Cidadania para a democracia
Eugênio Magno
Durante Seminário Nacional das Escolas de Fé e Política e da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP, em Brasília houve o lançamento da Cartilha Eleições Municipais 2012: Cidadania para a Democracia. A publicação foi organizada pelo CEFEP, em parceria com outras entidades ligadas à CNBB, como o Conselho Nacional do Laicato no Brasil – CNLB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, Pastorais Sociais e o Centro de Pastoral Popular. A cartilha está sendo vendida ao preço popular de R$1,50 a unidade e os pedidos poderão ser feitos pelo site www.cpp.com.br ou pelo telefone 0800 703 8353.
Estruturada a partir do método Ver, Julgar e Agir, adotado pela Ação Católica, a cartilha destaca, sobretudo, o temário da construção da cidadania, conclamando os cristãos a se tornarem sujeitos políticos na busca da construção de uma democracia plena.
Baseada na análise da realidade social e política do nosso país e na Doutrina Social da Igreja, o documento insiste na responsabilidade do eleitorado no sentido de não resumir sua atuação ao simples ato de votar. Mas de estar atento e acompanhar os eleitos, seguindo seus passos e fiscalizando seus atos após as eleições. Os eleitores de um modo geral precisam tomar consciência da crise que se instalou no Estado e na democracia e se articularem para construir uma nova democracia e um novo Estado. Essa construção deve ter início no município, especialmente em razão da proximidade das pessoas com a classe política. Temos que participar, agir coletivamente, buscar uma consciência coletiva, construir estruturas de participação permanentes, pautar os orçamentos participativos, acompanhar os poderes e os mandatos, não deixar o político sozinho fazendo o que quer. É nosso dever pensar um projeto para a nossa cidade, para o Brasil, para a terra e, construir a sociedade do bem viver.
Como já dizia o papa Paulo VI: A política é uma maneira sublime de viver o compromisso cristão a serviço dos outros.
Mais informações sobre o encontro estão no link http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=199285,OTE&IdCanal=2
Espero adquirir a cartilha.Quem sabe CEFEP e outras entidades conquiste um espaço na igreja, hoje ocupada em grande parte pelos carismáticos para caminhar em direção aos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.Principalmente neste ano eleitoral quando muitas conquistas poderiam ser alcançadas.
ResponderExcluir