sábado, 10 de setembro de 2016

POLÍTICA E EDUCAÇÃO


Sobre a política: o que pode, afinal, a educação?

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Professor da Faculdade de Educação (FaE/UFMG)

Apesar de propostas horrendas e claramente retrógradas, como a tal Escola sem Partido que, afinal, queiramos ou não, representa o pensamento de parte da população brasileira, as iniciativas de intervenção do governo golpista são avassaladoras. Seja quando tenta afetar a discussão da Base Nacional Comum Curricular ou interferir “via decreto” na constituição da Comissão Nacional da Verdade, o que se observa é uma sanha autoritária que não se esconde por detrás de nenhuma aura tecnocrática. É pura e simplesmente, intervencionismo! Isso faz pensar que, mais do que as “reformas” econômicas que afetarão a vida da grande maioria da população brasileira, inclusive a parte ensandecida da classe média – sim, porque o 1% mais rico dessa população venceu o jogo! – o atual governo espera afetar, via tacape e golpes legislativos, também os corações e as mentes dos brasileiros. Se assistimos nas últimas décadas alguns avanços – tímidos – em relação ao descalabro que é a desigualdade brasileira, em todas as suas formas, os atuais mandatários não deixam dúvidas que apostam nas trevas, na dissimulação, na disseminação da dúvida e do erro para atingir os seus objetivos. Trata-se de uma guerra sutil contra todas as formas de esclarecimento em nome do obscurantismo que só favorece a poucos.
Para continuar lendo o artigo do professor Marcus Taborda para o boletim Pensar a Educação, clique aqui.

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