domingo, 27 de novembro de 2011

QUANDO EU SOU FRACO É QUE SOU FORTE



Encontro




Eugênio Magno




Embora chagado




te encontro




indefinidamente




{feliz}




(Do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A FALTA QUE ME FAZ


Filme de Marília Rocha no Cineclube de Mateus Leme


Numa parceria com o programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, a diretora de cinema Marília Rocha, de Belo Horizonte, está lançando dois de seus filmes de longa-metragem nos cineclubes de todo o país. Em Mateus Leme, a exibição será no cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, um projeto do Instituto Humberto Mauro.
Os filmes são "A Falta que me Faz", de 2009, que será apresentado no próximo dia 26, sábado, às 17 horas, e "Acácio", de 2011, a ser exibido em data ainda a ser marcada. Ambos foram apresentados em vários festivais no Brasil e no exterior, colecionando prêmios, tiveram lançamento em salas comerciais de várias capitais, foram editados em DVD pela Lume Filmes e exibidos na televisão pelo Canal Brasil.
Transitando entre o documentário e a ficção, "A Falta que me Faz" acompanha o cotidiano de cinco moças do Vale do Jequitinhonha que experimentam o fim da juventude ainda alimentando um romantismo impossível. Em meio a conversas, obrigações e prazeres, cada uma delas encontra uma maneira de contornar a solidão e enfrentar as incertezas do futuro.
Convidada, a diretora deve comparecer à apresentação. Para Marília Rocha, "nenhum filme existe enquanto não é visto pelo público. O lançamento comercial é hoje pouco democrático e insuficiente para qualquer realizador. Por isso, a apresentação em cineclubes constitui uma nova frente de exibição e uma forma de aproximar as pessoas que compartilham o amor pelo cinema".
Na ocasião, será apresentado também o curta-metragem "O Doce Segredo de Bárbara", do crítico e cineasta mineiro Paulo Augusto Gomes, com a atriz Yara de Novaes. O filme estabelece um diálogo entre o presente e o passado a partir das reflexões do diretor e de sua atriz sobre um projeto malogrado dos anos 1980, quando tentaram filmar um conto da escritora mineira Terezinha Alvarenga.
O cineclube da Casa de Cultura fica situado na rua Meyer, 105, Vila Suzana (Reta). Mais informações pelo telefone (31)3535-1721 ou no blog www.casadecassia.blogspot.com. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos meia hora antes da sessão.

sábado, 19 de novembro de 2011

CANETADAS DA DILMA


Leis criam Comissão da Verdade e abrem Estado
Crimes de tortura e morte cometidos por razões políticas vão ser investigados por comissão que terá dois anos de prazo. Foco deve ser ditadura militar. Nenhum documento oficial poderá passar mais de 50 anos escondido da população. Em seis meses, órgãos públicos terão de divulgar gastos e contratos na internet. 'Cidadão ganha mais poder perante o Estado', diz Dilma Rousseff.

(Fonte: Site Carta Maior)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LAPINHA DA SERRA

Depois de muito ouvir falar, fui conhecer Lapinha da Serra, um lugar encantador. A simplicidade do lugar e dos seus moradores, contrasta com a exuberância da natureza: montanhas, muita água e até um sítio arqueológico com pinturas rupestres de 7 mil anos.







































































































(Fotos: Eugênio Magno e Geovana R. Martins)












sábado, 12 de novembro de 2011

É PRECISO MUDAR O MUNDO



"Se queremos mudar o mundo, vamos entendê-lo"


A frase é do estadunidense Noam Chomsky, professor emérito de Linguística e Filosofia do Instituto Tecnológico de Massachusetts, em Cambridge, Massachusetts, o maior linguista do século e um dos últimos anarquistas sérios do planeta, que disse ainda:

"O aspecto mais digno de entusiasmo do movimento Ocupa Wall Street é a construção de vínculos que estão se formando em toda parte. Karl Marx disse: a tarefa não é somente entender o mundo, mas transformá-lo. Uma variante que convém ter em conta é que, se queremos com mais força mudar o mundo, vamos entendê-lo. Isso não significa escutar uma palestra ou ler um livro, embora essas coisas às vezes ajudem. Aprende-se a participar. Aprende-se com os demais. Aprende-se com as pessoas com quem se quer organizar." Para ler artigo completo de Chomsky, publicado no jornal La Jornada, clique aqui.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RUA DA CÂMARA



Filme minimalista de Diogo Martins

entre os selecionados do Festival Carne Moída 2011

Clique neste link http://youtu.be/YCagYFFUIMU e assista o filme minimalista, Rua da Câmara, do meu filho, Diogo Martins e do qual também participo como roteirista.

