sábado, 28 de maio de 2011

MOSTEIRO CISTERCIENSE É FECHADO


Papa fecha mosteiro por sua ‘moral laxa’


Trata-se de um dos centros religiosos católicos mais importantes do mundo, o Mosteiro da Santa Cruz, já que guarda uma das relíquias mais importantes para o Cristianismo: fragmentos da Cruz. Apesar de tão alta responsabilidade, a rotina deste mosteiro cisterciense de Roma era tudo menos dedicada à vida contemplativa.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal italiano La Stampa e outros meios internacionais, os monges ofereciam concertos nos quais atuava a freira Anna Nobili, ex-dançarina erótica, que realizava danças com uma cruz.
Este espetáculo foi oferecido, em 2009, ao arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano. Para sua atuação, Nobili – que afirma que utiliza a dança como forma de oração – se joga com os braços em forma de cruz diante do altar e pega um crucifixo ou se curva e gira como se fosse uma animadora de torcida norte-americana.
O Papa Bento XVI, em sua política de purificar a Igreja, decidiu dispersar os cistercienses que moravam no monastério, depois de uma investigação levada a cabo pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
O centro estava há tempo sob o atento olhar do Vaticano que, no ano passado, suspendeu o abade Simone Fioraso, um ex-estilista de Milão, pela má situação econômica e espiritual da abadia. Entre outras coisas, este religioso ajudou a abrir um hotel, o Domus Sessoriana, com serviço de limusine 24 horas por dia. O lugar, além disso, hospedou em 2008 a famosa diva pop Madonna, que aproveitou a visita para ter alguns momentos de oração.
Apesar de tudo, um porta-voz deste hotel declarou que funciona separado do mosteiro e que vai continuar aberto.
(Fonte: Site Religión Digital, 27-05-2011, com tradução do Cepat)

terça-feira, 24 de maio de 2011

ECONOMIA E RELAÇÕES DE PODER


“A doutrina neoliberal enjaulou a economia política”

A doutrina neoliberal enjaulou o livre pensamento da política econômica através do estudo criptografado de uma pretensa ciência exata. A academia está em dívida. Não apenas por não ter feito uma autocrítica, mas também porque avança no objetivo de formar economistas que não serão capazes de perceber as relações de poder. O comentário é de Mariano Kestelboim, economista e diretor da Fundação Pro Tejer em artigo no Página/12, 23-05-2011. A tradução é do Cepat. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


(Fonte: Site do IHU - Instituto Humnitas Unisinos)

FOTO DE UM MOMENTO MÁGICO


As ilhas Andaman, no arquipélago situado no Golfo de Bengala, é o único lugar do mundo

onde se pode ver elefantes atravessar o mar a nado. Eles, inclusive, nadam com

a cabeça debaixo da água. A trompa é importante para este tipo de nado.

Trata-se de um momento único e mágico!


(Foto: Abaca)

PALOCCI ESTÁ LIQUIDADO


Palocci não tem mais condições de ficar, dizem cientistas políticos



Ataque com apenas quatro meses no cargo revela fragilidade do chefe da Casa Civil, cuja permanência no núcleo do governo enfraquece gestão Dilma Rousseff e dá fôlego para adversários sem rumo e sem discurso. 'Palocci está liquidado politicamente', diz analista. 'Ele já passa por retraimento e talvez não tenha como ficar', afirma outro.
Para ler na íntegra o texto de André Barrocal, clique aqui.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CHEFE DO FMI FOI INTERROGADO EM NOVA YORK


O chefe do FMI, Dominique Strauss-Kahn, com as mãos algemadas nas costas, é escoltado por vários policiais, ao deixar a delegacia do Harlem onde ele foi interrogado por uma unidade especial (Special Victims Unit) da polícia de Nova York, no último sábado (14.05.11) à tarde.


(Foto: Mike Segar / REUTERS)

quinta-feira, 12 de maio de 2011

LEITURAS E 'DESLEITURAS'


Dois mapas: Paulo Coelho, leitor de Borges


Wanderson Lima
Poeta e ensaísta



Um dia desses, vi um jogador medíocre dizer na televisão que jogava inspirando-se em Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Paulo Coelho reivindica Jorge Luis Borges como uma de suas maiores influências. Nem o futebolista nem o escritor mentem: o problema é que há influências e influências. A que nos propõe Harold Bloom chama-se “desleitura” (misreading), e supõe uma espécie de agon intelectual no qual o influenciado busca cavar seu espaço próprio na tradição literária através de uma leitura revisionista da obra do influenciador.
Precisamos parar de pensar em qualquer poeta como um ego autônomo, por mais solipsistas que sejam os poetas mais fortes. Todo poeta é um ser colhido numa relação dialética (transferência, repetição, erro, comunicação) com outro poeta ou poetas (H. Bloom, A angústia da influência, 2002)
Posso dizer, neste sentido, que Ronaldinho Gaúcho desleu Mané Garrincha, ou que Borges desleu Kafka, Whitman e o Livro das mil e uma noites. Desler, no sentido reclamado por Bloom, requer certa paridade de forças, a astúcia de saber deslocar, reinterpretar, até mesmo distorcer a obra do precursor. Para ler o ensaio na íntegra, clique aqui.

LÍBIOS SE REFUGIAM NA ITÁLIA



Guarda Costeira italiana começa a desembarcar refugiados líbios ao

chegarem a Lampedusa, na Itália, no dia 7 de maio.

Os oficiais dizem que dois barcos com 842 pessoas a bordo foram escoltados até o porto.


(Foto: Francesco Malavolta - Time, 11-05-2011)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

NINGUÉM SE IMPORTA





Céu de vidro





Eugênio Magno





No silêncio cálido da hora morta



um pombo estilhaça as nuvens na



vidraça




Verticalmente como pedra caiu



agonizante à sombra da marquiz



{na calçada}



(do livro IN GÊ NU(A) IDA DE - versos e prosa, 2005)



quarta-feira, 4 de maio de 2011

O MUNDO À REVELIA



Numa aula da disciplina Tecnologia da Informação e da Comunicação: teorias e práticas, na Faculdade de Educação - FAE / UFMG, o grupo do qual eu participava, ao realizar um exercício prático criou o quadrinho acima (uma brincadeira), com um software livre que foi disponibilizado para tal.

MORRE GURU INDIANO


Morre Sai Baba, o polêmico líder espiritual indiano


Com a morte de Santhyanarayana Raju (1926, Puttaparthi, Andhra Pradesh, Índia), conhecido como Sathya Sai Baba, mais de um ocidental aturdido pelos males do mundo terá se sentido órfão. O guru (líder espiritual, em sânscrito) falecido no dia 24 de abril passado aos 84 anos difundiu seus ensinamentos urbi et orbi, com centros em 114 países e seguidores em mais de 180. A Índia, seu país, o honrou com um funeral de Estado que foi retransmitido pela televisão e do qual participaram mais de 200.000 devotos e simpatizantes, entre eles o primeiro-ministro, Manmohan Singh; Sonia Gandhi, líder do histórico Partido do Congresso; lendas do críquete, estrelas de Bollywood e uma plêiade de funcionários, políticos e mandachuvas, a trama de poder sobre a qual o guru assentou sua obra.
Para ler a reportagem completa de María Antonia Sánchez-Vallejo, publicada no jornal El País, de 03-05-2011, com tradução do Cepat, clique aqui.

domingo, 1 de maio de 2011

SANTO SÚBITO









Hoje, domingo, 1º de maio de 2011 é o dia da beatificação do papa João Paulo II, na praça de São Pedro, no Vaticano.

















(Foto: Obiettivo Digitale)