quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL E UM SUPER 2015 ! ! !

Natal: alegria infinita
"Estou certo de que, onde o Senhor vê o pontinho de pobreza e extenuação e desamparo a que o monge é reduzido, o solitário e o homem de lágrimas, Ele então deve descer e vir e nascer, lá nessa angústia, e torná-la um ponto constante de alegria infinita, uma semente de paz no mundo."

 (Thomas Merton in: Merton na intimidade Fissus, 2001, pág. 228)



 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

TRABALHO E DIREITOS HUMANOS


Secretaria lança primeira pesquisa de 
Indicadores em Direitos Humanos

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou a primeira publicação do Sistema Nacional de Indicadores da área, que trata do direito humano ao trabalho.
A pesquisa apresenta 11 indicadores que abordam temas diversos como taxa de desemprego, formalização no emprego, situação de empregados domésticos, jornada de trabalho e rendimento médio. 
Além de apresentar dados desagregados por raça/cor, sexo e região, a publicação inclui dados inéditos sobre a proporção da população ocupada de 5 anos a 15 anos e sobre o tempo médio gasto em deslocamentos para o trabalho. Pela primeira vez, o trabalho infantil é mapeado conforme os parâmetros das conferências internacionais de Estatísticos do Trabalho.
(Fonte: Agência Brasil)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

QUERER NÃO É PODER


Paulo de Tarso

Eugênio Magno

não posso fazer

                                                   aquilo que quero

                                                    e não quero fazer

aquilo que posso


(Do Livro IN GÊ NU(A) IDA DE - Versos e prosa, 2005)

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

OLIMPÍADAS INCREMENTA MERCADO

Zenith prevê alta de 10% na América Latina


A ZenithOptimedia divulgou seu relatório anual de projeções de investimentos globais em publicidade. A empresa de pesquisas do Publicis Groupe prevê crescimento global de 4,9% do setor em 2015, chegando a US$ 45 bilhões.
Apesar do FMI esperar crescimento de PIB maior ano que vem do que neste ano, o mercado de comunicação acredita que a comparação será mais complexa, já que 2014 contou com Jogos Olímpicos de Inverno, Copa do Mundo e eleições em diversos mercados importantes, como Estados Unidos e Brasil. Por isso uma estimativa levemente menor em 2015 do que os 5,1% deste ano. Já em 2016, com eleições presidenciais americanas, Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e Eurocopa da UEFA, a Zenith prevê 5,6% de crescimento.

Dispositivos móveis despontam como principais puxadores de crescimento. A empresa prevê que tais formatos serão responsáveis por 51% de todos os investimentos novos em publicidade até 2017. A estimativa é que a modalidade cresça em média 38% por ano no período, chegando a US$ 41 bilhões.

Apesar disso, o tradicional anúncio em display tem crescido muito, graças a adoção dos modelos de compra programática por diversas agências e clientes. Esse sistema saltou de 14% em 2012 para 18% em 2013 e a Zenith estima que fechará 2014 em 26%. “A tecnologia móvel cria novas oportunidades para as marcas construírem relacionamentos com consumidores, enquanto a compra programática torna a comunicação corporativa mais barata e eficiente”, afirmou, em comunicado, Steve King, CEO global da ZenithOptimedia.

Investimentos em TV, por outro lado, devem cair. Embora o share global do setor tenha crescido de 29,9% em 1980 para 39,6% em 2014, a Zenith acredita que a plataforma atingiu seu pico e deverá cair para 37,4% de participação até 2017.

Por regiões
Em termos regionais, os investimentos em mídia na América Latina deverão aumentar 10% ao ano até 2017, muito por causa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mercados asiáticos emergentes, como Índia, China, Paquistão e Indonésia, poderão crescer na mesma faixa. Cingapura, Coreia do Sul e outros países asiáticos, Oriente Médio, África Setentrional e Oceania deverão evoluir entre 4% e 6% ao ano.

O mercado japonês seguirá crescimento discreto, com cerca de 2% e 3% ao ano. Mas a zona do Euro, antes muito afetada pela crise financeira global, deverá fechar 2014 no azul pela primeira vez desde 2010. A região caiu cerca de 15% entre 2007 e 2013, especialmente na Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda. A maioria desses mercados, no entanto, voltaram a crescer neste ano e deverão ter índices maiores que a média continental nos próximos cinco anos. O mercado britânico, que deverá fechar 2014 com alta de 5%, expandir 6% no ano que vem. França e Alemanha, que vinham colaborando para que a queda da região fosse menos drástica no período, deverão estagnar, assim como a Itália – esses mercados deverão crescer abaixo da média europeia de 2% até 2017.

