segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DILMA REELEITA


Dilma, Presidenta até 2018


Em uma disputa acirrada, com uma vitória apertada e, apesar de todo o terrorismo midiático, da pressão das elites e da onda digital de uma camada de eleitores sem rosto e sem propósitos que clamam por mudanças, sem saber que mudanças querem, Dilma foi reeleita. E tem muito o que fazer, inclusive e, principalmente, mudanças. Não mudanças para trás, para retroceder, como muitos incautos, enganados pela orquestração dos golpistas chegaram ingenuamente a proclamar. Mas, mudanças para frente, para avançar, cada vez, mais na construção e consolidação de uma democracia sólida em nosso país.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DOMINGO TEM VOTAÇÃO DO SEGUNDO TURNO


Aécio ou Dilma, 
Dilma ou Aécio:
o Brasil vai escolher


No próximo domingo, dia 26 de outubro, o eleitor brasileiro vai decidir quem será o/a próximo/a Presidente da República do Brasil, a partir de 1 de janeiro de 2015.
Numa das eleições mais disputadas da história da democracia brasileira, o povo vai decidir entre os candidatos dos dois partidos - PSDB e PT - que tem polarizado a política brasileira nos últimos 20 anos.
E, passado esse pleito: surgirão novas lideranças? Quem serão esses homens e mulheres comprometido(a)s com ideais democráticos, libertários, éticos, e, que, de preferência, venham do povo e dos movimentos sociais?

CIDADANIA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 
CGU regulamenta programa que oferece formação sobre cidadania para escolas

Estimular o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e adolescentes é o objetivo do Programa Um por Todos, Todos por Um! Pela Ética e Cidadania, da Controladoria-Geral da União (CGU). A principal novidade é que mais escolas poderão ser cadastradas para participar das atividades. 
O programa consiste na promoção de ações educativas em instituições de ensino. Neste ano, a meta da CGU é que 1.049 escolas de todas as capitais do país participem do projeto, beneficiando 91.980 estudantes. Com a regulamentação, os números poderão ser ainda maiores, porque desde que foi criado, em 2008, o programa tem que selecionar as escolas públicas que recebem a iniciativa, já que era viabilizado por recursos da própria CGU, com apoio de outros órgãos, como o Ministério da Educação.  
(Agência Brasil)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SUTILEZAS DA SUBJETIVIDADE


Entrelinhas

Eugênio Magno



pela fresta do poema

                            eu vi

seus vales e montanhas


(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - Versos e prosa, 2005)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O CINEMA TÁ BOMBANDO EM MATEUS LEME


"Bang bang" e Blá, blá, blá, Pedro Aleixo, Milton Santos e O Dia Internacional da Animação na Casa de Cássia 

A programação do cineclube da Casa de Cássia continua neste sábado, 11, às 17 horas, com o longa "Parto para a Liberdade - Uma breve história de Pedro Aleixo" (2014), de Jesus Chediak. O filme aborda os bastidores da promulgação do AI-5 e a ação dos militares para impedir que o grande advogado e político mineiro, então vice-presidente da República,  assumisse a Presidência no impedimento, por doença, do então presidente Costa e Silva. O curta é "Coutinho Repórter" (2010), de Rená Tardin, sobre o período em que o documentarista Eduardo Coutinho trabalhou no Globo Repórter da TV Globo.
 
No dia 18, sábado, às 17 horas, será exibido o "Bang Bang" (1971), de Andrea Tonacci, com Paulo Cesar Pereio, Abraão Farc e os atores mineiros Jura Otero, Ezequias Marques, José Aurélio Vieira, Antônio Naddeo, Milton Gontijo e Thales Penna. Uma sátira carregada de "non sense" ao filme policial, "Bang Bang" mistura experimentalismo e invenção na construção de uma das mais marcantes obras da cinematografia brasileira gerada dentro do movimento do chamado cinema marginal. Filmado em Belo Horizonte e seus arredores, tem fotografia em P&B do mineiro Thiago Veloso. Acompanha-o  o curta "Blá, Blá, Blá" (1968), também de Tonacci, com Paulo Gracindo, Nelson Xavier e Irma Alvarez; o filme é uma crítica ao regime militar pela repressão à liberdade de expressão e aos impasses que  impôs aos políticos, às esquerdas e ao homem comum.  
 
No dia 25, sábado, às 17 horas, será exibido o documentário "Milton Santos: Por Uma Outra Globalização" (2006), de Sílvio Tendler. Tendo por base uma entrevista concedida pelo geógrafo Milton Santos pouco antes de sua morte, em 2001, o filme expõe o outro lado da globalização, a da pobreza e da desigualdade social. O curta é "Olho por Olho" (1966), primeiro filme de Tonacci, que, muito antes de "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, surpreende um grupo de jovens que reagem à frustração de suas vidas cultuando a violência.
 
No dia 28, terça-feira, às 19h30, o cineclube participa do 11º Dia Internacional da Animação, apresentando os programas nacional e internacional organizados pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Nesta data, em 1892, o francês Émile Reynaud fez, em Paris, a primeira exibição pública de desenhos animados. O DIA é comemorado em 30 países e neste ano será realizado, no Brasil, em 240 cidades de 26 Estados.
 
Aos domingos, às 17 horas (menos no último domingo do mês), prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, apresentando a cada sessão uma surpresa, entre filmes raros, "cults", "undergrounds" e modernos. 
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.
O Cineclube Casa de Cássia, funciona na Rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta). 35670-000 - Mateus Leme, M.G. Maiores informações: (31) 3535-1721 9247-6574 e 9786-4465, ou:

domingo, 5 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014


Dilma, com 42% e Aécio, com 34% dos votos vão para o segundo turno na disputa para Presidente do Brasil. 
Já no Estado de Minas Gerais, o candidato do PT, Fernando Pimentel, venceu, com 53% dos votos, no primeiro turno, o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, que obteve 42% dos votos. 
As eleições de 2014, entrarão para a história do país como uma das mais disputadas de todos os tempos. E, se em Fernando Pimentel e no PT, ainda sobrar um pouco do que já foram, Minas Gerais nunca mais será a mesma.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MORRE UM GRANDE AMIGO


Adeus, Elthomar Santoro Jr.


O cantor, compositor e escritor montes-clarense Elthomar Santoro, autor da música “Rapariga do Bonfim“, morreu na manhã de segunda-feira (29) no Hospital Haroldo Tourinho, em Montes Claros .
Elthomar tinha 56 anos e foi internado na última sexta-feira (26), com um quadro de infarto. Ele estava na casa do irmão, Ismoro da Ponte, quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital.
O cantor havia passado por uma cirurgia de angioplastia e aguardava uma vaga no CTI, devido a complicações do procedimento cirúrgico, mas não resistiu e morreu.
O corpo foi velado no Centro Cultural Hermes de Paula, e enterrado no Cemitério do Bonfim.
Trabalhos
Elthomar Santoro Júnior é considerado um dos maiores compositores musicais que Montes Claros já teve. Compôs mais de 500 canções, várias delas de repercussão nacional.
Santoro ganhou o prêmio Mambembe de teatro da Secretaria de Cultura de São Paulo, com a peça “O caso das galinhas do prefeito”. Ele o irmão, Ismoro da Ponte, compuseram a famosa música “Rapariga do Bonfim”.
Em novembro de 2013, o músico lançou seu terceiro álbum em Montes Claros, junto com amigos. Elthomar Santoro lançaria no final de 2014 um DVD durante a Festa do Pequi, em Montes Claros. O DVD “Existência Gerrilheira” já está pronto.
(Site do Jornal de Montes Claros)