quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012


Roda de Conversa com os candidatos à Prefeitura de BH
na Faculdade de Políticas Públicas da UEMG


Na última terça-feira, 28 de agosto, aconteceu no auditório da Faculdade de Políticas Públicas "Tancredo Neves" - FaPP / CBH / UEMG, uma Roda de Conversa com os candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Foram quase duas horas de conversa, mediada pelo professor Eugênio Magno. Na oportunidade os candidatos, Maria da Consolação, Patrus Ananias, Pedro Paulo (Pepê), Tadeu Martins e Vanessa Portugal, apresentaram seus projetos de governo e responderam a perguntas da platéia. Tudo num clima de muita cordialidade e respeito, tanto entre os candidatos, quanto do auditório.

sábado, 25 de agosto de 2012

SENADO DISCUTE LEGISLAÇÃO ELEITORAL


Projetos sugerem inovações no horário eleitoral gratuito

O início do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão, trouxe discussões sobre o atual modelo de propaganda. A renovação das regras também vem sendo debatida no Senado, onde tramitam ou já foram aprovados projetos sobre o assunto, que vão de sugestões para alterar o cálculo do tempo utilizado pelos partidos e coligações até à imposição da realização de debates entre os candidatos.
Pelo projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), um terço do tempo total de propaganda será reservado exclusivamente para debates, que seriam coordenados e dirigidos por jornalistas indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral, entre profissionais não filiados a partido político.
Projeto aprovado no ano passado (PLS 267/2011) procura atacar justamente um dos efeitos das coligações sobre a distribuição do tempo de propaganda no caso das eleições majoritárias (eleição por maior número de votos, como acontece em eleição para presidente da República, governador e senador).

Financiamento público de campanha inclui discussão sobre sistema eleitoral de lista fechada

O projeto de lei que estabelece o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais (PLS 268/2011) traz em sua justificação a indicação de que esse modelo de financiamento está diretamente vinculado ao sistema de lista fechada nas eleições proporcionais para a escolha de deputados federais.
Nesse sistema, o voto do eleitor vai para uma lista de candidatos preordenada pelo partido de sua escolha. Dessa lista saem os eleitos, de acordo com a ordem predefinida, na proporção dos votos obtidos pelo partido na contagem geral.
O argumento habitual dos que defendem a lista fechada é de que há incompatibilidade entre destinação de fundos públicos para as campanhas e a competição de candidatos dentro do próprio partido. Afirmam ser impraticável e de pouco resultado fragmentar os recursos para candidatos individuais.
(Fonte: Agência Senado)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ROCK E TERROR NA CASA DE CULTURA DE MATEUS LEME



Concerto de rock e filme de terror

A Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, de Mateus Leme, convida para um concerto de rock com a banca Coffin Joe. Formada por L (bateria), W (vocal), R (baixo) e M (guitarra), a banda toca canções próprias no estilo rock horror (pós-punk), com temática lírica inspirada nos filmes de terror.
Antecipando a apresentação, o cineclube da Casa vai exibir "Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver", filme de 1967 do Zé do Caixão (Coffin Joe).
O evento acontece no próximo sábado, dia 25 de agosto de 2012. Às 17 horas, filme "Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver" e às 20 horas, concerto de rock com a banda Coffin Joe, na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida. Rua Meyer, 105. Vila Suzana (Reta). Mateus Leme, M.G. Maiores informações pelo telefone (31)3535-1721.

domingo, 19 de agosto de 2012

CONFIANÇA NA IMPRENSA DESPENCA


Credibilidade jornalística cai nos EUA

Os norte-americanos nunca confiaram tão pouco nas principais organizações de notícia dos Estados Unidos, revela pesquisa elaborada pelo Pew Research Center For The People and The Press. De acordo com a pesquisa, em 2012 os veículos jornalísticos atingiram o menor grau de credibilidade da última década: 44% dos entrevistados atribuem nota 1 e 2 (negativa) para os meios. Em 2002 eram 30%. Já a avaliação positiva (3 e 4), hoje, é feita por 56% dos entrevistados, contra 71% em 2002. Confira os gráficos abaixo:
Entre todos os veículos, as emissoras de TV locais têm a maior credibilidade, com 65% de avaliação positiva. O jornal USA Today, da Gannett Company, tem a pior avaliação entre os meios pesquisados, com 51% de percepção negativa por parte da opinião pública, junto da Fox News (51%) e New York Times (50%). 60 Minutos (64%), ABC News (59%) e Wall Street Journal (58%) são os mais bem avaliados. A pesquisa foi feita com 1001 moradores dos Estados Unidos maiores de 18 anos, entre os dias 19 e 21 de julho, por telefone e incluiu 13 veículos, de TV aberta, local, paga e jornais.
(Fonte: Site Meio & Mensagem)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ONE MORE NIGHT


Insônia

Eugênio Magno


Momentaneamente desperto

bombardeando morfeu

entre estrelas e grilos

gritos de amor

sons alienígenas

organismos etéreos

pungentes afagos

sabores multicoloridos

licores quentes

beijos e corpos

ardentes.

