BH terá João Leite e Kalil
no segundo turno, apontam pesquisas
Na véspera do dia das eleições municipais, pesquisas divulgadas neste sábado (1º) apontam para um segundo turno entre o tucano João Leite, que vem mantendo a liderança na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte desde agosto, e Alexandre Kalil (PHS).
Na pesquisa Datafolha, o candidato do PSDB aparece com 39% dos votos válidos, seguido pelo ex-presidente do Atlético, que tem 23%. Na pesquisa de votos válidos, não são contabilizados os eleitores que dizem votar em branco, nulo ou os indecisos. Levando em conta esta parcela dos eleitores, João Leite ficaria com 31% e Kalil com 19%. Já na Ibope, Leite apareceu com 41% dos votos válidos e Kalil com 29%.
No caso da Datafolha, o candidato do PSDB aparecia com 32% das intenções de voto na pesquisa anterior, enquanto o ex-presidente do Atlético vinha com 18%. Os dois se mantiveram na liderança desde a primeira pesquisa, feita em agosto, com uma boa distância dos outros nove candidatos. Mais atacado entre os candidatos, Kalil aparece como o mais rejeitado (37%), seguido de João Leite (26%).
Essa é a matéria de capa do Jornal O Tempo. Você pode conferir clicando aqui.
Agora, leitor, venhamos e convenhamos, eleição não é futebol e, no caso, não se trata de João Leite contra Kalil. O eleitor não é obrigado a votar somente em um deles. Até porque, temos muitas opções. E, mesmo em termos futebolísticos, os dois candidatos são ligados a um único time, o Atlético Mineiro e, Belo Horizonte não tem só eleitores atleticanos. Vale destacar ainda que as eleições de amanhã não é para eleger o melhor goleiro do Atlético de todos os tempos, nem tampouco seu melhor presidente. Inclusive, porque, tenho dúvidas se algum dos dois ganharia um desses títulos.
Devemos ter cuidado com a indução que a divulgação dessas pesquisas representam, especialmente nas vésperas do sufrágio, e votar a partir de nossas convicções, independentemente do nosso candidato estar entre os favoritos apontados por tal ou qual pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário