O poeta Rogério Salgado promove nos dias 09, 16, 23 e 30 de junho, no Centro Cultural Padre Eustáquio a Ophicina Popular de Poesia. Maiores informações e inscrições pelo telefone (31) 3277.7269, ou pelo site www.ccpe.fmc@pbh.gov.br
terça-feira, 29 de maio de 2012
quinta-feira, 24 de maio de 2012
ÁUDIOS DE COMERCIAIS DE RÁDIO E TV SERÃO FISCALIZADOS
Volume dos comerciais em consulta pública
Para regulamentar a questão da variação do áudio nos intervalos comerciais das transmissões de televisão, o Ministério das Comunicações decidiu abrir uma consulta pública para estabelecer os detalhes do cumprimento e da fiscalização da lei 10.022, regulamentada em 2001, que determina a obrigação da padronização do áudio do intervalo comercial e da programação das emissoras de rádio e televisão.
A lei prevê que a diferença de som entre o intervalo e as atrações não pode ultrapassar 1 decíbel. Tal regra é baseada no conceito de loundness, que diz respeito à percepção subjetiva da intensidade do som. Além de promover a consulta pública a respeito da fiscalização e aplicação dessa norma – e de como ela poderia ser fiscalizada, uma vez que a percepção de som é algo subjetivo e que pode variar de uma pessoa a outra - o Ministério das Comunicações também prevê a colheita de amostras de 24 horas da programação de todas as emissoras para averiguar se existe um desnível de ruído.
A proposta é que, a princípio, a fiscalização do cumprimento da padronização do áudio seja feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e abrangerá somente as emissoras de rádio e TV com sinal aberto (canais pagos, por enquanto, não precisarão seguir a lei). Em caso de descumprimento da regra, a Anatel concederá à emissora um prazo de 30 dias para adequar a intensidade do som. Se isso não for cumprimento, existe o risco de o veículo ser penalizado com a interrupção de seu sinal por 30 dias.
A consulta pública ficará aberta até o dia 29 de maio. No dia 17 de junho, o MiniCom deverá publicar as novas regras a respeito do volume da programação. Na edição desta semana, o Meio & Mensagem abordou esse tema, questionando o mercado sobre quem deveria fiscalizar o cumprimento da Lei 10.022. Profissionais de agências de publicidade, veículo e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor participaram do debate na seção Em Perspectiva.
(Fonte: Site Meio & Mensagem, Foto: Fotolia)
domingo, 20 de maio de 2012
GARANTIDO O DIREITO À INFORMAÇÃO
Lei de Acesso à Informação entra em vigor
A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor na quarta-feira passada, dia 16.05, com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.
Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.
Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita.
(Fonte: Agência Brasil).
quinta-feira, 17 de maio de 2012
SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Verdade
Eugênio Magno
Eu Sou Mentira
O Vídeo é Verdade
o vídeo é mentira
eu sou verdade
a Verdade e a mentira
a REAL IDADE
a Mentira e a verdade
o DES CONEXO
plexo
da humanidade
(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)
domingo, 13 de maio de 2012
Governo cria Comitê de Combate à Seca no Semiárido
O Diário Oficial da União publicou, no dia 9, portaria do Ministério da Integração instituindo o Comitê Integrado de Combate à Seca na região do Semiárido brasileiro. O comitê vai coordenar ações de governo no enfrentamento da estiagem em todos os estados do Nordeste e em Minas Gerais, por meio dos núcleos de trabalho.
Os grupos são formados por técnicos do governo federal e estadual, e das defesas civis nacional, estadual e municipal. Além de articular ações para reduzir os efeitos da seca, os comitês vão acompanhar a distribuição de água por carro-pipa e as atividades do Água para Todos – programa que vai garantir cisternas e barragens para as populações afetadas pela estiagem.
O comitê também será responsável pela renegociação das dívidas dos produtores, pela liberação de novas linhas de crédito – está disponível R$ 1 bilhão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – e por colaborar na concessão do Bolsa Estiagem, que vai beneficiar com R$ 400 cerca de 400 mil agricultores que não recebem o seguro-Safra.
