terça-feira, 27 de setembro de 2016

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO...


Contra mudanças no Ensino Médio, estudantes realizam ato em São Paulo

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

VALE TUDO


Todos são iguais perante a lei?


No Estado Democrático de Direito, o artigo 5° da Constituição Brasileira garante:



“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
 
A Constituição Brasileira também prevê o princípio da presunção de inocência no inciso LVII do mesmo artigo: "Ninguém será culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.
 
Garante, ainda, habeas corpus, no inciso LXVIII: "conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".

Isto posto, como explicar a notória seletividade da Justiça brasileira em investigações contra partidos e personalidades que atuam no campo da esquerda e a isenção de partidos e personalidades que atuam no campo da direita?
 
Trata-se de um flagrante desrespeito à Carta Maior, no caso, a carta constitucional brasileira.
 
A estratégia, todos conhecemos. Surge uma denúncia em um dos veículos do oligopólio midiático. Se for contra membros da base de apoio do governo de “plantão”, os anteriores, ela se torna instrumento de investigação e permanece durante semanas, meses, anos nas manchetes desses jornalões massacrando qualquer princípio de presunção de inocência. 
 
O inverso é verdadeiro e se encaixa nas denúncias contra o governo de “plantão”, o atual, as notícias ganham as manchetes em um dia e somem no outro, sem qualquer investigação.

Existem denúncias também contra vários outros políticos de diversos partidos. Eles serão investigados e indiciados ou nem todos são iguais perante a lei. Continue lendo a matéria do site Carta Maior, clicando aqui.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MEDO DE AMAR



Timidez

Eugênio Magno



                            seu medo de amar
                            inibe meu canto

                            aborta tantos versos
                            quantos quis falar

(Do Livro Minas em Mim, 2005, pág.: 33)

ESPETÁCULO MIDIÁTICO


Desde quando powerpoint é prova?

Fala do procurador: "Não temos provas, mas convicção".

A Operação Lava Jato a cada dia perde credibilidade diante do brasileiro médio e agora começa a se submergir de vez, depois do espetáculo malfadado de ontem daquele grotesco show de terceira categoria, em powerpoint, com cobertura especial daquela que se diz a maior TV da América Latina.
Seria cômica se não fosse trágica essa insistente tentativa de tirar Lula e o PT das disputas eleitorais de 2018.
Se a proposta é combater a corrupção, que se combata de forma justa, com a punição de todos os culpados - até a 5ª geração política. Agora o que não dá é fazer julgamentos seletivos e inverter a máxima da justiça condenando antecipadamente quem quer que seja, julgando-o culpado até que se prove a inocência. Isso é uma aberração judicial. E coisa pior está acontecendo: fazer trucidamento público de quem incomoda as elites, antes mesmo de julgar e de haver condenação. Antes mesmo de provas, indiciamento e condenação judicial, o "réu" escolhido é julgado, irresponsavelmente e de forma antecipada, pela opinião pública, após seu achincalhamento pela mídia plutocrática.

Muitos de nós, assim como o procurador, também temos nossas convicções, algumas delas estão nos jornais de hoje do mundo inteiro: 


ou aqui: 
http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/lava-jato-fez-espet%C3%A1culo-judicial-e-midi%C3%A1tico-diz-defesa-de-lula-1.1371380

Para ficar somente com dois veículos nacionais...

sábado, 10 de setembro de 2016

POLÍTICA E EDUCAÇÃO


Sobre a política: o que pode, afinal, a educação?

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Professor da Faculdade de Educação (FaE/UFMG)

Apesar de propostas horrendas e claramente retrógradas, como a tal Escola sem Partido que, afinal, queiramos ou não, representa o pensamento de parte da população brasileira, as iniciativas de intervenção do governo golpista são avassaladoras. Seja quando tenta afetar a discussão da Base Nacional Comum Curricular ou interferir “via decreto” na constituição da Comissão Nacional da Verdade, o que se observa é uma sanha autoritária que não se esconde por detrás de nenhuma aura tecnocrática. É pura e simplesmente, intervencionismo! Isso faz pensar que, mais do que as “reformas” econômicas que afetarão a vida da grande maioria da população brasileira, inclusive a parte ensandecida da classe média – sim, porque o 1% mais rico dessa população venceu o jogo! – o atual governo espera afetar, via tacape e golpes legislativos, também os corações e as mentes dos brasileiros. Se assistimos nas últimas décadas alguns avanços – tímidos – em relação ao descalabro que é a desigualdade brasileira, em todas as suas formas, os atuais mandatários não deixam dúvidas que apostam nas trevas, na dissimulação, na disseminação da dúvida e do erro para atingir os seus objetivos. Trata-se de uma guerra sutil contra todas as formas de esclarecimento em nome do obscurantismo que só favorece a poucos.
Para continuar lendo o artigo do professor Marcus Taborda para o boletim Pensar a Educação, clique aqui.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

IMPOPULARIDADE DE TEMER É INCONTESTÁVEL


Protesto contra Temer reúne mais de cem mil na Paulista

Foto: Mídia Ninja

Mais de cem mil pessoas participaram do protesto contra o governo Temer (PMDB) neste domingo (4), na Avenida Paulista. A manifestação, organizada de forma unitária pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, criticava o processo de ruptura institucional no país e a agenda de retirada de direitos anunciada pelo peemedebista.
Cada uma das frentes articula diversos movimentos populares, entidades sindicais, organizações feministas, estudantis e de juventude. 
Os manifestantes começaram a se concentrar em frente ao Masp e, de lá, se dirigiram ao Largo da Batata, na zona Oeste da cidade de São Paulo.
O número de pessoas que compareceram ao ato foi divulgado pelos organizadores. A PM não divulgou estimativa.
Para ler na íntegra a matéria de Rafael Tatemoto para o site Brasil de Fato, clique aqui.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

CENA POÉTICA 2


A poesia resiste


A poesia e o poeta não se cansam. Rogério Salgado, sempre na luta, na batalha, pela poesia e pelos poetas, lança mais uma de suas já tradicionais coletâneas. Sucesso, meu caro!

PARA ONDE VAI O BRASIL ...


Anistia a Dilma racha a base, que vê 'dízimo' ao PT


A fim de minimizar os efeitos da cassação do mandato de Dilma Rousseff, aliados da ex-presidente se articularam para separar a votação do impeachment da decisão sobre seus direitos políticos. A pedido do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento de Dilma, acatou o pedido. Capitaneada por Renan, uma ala com 15 senadores do PMDB votou para manter o direito de Dilma a ocupar cargos públicos.

A anistia à petista criou um profundo racha na base do governo de Michel Temer no Congresso e desagradou parlamentares do PSDB, do DEM e de demais partidos que militaram fortemente pelo impeachment. Eles acusaram parte do PMDB de ter “traído todo o trabalho desenvolvido até aqui”.

A decisão também foi criticada por ser considerada um precedente para que a Câmara Federal proceda da mesma forma ao julgar seu ex-presidente, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para continuar lendo a matéria de capa do Jornal O Tempo de hoje, clique aqui.