Edição Especial 100
Pensar a Educação em Pauta, edição 100!
Luciano Mendes de Faria Filho
O Pensar a Educação em Pauta chega ao seu centésimo número! Esta marca é uma alegria e uma responsabilidade para todos aqueles que fazemos o boletim. Não temos dúvidas de que, depois de dois anos e meio de sua primeira circulação, vencemos o desafio de manter um informativo semanal que conjuga o debate de opinião, a reunião de notícias sobre educação e ciência e tecnologia e a divulgação científica em educação.
A publicação do Pensar a Educação em Pauta veio somar-se a várias atividades que o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1982/2022 já vinha desenvolvendo, tais como o Programa semanal de Rádio, os Seminários Anuais, a Coleção de livros e a manutenção de um Portal de informações na internet. Nosso objetivo era fortalecer a integração de diversas modalidades de comunicação para viabilizar a articulação da comunidade de pesquisa em educação com a educação básica brasileira.
Nos 100 números editados encontra-se uma profusão de textos, de temas, de notícias, de pesquisas e de opiniões produzidos por profissionais de diversas áreas, notadamente da educação, mas, felizmente, não apenas da educação. São educadores, jornalistas, pesquisadores, professores da escola básica, alunos de graduação e pós- graduação do Brasil e da América Latina que semanalmente se reúnem nas “páginas” do Pensar a Educação em Pauta.
A pesquisa semanal realizada para “montar” o boletim, aliada ao contato permanente com nossos articulistas, tem nos dado a dimensão do quanto o tema da educação mobiliza sujeitos os mais diversos nas sociedades contemporâneas. Se da educação ninguém escapa, também está difícil, nos dias atuais, escapar do debate público sobre a educação. O tema está, literalmente, na pauta do dia!
Neste cenário, conclamar e mobilizar os pesquisadores, professores e demais sujeitos interessados em educação para a disputa pública pelos seus sentidos tem sido o nosso principal objetivo. Ancorados no universo acadêmico e no mundo das escolas, queremos potencializar as vozes daqueles que se mobilizam por uma educação de qualidade, entendendo que o próprio sentido do termo qualidade está em constante disputa.
É importante salientar que um grupo significativo de professores e pesquisadores atendeu à nossa convocação e, de forma sistemática, contribui para tornar mais densa a nossa reflexão sobre a educação como parte de um amplo projeto político-cultural. Entre esses colaboradores nem sempre há concordância, o que faz do Pensar a Educação em Pauta um rico exercício de reconhecimento e fortalecimento da diversidade como um elemento fundamental de defesa da necessária igualdade e de condições cada vez mais efetivas de exercício de nossas liberdades.
Há muito o que fazer! Há muito o que caminhar! Mas, agora, depois de 100 números publicados, sabemos que muitos(as) são aqueles(as) que se dispõem a sustentar o debate público sobre a educação, uma das condições mais fundamentais para que possamos tornar verdadeiramente pública a educação pública no Brasil! A estes colegas o nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento!
No entanto, nada disso faria sentido se não tivéssemos leitores que se dispusessem a empregar parte de seu tempo semanal para se informar sobre a temática da educação. São vocês, nossos leitores e leitoras, o suporte de nosso trabalho. É com vocês o nosso compromisso, aquele que afirmamos e reafirmamos a cada edição: fortalecer o boletim como um espaço de sociabilidade entre colegas-autores e de socialização de conhecimentos, de sensibilidades, de práticas e de utopias produzidas no âmbito da educação. Agradecemos a companhia de vocês e queremos, cada vez mais, encontrá-los e reconhecê-los como autores e autoras dos próximos 100 ou 200 números do Pensar a Educação em Pauta!!
Daqui de dentro do Pensar a Educação em Pauta
Priscilla Nogueira Bahiense
Reunião de pauta do Pensar a Educação em Pauta, eis que alguém comenta que seria interessante mostrar aos leitores o que está por trás do nosso boletim. A ideia inicial era a seguinte: uma foto e uma breve apresentação. Ok. Mas como as ideias são mutáveis, a proposta foi alterada: por que cada integrante da equipe não escreve um texto sobre o Pensar a Educação em Pauta? Cá estou. Estamos. Ao longo do número 100 do Pensar a Educação em Pauta o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco do nosso trabalho na produção deste material que chega semanalmente aos seus e-mails, páginas em redes sociais e por aí vai.
Começo aqui falando da posição que ocupo no Pensar a Educação em Pauta e minhas impressões sobre o trabalho cotidiano com essa publicação de tão grande relevância para nós, educadores e educadoras.
Ao vir trabalhar no Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1882/2022 fui convidada pelo Prof. Luciano Mendes de Faria Filho, um dos coordenadores do projeto, para acompanha-lo na coordenação do Pensar a Educação em Pauta, que, segundo ele, em pouco tempo deixaria de ser um clipping educacional, para passar a produzir conteúdo próprio, o qual deveria ser organizado em seções temáticas. A ausência dos especialistas em educação nos debates educacionais pautados pela grande mídia nos mobilizava para tal e, em alguns meses, o boletim passaria a ser um dos canais de troca entre a academia e a educação básica.
Cabe destacar que o Pensar a Educação em Pauta não alcançou seu formato final neste pouco mais de um ano de mudanças, nem esperava tê-lo feito. Penso ser esta uma das maiores qualidades do Projeto como um todo. Pensar a Educação, pensar o Brasil, pensar a escola e a sociedade na qual está inserida não comporta fórmula ou ponto de chegada. Também por isso, o formato do Pensar a Educação em Pauta não é e não se pretende ser estático. As seções mudam de ordem, outras surgem, parcerias são realizadas e as contribuições aumentam a cada mês. Creio ser este um bom caminho para seguir construindo um lugar onde autor e leitor podem se comunicar mais abertamente, inverter seus lugares e seguirem pensando e, por que não, agindo na e para a educação?
(Boletim Pensar a Educação em Pauta)
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