RUA DA CÂMARA
(Curtametragem)

Ficha técnica

SINOPSE: Em meio ao bulício de turistas ávidos por diversão, as repetitivas notas de um violino solitário, vindas do casario, insistem em tocar o fio da memória e nos colocar diante do ideal de liberdade que tece a nossa história.
Essa é a atmosfera de uma brevíssima e casual visita cinematográfica à Rua da Câmara, em Tiradentes, Minas Gerais.

PRODUÇÃO: Miralta Filmes

DIREÇÃO: Diogo Martins

ROTEIRO: Eugênio Magno

CÂMERA E EDIÇÃO: Diogo Martins

MÚSICA: Som documental (originário de uma das casas da rua) de músico não identificado

TEMPO: 1 minuto

PAÍS: Brasil

ANO: 2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

IGREJA SE POSICIONA CONTRA O CAPITALISMO


Vaticano interage com movimento altermundialização


"Para sair da crise, é necessária uma autoridade política mundial que garanta a transparência dos mercados. A proposta apresentada nos últimos dias pelo discatério para as questões sociais do Vaticano, o Pontifício Conselho Justiça e Paz, foi quase que simultânea a ação global promovida pelo movimento dos indignados que tomou as ruas do mundo no dia 15 de outubro.
No documento, como visto anteriormente, a Santa Sé fez duros ataques aos efeitos devastadores da ideologia liberal e reafirma o primado da política sobre a economia. O mesmo que milhares de manifestantes ecoaram por centenas de cidades no mundo: Não, não pagaremos por sua crise ou dito ainda na consigna do Ocupa Wall Street: We are the 99%.
O documento do Vaticano retoma, atualiza e revela sintonia com o movimento altermundialização. Uma demonstração, como já destacado, de que a Igreja na área social está antenada com as mudanças em curso no capitalismo mundial e é sensível às demandas dos movimentos sociais.
A proposta e reivindicação da necessidade de um controle maior sobre o mercado financeiro foi colocado na agenda mundial a partir do surgimento do movimento antiglobalização no final dos anos 1990. Contribuiram decisavamente para a emergência dessa bandeira os eventos de Seattle (dezembro de 1999), Fórum Social Mundial (janeiro de 2001) e Gênova (julho de 2001).
Foi em Seattle (1999), na 1º edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre (2001) e nos protestos antiglobalização em Gênova em julho de 2001, por ocasião da Cúpula do G-8 na cidade italiana, que repercutiram mundialmente a ideia de se impor limites à voracidade das corporações do capital produtivo e financeiro.
A proposta original, entretanto, de se estabelecer controle sobre o capital financeiro, partiu da Associação pela Tributação das Transações Financeiras para ajuda aos Cidadãos - Attac, fundada na França em dezembro de 1998 após a publicação no Le Monde Diplomatique de um editorial intitulado Les Désarmer marchés (Desarmar os mercados) que lançou a idéia de uma associação para divulgar o imposto Tobin, um mecanismo de taxação do capital financeiro.
Destaque-se, entretanto, que a propria Igreja contribui para mobilização dessa ideia a partir da Campanha Jubileu 2000, que surge no interior da Igreja e sugere o perdão das dívidas do países do terceiro mundo."
(Fonte: Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROFETISMO E ESPERANÇA NA POESIA



Pablo Neruda, El habitante y su esperanza, más allá del Surrealism


por Maria Aparecida da Silva



Jorge de Sena disse: "Nós, os poetas, não somos profetas, contrariamente às ilusões românticas. Somos aqueles que, falando poeticamente, devem continuamente recordar àqueles que pensam que sabem muito, que nós -seres humanos- não sabemos nada, para além da gramática convencional de algumas ciências. Mas assim sendo, sabemos mais num plano diferente, uma vez que somos, como somos, os registros e arquivos da experiência humana através da linguagem."
Para ler o ensaio de Maria Aparecida da Silva sobre Neruda, na íntegra, clique aqui.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MUITA TENSÃO NA SÍRIA


Assassinatos na Síria


Quatro civis e um desertor foram mortos nesta segunda-feira, dia 31-10-2011, por forças de segurança da Síria cujo regime é sacudido por um movimento de contestação sem precedentes que iniciou em março, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. O regime sírio deverá responder a um plano da Liga Árabe que pede o imediato fim da violência, a retirada dos tanques das ruas e um diálogo entre o regime e a oposição, na cidade do Cairo. Em Damasco, uma comissão nacional começou os trabalhos, nesta segunda-feira, para elaborar um projeto da nova Constituição para a Síria.

(Foto: Reuters)