quinta-feira, 28 de março de 2013

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DE CRISTO


Sexta-Feira Santa. Paixão do Senhor

Qual é o poder deste crucificado? A atração irresistível da Verdade! Verdade que não vem juntar-se a “verdades”, ao que já existe no homem, mas que desvela o que nele, embora oculto, é capaz de torná-lo plenamente humano: o amor, pois amor e verdade se casam. Onipotência de um amor poderoso o bastante para renunciar ao poder e, amorosamente, ir ao encontro da fraqueza.


A reflexão é de Marcel Domergue, sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire, comentando as leituras bíblicas da Sexta-Feira Santa (29 de março de 2013: 1ª leitura: Is 52,13-53,12; Salmo: Sl 30; 2ª leitura: Hb 4,14-16.5,7-9; Evangelho: Jo 18,1 a 19,42), com tradução de Francisco O. Lara, João Bosco Lara e José J. Lara.

“Eis o homem”
A ninguém passam despercebidas as semelhanças que existem entre a profecia do Servo (1ª leitura) e os relatos da Paixão. Os evangelistas tinham, com certeza, Isaías em mente, ao redigirem o texto. Tem-se a impressão de que Jesus segue um modelo pré-fabricado. Os exegetas se perguntam quem seria este Servo sofredor de Is 52-53. Seria Davi perseguido por Saul? Ou Jeremias, o profeta perseguido? Ou o povo de Israel, hostilizado pelos pagãos? É forçoso responder: são estes e muitos outros mais, ou seja, todos os que foram, são e serão um dia levados a bradar “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15,34). Jesus assume as dores e angústias de todos os perseguidos da história, de todos os que sofreram, sofrem e sofrerão por não importa qual motivo. “Eis o homem”, diz Pilatos: eis o homem todo e todos os homens! Em Isaías, à vista do estado miserável a que foi reduzido o Servo sofredor, as testemunhas o tomam primeiramente por um pecador castigado por Deus, um “leproso” a ser evitado. Mas, bruscamente (Is 53,4), elas se voltam em outra direção: o que ali vemos, somos nós mesmos! Este homem é a revelação do nosso mal, da nossa desgraça conhecida ou ignorada. Ele carrega o pecado do mundo e forçoso é voltarmos nosso olhar para aquele que trespassamos. Nele se manifestam todas as dimensões de nossa sempre disfarçada perversidade bem como “a largura, a altura e a profundidade do amor” de um Deus que quis ser até este extremo Emanuel, o “Deus-conosco”.

Falência da justiça
A Paixão é um processo. A Bíblia está cheia de alusões ao processo que Deus move contra os homens: é o tema do julgamento. Aqui, porém, assistimos ao processo que os homens movem contra Deus. Aliás, um duplo processo: dos judeus (que O conhecem) e dos pagãos (que não sabem onde se encontra a verdade). Os dois inimigos, que materializam na Escritura o imemorial conflito entre homem e homem, participam agora da condenação à morte do Justo. Primeira conivência, primeiro acordo, compartilhamento perverso na injustiça. Esta primeira cumplicidade reverterá depois, tornando-se aliança no amor entre judeus e não judeus, por obra do Espírito que Jesus “emite” no momento mesmo de sua morte: “paredoken to pneuma” (Jo 19,30). Mas, antes disso, eis que a justiça é escarnecida pelos homens! Jesus prossegue em seu caminho... Renuncia também Ele à justiça: os culpados não serão punidos, mas salvos. Tudo é subvertido pela Paixão de Cristo. E nós ficamos definitivamente isentos do regime da justiça, em virtude da qual poderíamos ser condenados. A Paixão é sentença de absolvição para todos os pecadores!

