermos, juntos, podemos sacudir a poeira e dar a volta por cima, uai!
(O artigo "Eu sou mais Minas", de autoria do publicitário Almir Sales foi publicado, no Jornal Tudo)
(O artigo "Eu sou mais Minas", de autoria do publicitário Almir Sales foi publicado, no Jornal Tudo)
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