segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DILMA, A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

"Presidente se tornou o primeiro na história do país a fazer seu sucessor em uma eleição realmente livre", escreve Vladimir Safatle, professor do departamento de filosofia da USP, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 01-11-2010.

Lula venceu

Vladimir Safatle

"Alguns fatos devem ser analisados em sua enunciação bruta, sem mas, entretanto, mesmo assim ou condicionantes do gênero.
O resultado destas eleições é um destes casos. Lula venceu. Como se não bastasse, transformou-se no primeiro presidente da história brasileira a conseguir fazer seu sucessor em uma eleição realmente livre.
O nível de acirramento social, infelizmente, dificulta reflexões isentas sobre o que foi a era Lula, quais seus maiores legados e desafios. Esta é uma tarefa para a qual será necessário tempo.
Por enquanto, fica óbvio que ao menos duas características fundamentais do governo Lula foram decisivas para seu sucesso eleitoral.
Primeiro, Lula compreendeu claramente que programas de assistência social não são apenas programas de assistência social. Vinculado ao aumento efetivo dos salários, eles têm função decisiva na dinamização econômica de realidades sociais pauperizadas. Tal processo baseado na transferência direta de renda é, de fato, a maneira mais rápida e eficaz de provocar recuo da miséria e da pobreza, além de garantir bases para o desenvolvimento de economias locais. Por outro lado, ele permitiu a Lula ser uma espécie de Mata Hari do capitalismo global, modificando a situação de pauperização social sem colocar em risco os ganhos do sistema financeiro.
Segundo, Lula conseguiu, de uma certa forma, transplantar os conflitos sociais para dentro do Estado. O conflito entre o agronegócio e a reforma agrária virou um embate entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Reforma Agrária. O conflito entre os grupos de defesa dos direitos humanos e as viúvas da ditadura militar, um embate entre o Ministério da Defesa e a Secretaria dos Direitos Humanos; entre desenvolvimentistas e monetaristas, um embate entre Ministério da Fazenda e Banco Central.
O máximo desta lógica de transposição de conflitos ocorreu quando George W. Bush veio ao Brasil. Enquanto fazia um discurso, ao lado de Lula, saudando-o como grande amigo dos EUA, manifestações contra sua presença ocorriam no Brasil... organizadas pelo PT.
Desta forma, havia um reconhecimento das demandas de setores classicamente associados à esquerda, mesmo que esse reconhecimento fosse, em vários casos, muito mais simbólico do que realmente efetivo.
Essa forma de acolhimento conseguiu, no entanto, esvaziar qualquer oposição à esquerda do governo. Basta lembrar do resultado minúsculo de um partido como o PSOL no primeiro turno.
Assim, quando José Serra encampou de vez a agenda conservadora, toda ela centrada em: segurança, defesa dos valores e crenças nacionais, defesa da vida, denúncias contra a república sindicalista, contra o terrorismo (das Farcs) etc., ficou fácil para o governo recompor a base de mobilização do antigo PT nas classes médias, acrescida agora do desenvolvimento do lulismo nas classes mais pobres.
Restou, ao menos a essa oposição, ser porta voz de uma agenda conservadora mundialmente presente e que demonstrou ter forte apelo eleitoral. Uma reconfiguração de discursos se anuncia."


(Fonte: Site do IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

4 comentários:

  1. OI, EUGÊNIO,
    PERCEBI COMO ESTÁ DIFICIL EXPLICAR A ERA LULA A UMA SOBRINHA DE 15 ANOS QUE OUVE OPINIÕES APAIXONADAS E CONTRADITÓRIAS DENTRO DA PROPRIA FAMILIA.ESTÁ MTO DIFICIL, MESMO, FAZER REFLEXÕES ISENTAS.AFINAL ELA QUER SABER SE DILMA É OU NÃO UMA BOA ESCOLHA P/ O BRASIL. ACREDITAMOS QUE SIM, MAS VAMOS TER QUE AGUARDAR... E JOVENS SABEM ESPERAR? ABÇS, NÉLIA

    ResponderExcluir
  2. Lula venceu!
    Dilma venceu!
    PT venceu!
    Nós vencemos!

    Vivemos um momento de júbilo, porque de uma certa forma ajudamos construir esta Vitória.Foi enfrentando o subterãneo da humilhação imposto pelas forças conservadoras e opressoras, que na década de 80 o Partido dos Trabalhadores foi fundado em diversos municípios.Passamos nossa juventude lutando primeiramente nas CEBs, depois nos Sindicatos, nos diversos movimentos sociais.Algumas momentos nos envergonhamos mas enfim vencemos.
    Lula conduziu a minha geração, hoje a dos meus filhos que guardam carinhosamente um autógrafo, que ganharam do Lula quando criança e o tem como um sábio conselheiro como bem disse a Dilma.
    Bem, assim o Brasil vai mostrando ao mundo de como conquista o poder, com luta e liberdade.

    Gilmair

    ResponderExcluir
  3. Realmente, os tempos são difíceis para essas explicações, não é mesmo Nélia?

    Só com uma certa distância, e sem essa passionalidade de ambos os lados, poderemos avaliar melhor esse governo.

    Eu, desde que me entendo por gente, não conheci nada melhor pro conjunto da nação do que o Governo Lula. E digo pro conjunto da nação, porque pra mim, especificamente, não alterou absolutamente nada. Sofri até mesmo alguns prejuízos. Mas não é por isso que invalido as políticas adotadas. Pelo contrário...

    ResponderExcluir
  4. Gilmair,

    Obrigado por mais este comentário seu. Aliás, um belo comentário. Na verdade um depoimento, um testemunho de vida (de luta) pela liberdade.

    É por isso que as mulheres estão chegando onde estão chegando...

    Abraço,

    ResponderExcluir