Da justiça ao amor
Não é possível inventariar tudo o que nos revela a Paixão segundo S. João. No seio mesmo de sua humilhação, Jesus é nela Mestre e Senhor: no Jardim das Oliveiras, os guardas caem por terra ante a revelação de sua identidade (18,6); Ele não julga diretamente o guarda que o esbofeteia, mas convida-o a julgar-se a si próprio (18,23); avalia, pelo contrário, a falta de Pilatos, comparando-a à "de quem o entregou" (19,11). Eis como é exercido o julgamento cujo veredito é sempre de perdão: não se trata de ignorar a culpa, mas, sim, de absolvê-la! Desviar os olhos do que foi trespassado é passar ao largo do perdão. Jesus é Senhor e até mesmo Rei (18,23-38). Ora, todo Rei exerce o poder. Qual é o poder deste crucificado? A atração irresistível da Verdade! Verdade que não vem juntar-se a “verdades”, ao que já existe no homem, mas que desvela o que nele, embora oculto, é capaz de torná-lo plenamente humano: o amor, pois amor e verdade se casam. Onipotência de um amor poderoso o bastante para renunciar ao poder e, amorosamente, ir ao encontro da fraqueza. Retornamos assim ao início do relato de S. João: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (13,1).
(Fonte: Site do Instituto Humanitas Unisinos - IHU)

segunda-feira, 25 de março de 2013

COMENTADOR DA OBRA DE MARX FAZ PALESTRA NO SUL


“Temos a obrigação de articular uma alternativa anticapitalista”

Geógrafo de formação, o britânico David Harvey é um dos grandes comentadores da obra de Karl Marx. Ele profere hoje, 25.03.13, em Porto Alegre, a palestra Para Ler “O Capital”. O título da conferência ancora-se no livro Para Entender “O Capital” (Boitempo, 335 páginas, R$ 49), que está saindo agora no Brasil.
Abaixo, a entrevista dada a Carlos André Moreira:  jornal Zero Hora

O que o senhor pode adiantar de sua conferência?
O tema vai girar sobre os motivos para ler Marx hoje, e que tipo de coisas podemos aprender com ele e o que não podemos aprender com ele, dado que tem havido muitos mal-entendidos a respeito disso. Vou falar também sobre sua significação política e também o quão útil ele pode ser para a compreensão do contexto das atuais dificuldades enfrentadas pela economia global.
E por que ler Marx hoje?
Porque o que Marx fez, em O Capital, particularmente, foi escrever uma exposição crítica de como o capitalismo funciona. E hoje, após 30 ou 40 anos de políticas neoliberais, de muitas maneiras, o que Marx conta descreve exatamente o mundo que está sendo construído agora. Então, ele é muito relevante para o entendimento da dinâmica da atual situação mundial.

Com a crise de 2008, muitos se apressaram em declarar o fim do capitalismo financeiro. O senhor, entretanto, alertou recentemente que as grandes fortunas especulativas só aumentaram. Por que isso aconteceu?
Porque muitos integrantes da elite financeira têm uma influência real e direta sobre a mídia e sobre conexões políticas e usaram a crise para melhorar sua situação. Alguns deles se deram mal, alguns foram para a cadeia, é verdade, mas a longo prazo, essa fatia de 0,1% da população que compõe a fatia mais rica ficou ainda mais rica do que há cinco anos, quando a crise estourou.

A crise financeira levou pessoas às ruas para manifestações contra a falta de regulamentação do capital. Que oportunidades se abriram para propostas alternativas ao modelo vigente?
Em minha opinião, abriram-se muitas oportunidades. Acho, contudo, que a grande pergunta é: por que tais oportunidades não estão sendo aproveitadas de modo mais efetivo pela esquerda? Em especial, acho que não vimos os partidos políticos da esquerda se apresentarem à altura do desafio. A maior parte desses protestos ocorreu nas ruas, e não parece ter alcançado os políticos. Penso que as instituições por meio das quais as mudanças políticas são organizadas tradicionalmente, como sindicatos ou partidos políticos, simplesmente desapareceram e não foram fortes o bastante para articular o que deveria ser uma alternativa anticapitalista. As oportunidades apareceram. A pergunta é por que a esquerda não tirou melhor proveito.

Slavoj Zizek, que veio a Porto Alegre no início deste mês, comentou que as manifestações não geraram proposta concreta alguma, e que faltava aos manifestantes uma ideia do que queriam de fato. O senhor concorda?
Sim. A maior parte das manifestações tinha caráter de pura oposição, e não foram construtivas a respeito de alternativas. Meu trabalho tem sido no intuito de mudar isso, de tentar criar uma visão alternativa, com a qual as pessoas possam se identificar e pela qual possam se mobilizar. Penso que foi o que Marx e Engels fizeram quando escreveram o Manifesto Comunista, e deveríamos estar fazendo algo parecido agora. Claro que as condições hoje são diferentes, não podemos repetir o Manifesto..., temos que lidar com a situação de crise global, com as interações que estão ocorrendo com as novas tecnologias e, é claro, com a natureza financeira do capitalismo atual. Temos um cenário diferente hoje do de há 150 anos, mas temos a obrigação de articular o que poderia ser uma alternativa anticapitalista.

Zizek também comentou que, passados cinco anos, a maior consequência da crise foi a perda, pela Europa, do papel de modelo. Na sua opinião, a crise é apenas europeia?
Não. A crise está em toda parte, mas assumiu diferentes formas. Se você perguntar sobre a situação do desemprego, obviamente certas partes da Europa têm altos índices, e outras, como a Alemanha, têm baixos índices. E na própria Europa parte está se saindo muito bem e parte está se saindo muito mal, é o que eu chamo de dessenvolvimento geográfico desigual da crise. Nós vemos isso mesmo em outros países. Em Nova York, de onde venho, a economia não está se saindo muito mal. Temos algumas dificuldades, mas não está tão mal quanto Las Vegas, Florida ou Phoenix. É um desenvolvimento desigual da crise, e você tem de ser muito específico sobre qual a natureza da crise. Em uma parte do mundo, é desemprego, em outra, é a instabilidade financeira, e em outra ainda, é a crise política. A maior parte da Europa em dificuldades, principalmente na zona do Euro, está em uma crise política.
(Fonte: jornal Zero Hora)
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

TIBUM!...



Mergulho no amor


Eugênio Magno


Enquanto o sol

flertava a lua

eu me embreagava

nas profundas

mansas

e tímidas

águas

do teu amor caliente.

(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE -  versos e prosa, 2005)

FÉ E POLÍTICA


Equipe do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) se reuniu em Brasilia



O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), órgão vinculado a CNBB que trabalha com a formação política de cristãos leigos e leigas, esteve reunido em Brasília, DF, no último final de semana. Cerca de 15 assessores e professores do centro, de várias áreas do conhecimento, de diversas regiões do país, representantes de escolas de fé e política de 18 estados brasileiros e atuais alunos do Centro escola de que já formou três turmas de especialistas na área, participaram do encontro.
Nos três dias de seminários, reuniões e palestras foram feitas análises de conjuntura política e eclesikal e, debatidos temas como: a Igreja nos processos eleitorais, a participação de cristãos leigos como candidatos nas eleições, além de interpretações dos primeiros sinais dados pelo papa Francisco, de como deve ser a sua conduta à frente da Igreja.

quarta-feira, 13 de março de 2013

NÃO FALTAM BONS EXEMPLOS


Traição e coerência: lições do avô ao neto


Imediatamente após o golpe 1964, os militares tentaram cooptar grandes nomes da política brasileira, cuja credibilidade pudesse mitigar a violência cometida contra a democracia.
Ao então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, avô do atual ocupante do cargo, Eduardo Campos, foi dada a opção seca: adesão com renúncia 'espontânea', ou prisão.
Cercado no Palácio das Princesas, o sertanejo Miguel Arraes honrou a fibra que lhe dera fama.
'Não vou trair a vontade dos que me elegeram', mandou dizer aos emissários do Exército.
Foi preso imediatamente. Sobral Pinto, famoso jurista da época, conseguiu-lhe um habeas corpus, cujo relator foi Evandro Lins e Silva.
Em 1965, Arraes exilou-se na Argélia. Em 1967 foi condenado à revelia a 23 anos de prisão.
Voltou ao país com a abertura, em 1979. A coerência que o transformara em legenda, impulsionou a retomada da carreira política.
Arraes elegeu-se governador mais duas vezes em Pernabuco, em 1986 e 1994.
Outro exemplo de retidão sertaneja foi o paraibano de Pombal, Celso Furtado.
Decano dos economistas brasileiros, Furtado dirigia a Sudene, em Recife.
No dia do golpe, esvaziava gavetas quando sua sala foi invadida por um grupo de oficiais de alta patente.
A exemplo de Arraes, foi chantageado pelos que buscavam aliados vistosos.
Sua resposta não foi menos enfática:
'Sou um servidor da República, não me peçam para trair minha pátria', disparou sobre seus interlocutores.
Cassado, Furtado exilou-se na França.
O governador          conhece essas histórias, conviveu com seus personagens.
O governador tem recebido emissários frequentes das mesmas forças e interesses que em 1964 acossaram seu avô e perseguiram reservas morais da Nação, a exemplo de Furtado.
O governador deve em boa parte a sua carreira política aos que souberam dizer não aos emissários da traição e do golpismo.
(Fonte: Site Carta Maior)