(Fonte: Agência Brasil)
quinta-feira, 10 de maio de 2012
CINEMA PARA AS MÃES
Para comemorar o Dia das Mães,
"Tudo sobre minha mãe", de Almodóvar
O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida exibe neste sábado, 12, véspera do Dia das Mães, "Tudo Sobre Minha Mãe" (Todo Sobre Mi Madre), de Pedro Almodóvar, com algumas daquelas mulheres fabulosas reveladas pelo cineasta espanhol em outros filmes.
O filme é de 1999 e é considerado uma obra-prima. Foi premiado com o Oscar de filme estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro de direção em Cannes. Nele, uma mãe perde o filho atropelado e vai dar a notícia ao pai dele, que vive como travesti em outra cidade. Em seu caminho cruzam outro travesti e uma irmã de caridade (vivida pela sensual Penélope Cruz), entre outros personagens.
Almodóvar conta mais uma de suas história bizarras que ele transforma em lição de vida. O cineasta é mestre em descobrir a naturalidade nas situações mais incomuns e absurdas. Como de outras vezes, rende homenagem às mulheres - com a exceção do rapaz, todos os personagens são mulheres, sejam homens ou mulheres.
O curta é "Neville por Bracher", de Fábio Carvalho, sobre o encontro, em Ouro Preto, do cineasta Neville d'Almeida e do artista plástico Carlos Bracher.
Os filmes serão apresentados em DVD, com projeção digital em tela de 75 polegadas.
Neste sábado, dia 12 de maio, às 17 horas, no cinceclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida que fica na Rua Meyer, nº 105, Bairro Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme.
PROGRAMA POÉTICO
Dia 19, sábado, às 10h, no Centro Cultural Padre Eustáquio tem sarau com o poeta Antônio Carlos Dayrell.
O SUCESSO DAS REDES SOCIAIS
A ascensão das redes sociais na internet:
porque você deve prestar mais atenção a elas
"De Nova York a Cairo. De Atenas a Reykjavík. As redes sociais cada vez mais ganham importância como um espaço democrático de debate, informação e comunicação. Em Nova Friburgo é local para o cidadão discutir o futuro da cidade e também é um bom meio de mobilização popular." Para ler o texto na íntegra, clique aqui.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
FESTA SOCIALISTA
Simpatizantes de François Hollande celebram o triunfo do candidato na Praça da Bastilha, em Paris.
(Foto: Ian Langsdon / EFE)
sexta-feira, 4 de maio de 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto institui fundo para educação ambiental
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3215/12, do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que institui o Fundo Nacional de Educação Ambiental para apoiar a implementação de planos, programas e projetos na área de educação ambiental por estados, municípios, organizações da sociedade civil e entidades privadas. A condição é que os programas não tenham fins lucrativos.
O fundo será formado por no mínimo 2% das dotações do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e 20% dos recursos arrecadados com multas ambientais.
O projeto altera a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (9.795/99). Tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Fonte: Agência Câmara)O fundo será formado por no mínimo 2% das dotações do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e 20% dos recursos arrecadados com multas ambientais.
O projeto altera a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (9.795/99). Tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
terça-feira, 1 de maio de 2012
VIVA O TRABALHADOR!
Neste 1º de maio, quero congratular a todos os trabalhadores brasileiros,
de todas as áreas e categorias, pelo seu dia.
Parabéns!
PATRIMÔNIO HISTÓRICO PEDE SOCORRO
Depois de ter demolido quase todo o seu casario histórico, o que resta do patrimônio histórico de Santa Luzia, com exceção de parte das construções da Rua Direita, no centro da cidade, nas proximidades da Igreja Matriz, está pedindo socorro.
Acima, este sobrado secular, está quase vindo a baixo. Uma enorme trinca, no meio da construção, ameaça a sua existência.
E, abaixo, o mato está quase invadindo o Teatro São Francisco, construído a partir de um curral (só existem dois teatros rurais com essas caracterísitcas no mundo, o outro fica na Holanda).
As duas edificações estão localizadas em Taquaruçu de Baixo, distrito de Santa Luzia, Minas Gerais.