quinta-feira, 29 de agosto de 2013

AQUELES DIAS COM MARTIN LUTHER KING




Martin Luther King falava olhando para o céu. Parece incrível agora, enquanto falamos a respeito como que em um livro de história, que naquele palco do Lincoln Memorial de Washington dois rapazes brancos, Bob Dylan e Joan Baez, tenham logo conquistado a multidão, na imensa praça e em toda a América que acompanhava "ao vivo".








quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CONFLITOS AGRÁRIOS



Massacre de Felisburgo:
o que não pode ser esquecido

“Enquanto estavam no campo, Caim se lançou contra o seu irmão Abel e o matou. Então Javé perguntou a Caim: “Onde está o seu irmão Abel?” Caim respondeu: “Não sei. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?” Javé disse: “O que foi que você fez? Ouço o sangue do seu irmão, clamando da terra para mim. Por isso você é amaldiçoado por essa terra que abriu a boca para receber de suas mãos o sangue do seu irmão.” (Da Bíblia, Livro de Gênesis 4,8-11)

"Estes fatos ganharam repercussão nacional e internacional, mas não são isolados. Eles se inserem no bojo dos 112 conflitos agrários no estado de Minas Gerais, registrados pela CPT em 2004. Estes conflitos, além dos nove assassinatos acontecidos em Minas Gerais, foram responsáveis por 32 tentativas de assassinatos, 27 ameaças de morte, 24 torturados, 75 presos e 56 feridos. Em 25 de novembro de 2004, a CPT de Minas entregou ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais um dossiê denunciando a existência de milícias armadas atormentando a vida dos sem-terra acampados no estado. A CPT/MG também registrou 26 ataques de jagunços a acampamentos em Minas nos anos de 2003 e 2004", escreve em nota a Comissão Pastoral da Terra – CPT/MG, sobre o julgamento do Massacre de Felisburgo.

sábado, 17 de agosto de 2013

TRILOGIA DA NOITE

Noite -3
Eugênio Magno

A noite despenteada coberta pelos mesmos gafanhotos da colheita passada faz rssuscitar demônios. A necessidade de luz encontra você. E só em você amor, a mágica capaz de transformar a hedionda elocubração noturna em visível e clara esperança de um outro amanhecer.

(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

terça-feira, 13 de agosto de 2013

DOCUMENTOS DA DITADURA


Documentos revelam laços 
entre Itamaraty e Operação Condor



Exclusivo: 

Documentos – um elaborado por um agregado militar na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, e o outro redigido por um quadro do Centro de Informações no Exterior do Itamaraty – descrevem o rapto do coronel Cardim Osorio, considerado um inimigo do general Geisel. Para ler na íntegra a matéria de  Dario Pignotti, clique aqui.


domingo, 4 de agosto de 2013

RIO SÃO FRANCISCO


Integração do São Francisco será concluída até 2015

O projeto de integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica do Nordeste com 220 km de extensão no eixo leste e 260 km no eixo norte. Já em 2014 estarão disponíveis 100 km de transposição em cada trecho e todo o empreendimento estará pronto no final de 2015. As afirmações foram dadas pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
“A obra da transposição inaugura um novo momento na política de infraestrutura hídrica do Nordeste. É um primeiro grande passo. E a obra da transposição, sim, vai assegurar aquilo que a gente sonhou por tantas gerações que é legar ao Nordeste a segurança hídrica que o Nordeste precisa para conviver melhor com períodos de estiagem,” afirmou o ministro. 
(Fonte: planalto.gov.br).