domingo, 10 de março de 2013

A IGREJA DEPOIS DE RATZINGER . . .

 
A hora impossível de um Papa Francisco I



Os quartos de Bento XVI estão vazios: com que o nome irá responder ao Escrutinador o próximo papa que irá dormir no seu leito? Após o anúncio do conclave, o pontífice pré-escolhido tem "um minuto inteiro" para pensar a respeito. O primeiro sinal da Igreja que muda poderia ser o nome do sucessor de Ratzinger. Da sacada, ninguém nunca anunciou "eis Francisco", Francisco I, para reiterar o compromisso do santo que protege a Itália, mas sempre esquecido pelos descendentes de Pedro.
Para ler na íntegra a reportagem  de Maurizio Chierici, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, com tradução de Moisés Sbardelotto, clique aqui.
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

NOVOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO


MEC nomeia novos secretários
 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os nomes dos novos secretários de Educação Superior (Sesu) e de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) da pasta. O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, assume a Sesu, no lugar de Amaro Lins. Macaé Evaristo, diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e Relações Raciais do MEC, fica à frente da Secadi, em substituição a Cláudia Dutra.
Os dois secretários deixaram os cargos alegando motivos pessoais. Macaé e Speller tomam posse assim que tiverem os nomes publicados no Diário Oficial da União.
(Fonte: Agência Brasil)
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

CORINTHIANS FICA SEM PATROCÍNIO DA CEF


Patrocínio da Caixa ao Corinthians é suspenso

Uma ação popular na Justiça do Rio Grande do Sul conseguiu a suspensão do pagamento da verba de patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians. A determinação partiu do juiz Altair Antonio de Gregório, da 6ª Vara do Tribunal Regional Federal-RS. A ação foi ajuizada pelo advogado Antônio Beiriz e ainda será julgada. O contrato com a Caixa rende ao Corinthians R$ 30 milhões por ano, pagos pelo direito de expor a marca do banco no espaço principal da camisa do atual campeão do mundo.
Em entrevista Rádio Globo, Beiriz defendeu que o patrocínio só seria interessante para o clube paulista. “É um caso para que órgãos públicos, como Caixa e Petrobras, revejam sua estratégia de patrocinar uma instituição privada (...). Patrocinar um clube de futebol não dá retorno nenhum. É apenas um ônus ao Tesouro.”
A assessoria da Caixa Econômica Federal afirmou que a instituição ainda não foi intimada oficialmente por conta liminar. Em comunicado, o banco “reitera a legalidade do contrato de patrocínio ao Corinthians” e diz que “analisará seus termos e providenciará o recurso” assim que for acionado pela Justiça.
O advogado não acionou a Justiça contra outros clubes patrocinados pela Caixa, como o Atlético-PR e o Avaí (SC). Beiriz disse em entrevistas para a imprensa esportiva desconhecer esses acordos e que se informaria a respeito para entrar com novas ações questionando a legalidade de tais contratos.

Em 2012, clube superou os R$ 350 milhões em receitas
O Corinthians divulgou na quinta-feira 28 o balanço financeiro de 2012. As receitas do clube chegaram aos R$ 358,5 milhões. A diretoria do clube ressaltou a diminuição da entrada de dinheiro nos caixas por meio das vendas de jogadores, que representaram menos de 10% do faturamento no ano passado. No resultado de 2007, o montante arrecadado com as negociações de jogadores respondia por quase metade das receitas do time paulista.
(Fonte: Site Meio & Mensagem)