^ (Do livro, IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

sábado, 11 de agosto de 2012

GOVERNO DE MINAS LANÇA PROGRAMA PARA O 3º SETOR

Minas + Parceira


O Governo de Minas lançou, na última sexta-feira, dia 10, o Programa para o Desenvolvimento Gerencial do Terceiro Setor: Minas + Parceira. O objetivo é proporcionar a melhoria das parcerias realizadas, contribuindo para a profissionalização das entidades do terceiro setor e para a efetividade das políticas públicas. E, também, fomentar a integração intra e extra governamentais, a transparência, a participação e o controle das ações do governo, e a melhoria da produtividade e da qualidade dos serviços e gastos públicos.
Os principais beneficários do Programa são as instituições do Terceiro Setor qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs, em Minas Gerais, e as com potencial de qualificação.
Uma das primeiras ações do Programa é o Laboratório de Gestão para Resultados que vai oferecer entre os dias 28 e 31 de agosto de 2012 o curso de Planjeamento Estratégico que será ministrado pelo doutorando em Administração de empresas, professor Mauro César Silveira.
Maiores informações pelo telefone (31) 3915.5453.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

MINISTÉRIO DA CULTURA ESTIMULA A LEITURA


MinC lança segunda
parte da campanha Leia Mais, Seja Mais

Em vez das melodias que tocam durante uma espera telefônica, ouça poesia. É o que o Ministério da Cultura (MinC) está oferecendo desde o último dia 2, para quem ligar para o órgão e não conseguir atendimento imediatamente. A medida faz parte da segunda parte da campanha Leia Mais, Seja Mais, anunciada hoje no Rio de Janeiro.
Com custo de R$ 4 milhões, esta etapa terá também a veiculação de comerciais mostrando a leitura como atividade prazerosa. As peças publicitárias serão exibidas em emissoras de televisão e rádio comerciais e públicas até o fim de agosto. Na primeira etapa, foram veiculados anúncios em 74 revistas e jornais.
A meta é estimular a leitura principalmente, entre as famílias das classes C, D e E, que concentram cerca de 40% da população e a maioria dos não leitores no país, segundo levantamento do Instituto Pró-Livro, divulgado em março. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país tem hoje tem hoje 50% de leitores (pessoas que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes).
(Fonte: Agência Brasil)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

JUSTIÇA OU PRIVILÉGIOS?


STF expõe diferença de tratamento
sobre 'mensalões' do PT e PSDB


O primeiro dia de julgamento da ação penal 470 escancarou a diferença de tratamento dispensada pela maior corte do país aos réus dos processos batizados como mensalinho do PSDB e mensalão do PT. Enquanto a ação penal movida contra os tucanos foi desmembrada para que somente o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), seja julgado pelo STF, em função do foro privilegiado pertinente ao cargo, os ministros indeferiram, por nove votos a dois, a questão de ordem que reivindicava o mesmo tratamento para os réus petistas e aliados. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

QUANTOS SÃO OS DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL?


Lista oficial de mortos pela ditadura pode ser ampliada

Dentre os mais de 1.200 nomes analisados, o estudo detalha a morte ou desaparecimento de ao menos 600 pessoas hoje não relacionados na lista oficial de 357 mortos (familiares contam 426). Os novos casos, para a Secretaria de Direitos Humanos, têm relação direta ou indireta com a repressão da ditadura.
O documento, que ainda sem endosso do governo, será encaminhado à Comissão da Verdade e à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que ficarão responsáveis pela decisão de elevar ou não o número de mortos do período.
Não há relação entre o reconhecimento dessas vítimas e a concessão de indenizações a seus familiares -o pedido precisa ser requerido.
O estudo é polêmico, admite o autor, Gilney Viana, coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Principalmente no que diz respeito à relação das mortes com os crimes praticados pela repressão. Comprovar a ligação é fundamental para o reconhecimento oficial dos nomes como vítimas da ditadura.
Apesar de a ditadura ter ido de 1964 a 1985, o estudo considera formalmente o período iniciado em 1961 com base na anistia política prevista na Constituição de 1988.
Ex-preso político e ex-deputado do PT, Gilney afirma que o objetivo "é incluir o nome dessas vítimas na Justiça de transição, com o devido reconhecimento do Estado".

MORTES NO CAMPO
O reconhecimento de parte dessas 600 vítimas é uma antiga reivindicação de organizações como Comissão Pastoral da Terra e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Muitos foram assassinados a mando de fazendeiros ou políticos que tinham ligações com o regime.
Um exemplo é o que ocorreu no sul do Pará e hoje norte do Tocantins após a Guerrilha do Araguaia (1972-1974), quando mateiros, camponeses e ativistas foram assassinados -muitos por ex-agentes e militares- sob o pretexto de "limpeza" da área ou para apagar vestígios dos conflitos com os guerrilheiros do PC do B.
Alguns dos casos são emblemáticos, como a execução do advogado Paulo Fonteles, no Pará, em 1987. Envolvido em disputas de terras na região, sua morte contou com a participação de um ex-agente do SNI (Serviço Nacional de Informações).
Outro assassinato citado no estudo é o do padre João Bosco Burnier, em Mato Grosso, em outubro de 1976.
O autor do crime foi um policial militar que acertou a pessoa errada - o alvo era dom Pedro Casaldáliga, um dos principais expoentes da Teologia da Libertação na Igreja Católica e perseguido pelos militares, que estava ao lado de Burnier.
O estudo da Secretaria de Direitos Humanos não aborda a matança de índios na ditadura (alguns pesquisadores estimam mais de 2.000 vítimas indígenas), tema de uma outra investigação que organismos de direitos humanos querem levar para a Comissão da Verdade.
"São vítimas da repressão e da opressão", afirmou à Folha o frade dominicano Frei Betto sobre o estudo do governo federal: "É uma lista até tímida perto do que a gente sabe que de fato aconteceu. E não só entre o povo do campo. Índios, por exemplo, foram exterminados na construção da Transamazônica".
(Fonte: Site do Instituto Humanitas Unisinos)