O leste europeu também deverá ter crescimento baixo, principalmente por causa do conflito na Ucrânia, que impingiu sanções internacionais à economia Russa. Após muitos anos de crescimento de dois dígitos, o investimento em mídia russo deverá crescer só 1,8% em 2014 e 1,1% em 2015, recuperando-se somente em 2016, com 4,6%, e 2017, com 9,2%. A Ucrânia, por sua vez, perderá 49% de investimentos publicitários neste ano e 10% em 2015, segundo a Zenith. 
(Fonte: Site Meio & Mensagem)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ASTROS E ESTRELAS DO CINEMA NACIONAL EM MATEUS LEME


 Leila Diniz, Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Darlene Glória, 
Walmor Chagas e Paulo José no Cineclube da Casa de Cássia
 
A programação começa sábado, dia 6, às 17 horas, com a apresentação de "São Paulo Sociedade Anônima" (1965), de Luiz Sérgio Person, com Walmor Chagas, Eva Wilma e Darlene Glória. O filme contesta o "way of life" brasileiro, expondo as frustrações e angústias de um jovem trabalhador e empresário da então nascente indústria automobilística. O curta é "Dois" (2012), de Thiago Ricarte, com Carlos Mandel e Gabriela Rocha. Um casal de estudantes se prepara num parque para a prova de matemática.
No dia 13, sábado, às 17 horas, o programa é constituído do longa "Iracema, uma Transa Amazônica" (1975), de Jorge Bodansky e Orlando Sanna, com Paulo Cesar Pereio e Edna de Cássia. Em contraste com a propaganda do governo militar, o encontro de uma jovem  mestiça com um motorista de caminhão, tendo por fundo a construção da Transamazônica e suas mazelas: queimadas, desmatamento, trabalho escravo e prostituição infantil. O curta é "Naiá e a Lua" (2010), de Leandro Tadashi, com Brandina Benites Guarani. Uma jovem índia se apaixona pela Lua, dando origem à lenda do nascimento da vitória régia.
No dia 20, sábado, às 17 horas, o filme é "Uma Vida em Segredo" (2001), de Suzana Amaral, com Sabrina Greve e Eliane Giardini. Baseado no romance de Autran Dourado. Uma jovem órfã, criada numa fazenda de café, vai viver, com a morte do pai, na cidade, não se adaptando aos costumes locais. O curta é "A Dama do Estácio" (2012), de Eduardo Ades, com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos e Nelson Xavier. Uma velha prostituta acha que vai morrer e consegue um caixão com um de seus amantes.
No dia 27, sábado, às 17 horas, o filme é "Todas as Mulheres do Mundo" (1967), de Domingos de Oliveira, com Paulo José e Leila Diniz. O dilema de um "bon-vivant" carioca em trocar todas as mulheres do mundo por uma só, uma professorinha. O curta é "O Fim do Filme" (2012), de André Dib, com Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira. Um empregado de locadora de filmes conta sempre o final dos filmes para os clientes até que encontra uma cliente que aluga sempre o mesmo filme.        Aos domingos, às 17 horas (menos no último domingo do mês), prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos.
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
CINECLUBE DA CASA DE CÁSSIA
Rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta). 35670-000 - Mateus Leme, M.G.
(31)3535-1721, 9247-6574 e 9786-4465
casaculturamateusleme@gmail.com
www.casadecassia.blogspot.com
www.facebook.com/casadecassia

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ENSINO TÉCNICO E EMPREGO


Pronatec vai beneficiar pessoas com deficiência, população de rua e adolescentes

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá uma modalidade para beneficiar pessoas com deficiência, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e moradores de rua. O chamado Pronatec Direitos Humanos teve regras e critérios para execução e monitoramento definidos em portaria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) publicada no Diário Oficial da União
De acordo com a portaria, a modalidade será dividida em três grupos: Pronatec Viver Sem Limite, Pronatec Sinase e Pronatec População de Rua. A qualificação e o aperfeiçoamento profissional desses grupos será feita dentro das regras do programa, estabelecidas pelo Ministério da Educação, a partir de demandas apresentadas pela SDH.
(Fonte: Agência Brasil).